SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Carcinoma ressecável do esôfago: controle local com quimioterapia e radioterapia neoadjuvantesAspectos tomográficos da proteinose alveolar pulmonar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Radiologia Brasileira

versão On-line ISSN 1678-7099

Radiol Bras v.35 n.1 São Paulo  2002

https://doi.org/10.1590/S0100-39842002000100018 

Resumos de Artigos

Linfangioleiomiomatose: tomografia computadorizada da variação diurna dos linfangioleiomiomas.

Avila NA, Bechtle J, Dwyer AJ, Ferrans VJ, Moss J. Lymphangioleiomyomatosis: CT of diurnal variation of lymphangioleiomyomas. Radiology 2001;221:415¾21.

 

 

Objetivos: Avaliar as características clínicas e de imagem da linfangioleiomiomatose e descrever o fenômeno da variação diurna no tamanho dos linfangioleiomiomas em pacientes com linfangioleiomiomatose.
Material e métodos: Cento e vinte oito pacientes com linfangioleiomiomatose foram submetidos a tomografia computadorizada (TC) do tórax e do abdome total. Treze pacientes foram submetidos a TC pela manhã e à tarde no mesmo dia, com a finalidade de verificar a variação diurna no tamanho dos linfangioleiomiomas.
Resultados: Vinte e sete dos 128 pacientes (21%) tinham 54 linfangioleiomiomas. A grande maioria (96%) dessas massas continha material de baixa atenuação na TC. Achados tomográficos associados foram aumento de linfonodos abdominais, derrame pleural, ascite e dilatação do ducto torácico. A prevalência dos linfangioleiomiomas foi de 15% dos pacientes com doença pulmonar discreta, 19% dos pacientes com doença pulmonar moderada e 26% dos pacientes com doença pulmonar grave. A variação diurna no tamanho das massas foi demonstrada em 12 dos 13 pacientes. Sete dos 27 pacientes que tinham massas foram submetidos a biópsia; todos os sete tiveram o diagnóstico confirmado de linfangioleiomiomas. Os sintomas mais comuns associados a linfangioleiomiomas foram distensão e dores abdominais e edema dos membros inferiores. A maioria dos pacientes piorou dos sintomas com o passar dos dias.
Conclusão: Linfangioleiomiomas são comuns em pacientes com linfangioleiomiomatose. Variação diurna nos tamanhos pode explicar a piora dos sintomas durante o dia.

 

 

Eduardo Curty Castro Netto
Médico Residente (R3) do Departamento de Radiologia da UFF

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons