Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome do túnel do carpo com indicação de tratamento cirúrgico: avaliação ultra-sonográfica

Resumos de Teses

Síndrome do túnel do carpo com indicação de tratamento cirúrgico: avaliação ultra-sonográfica.

Autor: Renato Antonio Sernik.

Orientador: Giovanni Guido Cerri.

Tese de Doutorado. FMUSP, 2001.

A síndrome do túnel do carpo corresponde à neuropatia compressiva mais comum na atualidade. Com o objetivo de verificar as principais alterações ultra-sonográficas, 40 punhos de 31 mulheres com síndrome do túnel do carpo com indicação de tratamento cirúrgico e 63 punhos de 37 mulheres assintomáticas foram avaliados com transdutores lineares de banda larga de 4¾6 MHz e de 9¾13 MHz.

Foram realizadas medidas das dimensões e da mobilidade do nervo mediano, da espessura do retináculo dos músculos flexores, da distância ântero-posterior do túnel do carpo e da distância entre os ossos das fileiras proximal e distal que limitam o canal. A área do nervo mediano foi calculada por intermédio de dois métodos: a) direto, realizado pelo próprio equipamento; e b) indireto, aplicando-se as dimensões do nervo mediano na fórmula da área da elipse. As mulheres sintomáticas demonstraram valores significativamente maiores que o grupo controle em relação: a) à espessura do retináculo; b) à distância ântero-posterior do túnel do carpo; e c) às dimensões e área do nervo mediano. Apresentaram, no entanto, redução da mobilidade do nervo mediano no interior do túnel do carpo. Para a diferenciação entre as doentes e as voluntárias, foram estabelecidos pontos de corte para a área do nervo mediano pelos dois métodos de mensuração. Os valores de 9 e 10 mm2, calculados respectivamente pelos métodos indireto e direto, foram os que mostraram maior acurácia para o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo.

As principais alterações ultra-sonográficas encontradas neste estudo foram o espessamento e a hipoecogenicidade do nervo mediano. Tais achados apresentaram ótima reprodutibilidade quando comparados com o ponto de corte de 10 mm2 e boa reprodutibilidade em relação ao valor de 9 mm2, com índices de concordância kappa de 82,76% e de 70,79%, respectivamente. Portanto, o aumento da área do nervo mediano, principal critério ultra-sonográfico para o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo, pode ser reconhecido tanto pela avaliação quantitativa quanto pela qualitativa.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Out 2002
  • Data do Fascículo
    Out 2001
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br