Acessibilidade / Reportar erro

Nódulos da tireóide: avaliação morfofuncional

Resumo de Tese

Nódulos da tireóide: avaliação morfofuncional.

Autora: Cláudia Maria Alcoforado Melo.

Orientador: Edson Mendes Boasquevisque.

Tese de Mestrado. UFRJ, 2000.

O nódulo da tireóide é uma afecção freqüente que vem sendo detectada cada vez mais, em decorrência da rápida evolução tecnológica dos métodos de imagem, em especial a ultra-sonografia de alta resolução. Em sua grande maioria corresponde a lesão benigna, sendo a neoplasia maligna um achado raro. O melhor conhecimento do uso dos métodos de diagnóstico vem-se tornando essencial para que se alcance uma melhor relação custo-benefício no tratamento desta doença.

Este trabalho foi realizado de forma prospectiva, em amostra não-casual de 123 pacientes, num período de dois anos e sete meses, partindo-se da premissa da existência de nódulo de tireóide. Os pacientes foram submetidos a exames clínico, ultra-sonográfico e cintilográfico e a punção aspirativa por agulha fina dirigida pela ultra-sonografia e, ainda, sempre que indicado, também a exame histopatológico. Em 90,2% dos pacientes a punção foi feita apenas uma vez. Para o total da amostra obtiveram-se 69,1% de resultados benignos, 10,6% de resultados malignos e 20,3% de resultados inadequados para diagnóstico. A taxa de falsos negativos foi de 20% e a de falsos positivos foi de 3,3%, com valor preditivo positivo de 92% e valor preditivo negativo de 65%. A taxa de malignidade encontrada nos casos submetidos à avaliação histopatológica foi de 60%.

O estudo mostra as características morfológicas e funcionais apresentadas com maior freqüência nos nódulos únicos e múltiplos em relação à benignidade e malignidade; confirma que a ultra-sonografia é superior à palpação e à cintilografia na detecção do nódulo e na classificação da glândula multinodular; e encontra, para a punção aspirativa por agulha fina guiada pela ultra-sonografia, valores de 67% de sensibilidade, 92% de especificidade e 77% de precisão.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Fev 2001
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br