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Editorial

EDITORIAL

As Universidades Federais atravessam, novamente, um período de turbulência e incertezas quanto ao futuro; atividades são novamente paralisadas para chamar a atenção da sociedade. Pode-se creditar à insensibilidade do atual governo motivos para a deflagração da crise, mas atribuir a este toda a responsabilidade, como transparece em algumas análises, é simplificar em demasia a origem do problema.

Neste editorial argumentamos que algumas das motivações para esta crise são anteriores, com origens na dependência excessiva das universidades em relação a diretrizes do estado e na postura subserviente a valores culturais importados. As universidades brasileiras são de origem muito recente e muitas foram criadas sem maiores vínculos com questões culturais, científicas e técnicas, previamente discutidas com a sociedade. Esta origem artificial induziu a universidade pública brasileira a um distanciamento crônico dos agentes sociais e econômicos efetivos do país, atitude que a mantém paralisada e caudatária da(s) política(s) governamental(is). Durante o regime militar, a visão geopolítica ditada pela guerra fria, pela desconfiança em relação a países vizinhos e, principalmente, por um projeto desenvolvimentista de cunho nitidamente nacionalista, favoreceu a adoção de programas e financiamentos que impulsionaram o crescimento das universidades existentes, a expansão da pós-graduação e possibilitando ainda a criação de novos centros universitários. A história dessa época registra a crítica de setores da população universitária às restrições impostas pelo governo militar à liberdade de expressão; registra também uma postura pendular com relação a políticas de desenvolvimento que foram propostas. Projetos onde parte da elite universitária foi excluída, a exemplo do acordo nuclear Brasil-Alemanha, motivaram protestos. Por outro lado, a reserva de mercado para informática, medida controversa, mas que acenava a grupos econômicos e universitários com oportunidades de financiamento, foi recebida com ufanismo. Os insucessos das medidas citadas acima são conhecidos. No caso da reserva de mercado para informática, o atraso provocado pela mesma condena hoje um número significativo de trabalhadores ao desemprego e de empresas à ineficiência competitiva. Desconhecemos, entretanto, a autocrítica pública dos setores universitários e empresariais que apoiaram esta medida. Com o fim do governo militar, os novos governantes introduziram modificações drásticas, divergentes até, nas propostas para o setor. Atualmente, a política de financiamento à pesquisa praticada pelo governo federal favorece a concentração de recursos em alguns laboratórios, podendo condenar grupos menores e emergentes ao desaparecimento. Observa-se nos centros universitários com maior liderança, e portanto beneficiários em potencial deste programa, a ausência de questionamentos quanto às possíveis conseqüências desta política. Estes exemplos ilustram a relação dúbia que existe entre grupos universitários e o poder, motivando suspeitas quanto a transações de postura crítica por benefícios imediatos.

E quanto ao relacionamento da universidade brasileira com o exterior? É inegável que o intercâmbio científico e cultural, quando praticado segundo parâmetros que resguardem independência e postura crítica, é um fator importante e fecundo para o desenvolvimento. Entretanto, vastos setores das universidades brasileiras não estão propensos a uma interação criativa com a sociedade. Recorrem periodicamente a fontes internacionais para definir objetivos para o trabalho intelectual, atitude que advogam como a postura correta para edificar a `grande ciência'. Esquecem, ou talvez desconheçam, exemplos contrários e contundentes que a história da ciência proporciona: Clausius, Kelvin, Carnot, entre outros, criadores da termodinâmica, não estavam distantes das necessidades da indústria nascente, que precisava de máquinas para progredir; James C. Maxwell ao pesquisar relações básicas do eletromagnetismo, não estava distante dos desafios previstos para a comunicação, no império britânico em crescimento; ao pesquisar a termodinâmica de metais incandescentes, Max Planck não estava distante das necessidades da indústria metalúrgica alemã; no início do século, a pesquisa de Ernest Rutherford foi, em grande parte, financiada por exportadores ingleses, convencidos que estavam da potencialidade destes estudos para ampliar, a longo prazo, a competitividade de suas empresas. Outros exemplos, abrangendo diferentes áreas do conhecimento, podem ser relacionados. Estes fatos mostram uma forte correlação entre definição de objetivos de pesquisa e contribuição para a evolução social. Logo, podem fornecer também uma sistemática para avaliar a importância do trabalho científico. Esta não é, entretanto, a prática corrente em nosso meio, pois o imediatismo da dependência cultural impõe outros critérios: importam-se objetivos e, com estes, parâmetros para avaliar `qualidade'. No momento, a moda consiste em correlacionar importância do trabalho com `número de citações', de preferência no exterior, `índices de impacto', etc. Nos primórdios da colonização, trocou-se riquezas e força de trabalho por miçangas e objetos reluzentes. Comparando-se as atitudes do passado e atuais, pode-se suspeitar que `índices de impacto' e `números de citações' são as miçangas e objetos reluzentes que os novos `colonizadores' oferecem. Outros exemplos da história são esclarecedores: no início deste século, quando a ciência nos EUA caminhava a passos largos para o crescimento, seus pioneiros certamente sabiam que os `índices de impacto' pertenciam às revistas científicas européias. Isto não provocou resistência cultural contrária à criação de canais de comunicação próprios. A análise dos fatores subjacentes ao desenvolvimento da ciência naquele país mostra a fecundidade da definição de objetivos, em consonância com necessidades culturais e sócio-econômicas. Evidencia a sensibilidade de centros universitários que, ao longo de sua história, fortaleceram-se porque souberam interpretar corretamente as necessidades de seu tempo. Em nossa interpretação, a montagem da estratégia de desenvolvimento adequada foi possível porque havia uma grande diferença de postura: o objetivo maior daqueles pioneiros era buscar e divulgar conhecimentos para edificar uma nação, e não para alcançar o sucesso de grupos ou carreiras individuais.

Atravessamos, atualmente, um período onde transformações econômicas e geopolíticas impõem novos paradigmas para o crescimento das nações, com implicações dramáticas sobre a formação de recursos humanos e a criação de novos conhecimentos. A universidade brasileira não pode perder novamente o bonde da história: é urgente que, criticando a si mesma, conquiste uma nova postura e estabeleça vínculos com a sociedade que a mantem. Porém, para alcançar o reconhecimento social para a sua tarefa, é fundamental que a universidade, primeiro, reconheça internamente os seus valores: não é mais possível tolerar a imposição de isonomias artificiais, que ignoram totalmente os esforços daqueles que trabalham para superar limitações; é fundamental que retóricas do tipo, `ensino para todos', etc., sejam substituídas por ações concretas para atingir qualidade, para estancar índices escandalosos de evasão discente, de reprovações em massa, entre outras mazelas. Para iniciar esta metamorfose, a universidade precisa estreitar seus laços com a sociedade. Talvez um bom começo seja compreender a mensagem de outros brasileiros que, exercendo criatividade sem perda de origens, conquistaram aqui e no exterior, o reconhecimento: "aqui vive um povo que cultiva qualidade, ser mais sábio que quem o quer governar".* * Trecho da música ‘Notícias do Brasil‘ de Milton Nascimento e Fernando Brandt.

Luiz Carlos Gomide Freitas - UFSCar

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    Trecho da música ‘Notícias do Brasil‘ de Milton Nascimento e Fernando Brandt.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Dez 2003
    • Data do Fascículo
      Jun 1998
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