Acessibilidade / Reportar erro

Estudo do pulmão de camundongos irradiados: análise morfológica do parênquima pulmonar, morfométrica das fibras colágenas e imuno-histoquímica das proteínas TGFbeta1 latente e ativa

Resumos de Teses

Estudo do pulmão de camundongos irradiados. Análise morfológica do parênquima pulmonar, morfométrica das fibras colágenas e imuno-histoquímica das proteínas TGFb1 latente e ativa.

Autor: Marcos Duarte de Mattos.

Orientadora: Helena Regina Comodo Segreto. Co-orientadora: Maria Regina Regis Silva.

Tese de Mestrado. EPM/Unifesp, 2001.

Este estudo tem por objetivo avaliar o pulmão de camundongos irradiados sob o aspecto morfológico geral, morfométrico das fibras colágenas e imuno-histoquímico para as proteínas TGFb1 latente e TGFb1 ativa.

Foram utilizados 32 camundongos isogênicos da linhagem C57BL, divididos em dois grupos: grupo I (não-irradiado), com 12 animais, e grupo II (irradiado), com 20 animais. Os animais do grupo II receberam radiação gama proveniente de aparelho de telecobaltoterapia contendo fonte de 60Co com rendimento de 0,97 Gy/min., na dose única de 7 Gy em corpo inteiro. Os grupos I e II foram sacrificados por estiramento cervical nos períodos de 1, 14, 30 e 90 dias após irradiação.

Observou-se que os pulmões dos animais irradiados apresentaram: 1) congestão vascular e espessamento dos septos alveolares aos 30 dias e mais intensamente aos 90 dias depois da irradiação; 2) aumento estatisticamente significante do número de fibras colágenas em geral e das reticulínicas nos diversos períodos de sacrifício após irradiação; 3) diminuição da imunorreatividade para a proteína TGFb1 latente aos 14 e 30 dias após irradiação; 4) imunorreatividade tênue para a proteína TGFb1 ativa um dia após irradiação e forte imunopositividade aos 14 dias depois da irradiação. Os pulmões dos animais controle apresentaram ausência de imunopositividade para a proteína TGFb1 ativa.

Nossos resultados evidenciam que a radiação favorece o processo de fibrose pulmonar e são indicativos da importância da ativação da proteína TGFb1 nas células do parênquima pulmonar para o estabelecimento da fibrose neste órgão após irradiação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Out 2002
  • Data do Fascículo
    Out 2001
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br