Acessibilidade / Reportar erro

Qual o seu diagnótico?

QUAL O SEU DIAGNÓSTICO?

Fábio Abilio Gomes de AlmeidaI; Marcelo Bordalo-RodriguesII

IMédico Colaborador do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad/HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brasil

IIMédico Diretor do Serviço de Radiologia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Dr. Marcelo Bordalo Rodrigues Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Pinheiros São Paulo, SP, Brasil, 05403-001 E-mail: mbordalo@uol.com.br

Paciente do sexo masculino, 45 anos de idade, HIV positivo, em uso de terapia antirretroviral. Veio encaminhado com diagnóstico de lipodistrofia e para avaliação da espessura do coxim gorduroso plantar. Apresentava leve quadro de dor na região posterior do tornozelo, sem história de trauma ou febre.

Descrição das imagens

Figuras 1 a 4. Hipossinal em T1 e hipersinal em T2 da gordura de Kager, indicando edema, com aspecto normal das estruturas ósseas, tendíneas e ligamentares. O tendão calcâneo também apresenta aspecto normal, assim como o seu paratendão.


Diagnóstico: Processo inflamatório no coxim adiposo de Kager associado ao HIV.

COMENTÁRIOS

O número de pessoas infectadas pelo HIV continua aumentando no mundo todo, porém a terapia antirretroviral propiciou um aumento na sobrevida destes pacientes. Dessa forma, um número cada vez maior de casos com acometimento do sistema músculo-esquelético vem sendo reportado na literatura. Em 2007, foi descrita uma forma de envolvimento inflamatório inespecífico na gordura de Hoffa e associada à infecção pelo HIV(1). Estes casos geralmente são associados a dor inespecífica e sem fatores predisponentes.

Como em todos os casos descritos de acometimento da gordura de Hoffa, nosso paciente também estava em terapia antirretroviral, e até o presente momento não é possível afirmar se a medicação seria um fator causal único ou associado. A associação com a clássica lipodistrofia secundária ao uso de inibidores da protease não foi encontrada, supondo que se trata de processos distintos e não relacionados.

Dos casos apresentados na literatura, três apresentavam indícios de necrose avascular associada às estruturas ósseas adjacentes. Embora já tenha sido estabelecida a relação entre a necrose avascular e o uso de antirretrovirais, ainda não é possível afirmar se os processos inflamatórios nos coxins de Hoffa e Kager fazem parte do espectro da necrose avascular ou se são processos patológicos independentes. No nosso caso o sinal da medular óssea encontrava-se preservado.

O diagnóstico diferencial inclui um processo inflamatório relacionado ao tendão calcâneo, particularmente uma paratendinose. Neste caso, além do acometimento da gordura de Kager, o edema tende a envolver circunferencialmente o tendão calcâneo, acometendo o seu paratendão.

  • 1. Torshizy H, Pathria MN, Chung CB. Inflammation of Hoffa's fat pad in the setting of HIV: magnetic resonance imaging findings in six patients. Skeletal Radiol. 2007;36:35-40.
  • Endereço para correspondência:
    Dr. Marcelo Bordalo Rodrigues
    Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Pinheiros
    São Paulo, SP, Brasil, 05403-001
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      12 Maio 2009
    • Data do Fascículo
      Abr 2009
    Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br