Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação das reações agudas da pele e seus fatores de risco em pacientes com câncer de mama submetidas a radioterapia

RESUMOS DE TESES

Avaliação das reações agudas da pele e seus fatores de risco em pacientes com câncer de mama submetidas a radioterapia

Autora: Ana Maria Teixeira Pires.

Orientadora: Helena Regina Comodo Segreto. Co-orientador: Roberto Araujo Segreto.

Tese de Mestrado. São Paulo: Unifesp/EPM, 2007.

OBJETIVOS: Avaliar e classificar as reações de pele segundo os critérios do Radiation Therapy Oncology Group (RTOG) e caracterizar fatores que possam interferir nessas reações (incidência e/ou gravidade da reação de pele).

MÉTODOS: Estudo prospectivo, com 86 mulheres com câncer de mama operadas, estádios iniciais, submetidas a radioterapia adjuvante na Universidade Federal de São Paulo e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A radioterapia foi realizada em região da mama, campos tangentes e paralelos opostos, dose total de 5.040 cGy (180 cGy dose/dia), com acelerador linear de 6 MV. Os dados foram coletados conforme instrumento de avaliação e termo de consentimento livre e esclarecido assinado. Além dos dados pessoais, foi medido o tamanho da mama, a partir do desenho do contorno desta. Mediram-se a distância entre a separação dos campos e a altura da mama. A avaliação da pele da área de tratamento foi realizada semanalmente e as reações foram classificadas a partir do RTOG.

RESULTADOS: A medida da altura da mama e a técnica de tratamento foram significantes na análise univariada, para incidência de reação de pele grau 3. Porém, apenas a altura da mama foi fator significante na análise multivariada para a gravidade da reação de pele. Observamos que a chance de ocorrer reação grau 3 aumenta 2,61 vezes a cada aumento de uma unidade da altura (cm). Esses achados permitem ao enfermeiro programar condutas mais adequadas e individualizadas para cada paciente e contribuir para a otimização do tratamento.

CONCLUSÃO: Quanto maior a altura da mama, a chance da ocorrência de reação de pele grau 3 é significantemente maior.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Jan 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 2007
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br