Acessibilidade / Reportar erro

Macroadenomas de hipófise: aspectos na ressonância magnética

Resumos de Teses

Macroadenomas de hipófise. Aspectos na ressonância magnética.

Autor: Marcelo Magnago.

Orientadores: Edson Marchiori, Alair Augusto S.M.D. dos Santos.

Tese de Mestrado. UFRJ, 2001.

Neste trabalho foram analisados e discutidos os principais aspectos observados nos exames de ressonância magnética de 76 pacientes com macroadenoma hipofisário, com o objetivo de determinar a importância deste exame no diagnóstico dos macroadenomas, na avaliação do acometimento de estruturas adjacentes e suas características de sinal, e também discutir o emprego da classificação SIPAP nesses tumores.

A característica de sinal dos macroadenomas, observada nos exames de ressonância magnética, foi de lesão hipo ou isointensa em T1, com impregnação heterogênea pelo gadolínio, e isointensa a levemente hiperintensa em T2. As principais alterações tumorais, vistas na ressonância magnética, em ordem decrescente de freqüência, foram: extensão supra-selar (78,9%), desvio da haste hipofisária (73,7%), desnivelamento do assoalho selar (71%), alargamento da sela turca (68,4%), compressão do quiasma óptico (59,2%), invasão do seio cavernoso (59,2%), acometimento do seio esfenoidal (35,5%), hemorragia intratumoral (10,5%) e invasão da fossa temporal em 7,9% dos pacientes.

A classificação SIPAP mostrou-se precisa na descrição do crescimento dos macroadenomas em todas as direções, além de ser facilmente repetida com alta acurácia, apresentando grande valor no seguimento e avaliação deste tipo de tumor. O estudo das imagens de ressonância magnética possibilitou melhor identificação da invasão tumoral das estruturas adjacentes, além de ser considerado excelente método no acompanhamento evolutivo pós-operatório, independentemente do tratamento empregado.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Out 2002
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br