Acessibilidade / Reportar erro

33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

EDITORIAL

Foi sob o influxo deste clima de discussão que o tema da 33ª RASBQ foi escolhido: A Química construindo um futuro melhor. A 33ª RASBQ, portanto, será uma reunião de preparação para o Ano Internacional da Química no Brasil. Trata-se de um convite a todos os seus participantes para se juntarem aos nossos esforços para uma grande celebração, que tentará envolver a sociedade brasileira em uma análise profunda do real papel da Química no desenvolvimento de um futuro melhor. Assim, 2025 foi escolhido como ano base para esta projeção, tanto sob o ponto de vista de desenvolvimento científico e tecnológico quanto da formação do químico. Será, também, uma oportunidade de apresentar aos associados os projetos e ações criadas pela Diretoria e Conselho até o momento.

A grade horária da 33ª RASBQ marca um retorno ao estilo das reuniões em Águas de Lindóia. Teremos um dia de workshops como eventos pré-reunião na sexta-feira 28/05. Como conferencista de abertura, teremos a presença do Prof. Martin Chalfie, da Columbia University, ganhador do Prêmio Nobel em Química de 2008, juntamente com Osamu Shimomura e Roger Y. Tsien.

Dois simpósios centrais foram definidos como fórum para discussão das questões preparatórias para o AIQ-2011: "A visão da Química no Brasil de 2025" e "O perfil do químico no Brasil em 2025" a serem coordenados pela presidente e pelo vice-presidente da SBQ, respectivamente. Estes eventos pretendem projetar a discussão sobre o real papel da Química no desenvolvimento deste país para os próximos 15 anos.

Teremos, também, quatorze conferências convidadas proferidas por cientistas de renome, indicados pelas diversas Divisões Científicas da Sociedade, numa proporção de oito brasileiros para seis estrangeiros. Seguindo o modelo iniciado - e muito bem avaliado - durante a RA de Fortaleza, quatro sessões temáticas compostas de miniconferências discutirão temas supra-divisionais: "Interfaces: onde teoria e experimento se encontram", "Estabilidade e degradação em alimentos e fármacos", "A Química e a vida" e "Química verde". Treze sessões coordenadas trarão aos participantes da reunião uma seleção de trabalhos de um total de 2.800 submetidos.

A grade de minicursos oferecida - num total de treze - foi renovada, com um bom número de cursos inéditos em nossas reuniões. As sessões de painéis voltaram ao estilo antigo: três sessões de duas horas, sem distinção de painéis pares e impares. Uma boa novidade ficará por conta da nova sistemática de entrega de todos os certificados da reunião - apresentação de trabalhos, participação na reunião, em minicursos e em workshops - em formato pdf, a serem distribuídos pelo sistema de informática da SBQ, nas áreas restritas dos participantes, após a reunião. Fique atento, pois a entrega estará vinculada à comprovação de sua participação. A SBQ acredita que, desta forma, estará mais uma vez contribuindo para o uso racional de papel.

Não vai faltar, como é tradição nas reuniões da nossa sociedade, um momento de descontração e socialização da comunidade. Além da festa de confraternização, no domingo à noite, com música ao vivo, teremos também um grupo de teatro formado por alunos universitários que se apresentarão no sábado à noite. Dois coquetéis marcarão o início e o fim da reunião.

Nada menos do que vinte pessoas da Comissão Organizadora, com o auxílio de mais de quinhentas outras da Comissão Científica, trabalharam com afinco para proporcionar a você uma reunião inesquecível. Contamos com a presença de todos.

Luiz Henrique Catalani

Secretário Geral

  • 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

    A organização da 33ª Reunião Anual da SBQ nasceu sob a influência de uma decisão tomada durante a 63ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, no segundo semestre de 2008, que foi a proclamação de 2011 o Ano Internacional da Química (AIQ-2011). Esta atividade, que está sob a coordenação da UNESCO e da IUPAC, deverá mobilizar, no próximo ano, grande parte da comunidade química mundial, com ações regionais sob a liderança de suas sociedades nacionais de química. A SBQ vem, desde então, criando um clima de discussão nacional em torno do tema escolhido: Chemistry for a better world, de forma a tornar 2011 um ano de reflexão junto a toda a sociedade brasileira do papel da Química na construção de um mundo justo e sustentável. Ao longo do século 20 a Química teve sua imagem depreciada por eventos e ações relacionadas ao uso irresponsável dos conhecimentos adquiridos em sua esfera de atuação, apesar dos avanços científicos e tecnológicos que geraram benefícios serem, sem exageros, o principal pilar do desenvolvimento humano ali verificado. Nós, químicos, sabemos projetar, com alguma facilidade, o que seria da humanidade sem os desenvolvimentos da ciência química, mas... a sociedade sabe? Ao mesmo tempo, continua sendo, em grande parte, de nossa responsabilidade a discussão sobre a manutenção de uma indústria química sustentável, responsável e justa.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Jun 2010
    • Data do Fascículo
      2010
    Sociedade Brasileira de Química Secretaria Executiva, Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - bloco 3 - Superior, 05508-000 São Paulo SP - Brazil, C.P. 26.037 - 05599-970, Tel.: +55 11 3032.2299, Fax: +55 11 3814.3602 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: quimicanova@sbq.org.br