Acessibilidade / Reportar erro

Ligamentos dos processos talares posterior e lateral: ressonância magnética e artro-ressonância magnética do tornozelo e da articulação subtalar posterior com correlação anatômica e histológica

RESUMO DE TESE

Ligamentos dos processos talares posterior e lateral: ressonância magnética e artro-ressonância magnética do tornozelo e da articulação subtalar posterior com correlação anatômica e histológica

Autor: Daniel Pastore.

Orientador: Giovanni Guido Cerri.

[Tese de Doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2009.

INTRODUÇÃO: A ressonância magnética (RM) e a artro-ressonância magnética (artro-RM) vêm sendo rotineiramente empregadas para o estudo das estruturas ligamentares do tornozelo. Os processos talares posterior e lateral constituem locais de várias inserções ligamentares, sendo algumas praticamente desconhecidas e não demonstradas por métodos de imagem.

OBJETIVOS: Demonstrar o papel da artro-RM combinada do tornozelo e da articulação subtalar posterior para avaliação dos ligamentos dos processos posterior e lateral do tálus, caracterizar o melhor plano de imagem por RM para análise ligamentar, e correlacionar os aspectos por imagem com aqueles provenientes da análise anatômica e histológica.

MÉTODOS: Radiografia e imagem por RM foram inicialmente realizadas em dez tornozelos de cadáveres. Artro-RMs do tornozelo e da articulação subtalar posterior, seguidas de análise anátomo-histológica, foram então realizadas para permitir uma melhor avaliação dos ligamentos dos processos posterior e lateral do tálus.

RESULTADOS: Em todos os espécimes, a artro-RM permitiu uma melhor caracterização das estruturas ligamentares. Os ligamentos talocalcâneo lateral e medial foram melhor avaliados nos planos axial e coronal, respectivamente. O plano axial foi o melhor para visualizar o ligamento fibulotalocalcâneo, e o plano sagital foi o melhor para a avaliação do ligamento talocalcâneo posterior. Os ligamentos talofibular anterior e posterior e o ligamento tibiotalar posterior (porções superficial e profunda) foram melhor demonstrados no plano axial. A correlação anátomo-histológica mostrou os locais das inserções ligamentares.

CONCLUSÃO: A artro-RM combinada do tornozelo e da articulação subtalar posterior possibilitou a caracterização das inserções ligamentares nos processos talares posterior e lateral, incluindo os ligamentos talocalcâneo posterior, medial e lateral, e fibulotalocalcâneo. A RM e a artro-RM com correlação anatômica mostraram o melhor plano para análise destes ligamentos. O estudo histológico confirmou os locais das inserções ligamentares.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Out 2009
  • Data do Fascículo
    Out 2009
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br