Acessibilidade / Reportar erro

Estudo dos nódulos mamários: comparação entre biópsias percutâneas orientadas pela ultra-sonografia e resultados cirúrgicos

Resumos de Teses

Estudo dos nódulos mamários: comparação entre biópsias percutâneas orientadas pela ultra-sonografia e resultados cirúrgicos.

Autora: Paula Gemignani Soriano.

Orientador: Giovanni Guido Cerri.

Tese de Doutorado. FMUSP, 2001.

O câncer de mama é a forma mais comum de doença maligna em mulheres, afetando uma em cada nove durante sua vida. A ênfase para sua detecção precoce tem significativamente aumentado o número de mamografias realizadas.

O uso da ultra-sonografia de alta resolução como exame complementar às mamografias de mulheres com mamas densas leva à detecção de um significante número de lesões malignas ocultas. No entanto, vários estudos de ultra-sonografia, tanto em lesões mamárias palpáveis como não-palpáveis, mostram inaceitáveis taxas de falsos-negativos, até maiores que 47%. Nódulos mamários são alterações comuns e em sua maioria são benignos, porém o fato de o câncer mamário ser seu diagnóstico diferencial torna necessário sua amostra tecidual. Métodos minimamente invasivos e com baixos custos são necessários para se obter o diagnóstico histológico preciso de lesões mamárias. A redução do número de biópsias para lesões benignas é desejável para se evitar cirurgias desnecessárias. A biópsia aspirativa por agulha fina e a biópsia por trocarte têm provado serem alternativas de mínima invasividade, com acurácia e funcionalidade comparáveis.

O presente estudo foi realizado para avaliar a realização da biópsia aspirativa por agulha fina (BAAF) e da biópsia por trocarte (BT) em nódulos mamários com suspeita de malignidade, com os procedimentos realizados sob orientação ultra-sonográfica. Os resultados obtidos em 164 nódulos foram analisados. A sensibilidade e a especificidade das biópsias em nódulos mamários suspeitos de malignidade foram avaliadas. Dentre os 40 nódulos benignos e 124 malignos, a sensibilidade foi de 100% e 91,6% e a especificidade foi de 92,1% e 97,5%, altas para a BAAF e para a BT, respectivamente, mesmo para as lesões menores. Material inadequado foi encontrado em 16 casos na BT, em dez na BAAF e em quatro em ambos os métodos. Concluiu-se que a BAAF e a BT são métodos bastante sensíveis na detecção de lesões mamárias, independentemente do tamanho e tipo do tumor. Isto reforça o benefício da BAAF e da BT na detecção do câncer mamário em estádios iniciais.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Out 2002
  • Data do Fascículo
    Out 2001
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br