Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

O ano de 2014 tem início com boas notícias para a RBF e para a Fruticultura como um todo.

Após dezembro de 1998, a RBF passou a ser editada em Jaboticabal, inicialmente instalada na empresa de marketing "Fábrica da Palavra" da cidade e, posteriormente, transferida para uma sala na Unesp. Finalmente, neste início de ano, nossa Revista Brasileira de Fruticultura ganhou sede própria no Câmpus de Jaboticabal da Unesp.

Graças ao apoio da direção da Unesp deste Câmpus e da diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura, as instalações da Revista são, hoje, amplas e modernas, permitindo um trabalho mais eficiente daqueles que colaboram com a RBF.

Em uma antiga e simpática moradia funcional do Câmpus, hoje totalmente reformada e ampliada, com três salas, agora a RBF conta com cerca de 90 m2 de área.

É desnecessário mencionar a importância de uma revista científica para a Sociedade em geral, como veículo de divulgação das mais importantes pesquisas desenvolvidas no Brasil e, também, em outras partes de mundo, dado o número sempre crescente de autores internacionais que enviam seus artigos.

É desnecessário mencionar, também, a importância de ter em seu Câmpus uma revista científica como a RBF, instalada em uma Faculdade de Agronomia que sempre se destacou na área de fruticultura, seja na região, seja no País.

Por fim, é importante mencionar que a RBF, apesar de ter sua sede em Jaboticabal, dá voz a todos os Estados brasileiros, publicando artigos científicos dos locais mais longínguos do País, como pode ser observado pelos levantamentos constantemente publicados em nosso Editorial, integrando o Brasil através da Fruticultura.

Desse modo, é com grande satisfação que anunciamos a todos os que militam no setor de Frutcultura mais essa conquista da RBF.

Por outro lado, é importante ressaltar a necessidade de constante apoio financeiro para a manutenção da qualidade e da regularidade de publicação da nossa RBF. Esse é um ponto crítico e que tem sido debatido constantemente no Conselho Editorial, visto que os recursos provenientes dos órgãos de fomento estão cada dia mais escassos.

É necessário, pois, implementar a decisão tomada pela Assembleia Geral da SBF em 2010, em que foi aprovado o repasse de 10% dos recursos advindos das inscrições dos Congressos Brasileiros de Fruticultura à RBF.

É fundamental repasse de recursos pelas Comissões Organizadoras dos Congressos, o que tem dificultado sobremaneira a sobrevivência da Revista e impedido as modificações a serem implementadas na Revista, como a versão em inglês e o aumento no número de edições por ano.

Alguns números da RBF serão detalhados a seguir, a fim de mostrar a dimensão e a grandeza da Revista, mas que, ao mesmo tempo, indicam a necessidade de recursos para dar continuidade ao processo de evolução, com qualidade.

Em 2013, a RBF teve:

- 440 artigos submetidos;

-144 artigos publicados;

-292 artigos denegados.

Além disso, é importante destacar que, neste início de 2014, foram publicados números especiais "online", com os artigos do V Congresso Internacional de Anonáceas e do II Simpósio Internacional de Fruticultura- Frutas Exóticas / SINFRUIT, que devido a sua importância foi considerado como uma edição regular da RBF, num total de 40 no primeiro evento e de 31 no segundo. Isso demonstra o empenho e a dedicação de todos os envolvidos no processo.

Prof. Dr. Carlos Ruggiero

Editor Chefe

Prof. Dr. William Natale

Editor Adjunto

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014
Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br