Acessibilidade / Reportar erro

RESUMOS DE TESES

RESUMOS DE TESES

Gestão da cadeia de suprimento do material de documentação no Serviço de Radiodiagnóstico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Autor: Edson Lima Gonzaga Junior.

Orientador: Antonio Carlos Pires Carvalho.

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2005.

O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho da cadeia de suprimento do material de documentação no Serviço de Radiodiagnóstico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foram realizadas entrevistas, análises documentais e observação direta para identificar os pontos fortes e os pontos fracos da sua estrutura organizacional e funcional. Foi elaborado um processo de gestão para a cadeia de suprimento do material de documentação, sendo aplicados os princípios de logística empresarial e gestão por processos, com o objetivo de servir como modelo gerencial para radiologia convencional, radiologia digital e a fase de transição do ambiente convencional para o digital, observando os objetivos institucionais de ensino, pesquisa e assistência à saúde.

A contribuição da ecoendoscopia no diagnóstico e na terapêutica das lesões císticas do pâncreas

Autora: Simone Guaraldi da Silva.

Orientador: Antonio Carlos Pires Carvalho.

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2005.

Com o objetivo de avaliar a contribuição da ecoendoscopia no diagnóstico e na terapêutica das lesões císticas do pâncreas, descrevemos os procedimentos intervencionistas (16) e não-intervencionistas (2) realizados em 18 pacientes com diagnóstico citológico ou radiológico prévios, entre 2/10/2002 e 31/6/2004, na Casa de Saúde São José, Rio de Janeiro, RJ.

Dados epidemiológicos, clínicos, ecoendoscópicos, tratamentos executados e diagnósticos finais foram coletados. Dez pacientes eram mulheres e oito eram homens, com idade média de 47 anos. As principais indicações do exame foram o diagnóstico citológico (13) e a drenagem de pseudocisto (3). A dor abdominal seguida por emagrecimento e diarréia foram os principais motivos para o exame.

Houve predomínio das lesões císticas (15) em relação às lesões intraductais (3). O corpo pancreático foi o segmento isolado mais acometido e o tamanho médio das lesões foi 61,6 × 39,4 mm. Foram executadas uma a quatro punções por agulha fina guiadas por ecoendoscopia nos 13 pacientes com indicação de punção diagnóstica. Nestes pacientes, a combinação dos achados ecoendoscópicos com os citológicos e os laboratoriais (dosagem intracística da amilase e do marcador tumoral antígeno carcinoembrionário) foi a melhor estratégia diagnóstica pré-tratamento (três pseudocistos, quatro cistoadenomas serosos, dois cistoadenomas mucinosos, dois neoplasmas intraductais mucinosos papilíferos e dois adenocarcinomas ). A drenagem de pseudocisto foi realizada nos três pacientes do subgrupo terapêutico com sucesso. Foram observadas três complicações (uma pancreatite aguda, uma atelectasia pulmonar e um pneumoperitônio), todas resolvidas com tratamento clínico. Ocorreu um falso-positivo (cisto adrenal).

A aplicação da ecoendoscopia apresentou impacto positivo sobre o diagnóstico e/ou tratamento em cerca de um terço dos pacientes estudados.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2005
  • Data do Fascículo
    Jun 2005
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br