SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Avaliação da biocompatibilidade de vidro e vitrocerâmica do sistema SNCP (SiO2-Na2O-CaO-P2O5) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Química Nova

versão impressa ISSN 0100-4042

Quím. Nova vol.35 no.4 São Paulo  2012

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422012000400001 

EDITORIAL

 

35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

 

 

Com o tema central "Responsabilidade, Ética e Progresso Social", a 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (35ª RASBQ) será realizada em Águas de Lindóia – SP, de 28 a 31 de maio de 2012. Seguindo uma tradição de mais de três décadas, as RASBQs contam com grande participação da comunidade química e de áreas afins, o que tem garantido seu contínuo sucesso. Neste ano, a Reunião Anual marca a comemoração dos 35 anos de fundação da SBQ, com destaque para as discussões sobre a continuidade das atividades do Ano Internacional da Química (AIQ 2011), cujas ações capitaneadas pela SBQ em todo o território nacional promoveram o conhecimento e a educação em Química em todos os níveis (http://quimica2011.org.br). Os benefícios da Química para a humanidade e para a construção de um mundo melhor foram exaltados de uma forma toda especial. O papel das mulheres e dos jovens na ciência também ganhou merecido destaque. A maior congregação da comunidade química brasileira em toda a sua história teve como palco a Reunião Anual da SBQ realizada em Florianópolis em maio de 2011, contando com mais de 4.500 participantes.

 

 

As inúmeras realizações do AIQ 2011 deixaram um sentimento de satisfação e dever cumprido, mas é preciso olhar para frente e perceber que ainda há muito a ser feito. Os desafios pós-AIQ são muito grandes e as oportunidades também. Neste contexto, a 35ª RASBQ tem programada uma Sessão Especial intitulada "International Year of Chemistry: Many Ways to Leave a Legacy and Make a Difference in Years to Come", onde serão identificadas e discutidas as principais ações para a continuidade do Ano Internacional da Química. A sessão, que será coordenada por Vanderlan da S. Bolzani e Alejandra Palermo, contará com um grupo de debatedores da mais alta expressão, composto pelos presidentes da SBQ, César Zucco; da Internacional Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), Kazuyuki Tatsumi; da American Chemical Society (ACS), Marinda Li Wu; da Royal Society of Chemistry (RSC), David Phillips e da Latin American Federation of Chemical Associations (FLAQ), Cecilia Anaya Berríos. Pelo segundo ano consecutivo, os presidentes das principais entidades químicas do mundo estarão presentes em nossa Reunião Anual, consolidando a inserção internacional da SBQ, fruto de muito trabalho, dedicação e perseverança ao longo de muitos anos.

A 35ª RASBQ terá em sua Sessão de Abertura a conferência "Síntese Orgânica: Pequenas Moléculas, Grandes Desafios", que será proferida por Ronaldo Aloise Pilli, do Instituto de Química da UNICAMP. Pesquisador de reconhecida liderança científica e acadêmica, Pilli apresentará suas contribuições significativas à área de síntese orgânica e à formação de recursos humanos. A Reunião Anual contará com 13 Conferências Convidadas, sendo 5 de pesquisadores do exterior. Destacam-se de maneira particular os assuntos de grande relevância que serão abordados por especialistas de renome internacional como, por exemplo, na conferência "Chemistry of the Cluster Active Sites in Metalloenzymes - A Key to Realizing a Sustainable Society", que será ministrada pelo presidente da IUPAC, Kazuyuki Tatsumi. Teremos também a realização de 3 Sessões Temáticas, com abordagens multi- e interdisciplinares em temas fundamentais como Biodiversidade, Energia e Materiais Híbridos Orgânico-Inorgânicos.

O Simpósio "Responsabilidade, Ética e Progresso Social", coordenado por Vitor Francisco Ferreira e com as participações de Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Luiz Carlos Dias e Hernan Chaimovich Guralnik, representando, respectivamente, a SBQ, o CNPq, a CAPES e a FAPESP, será um dos pontos altos do evento. O tema central da Reunião Anual estará em discussão e, sem dúvida, será uma ótima oportunidade para uma ampla avaliação de três conceitos atuais e importantes para a sociedade.

A 35ª RASBQ contará ainda com seus tradicionais Minicursos, que atraem sempre um número significativo de estudantes de gra­duação e de pós-graduação. Serão 11 ao todo, com uma interessante variedade de assuntos e temas atuais. Os 12 Workshops que precedem a Sessão de Abertura do evento garantem importante espaço das divisões científicas da SBQ para debates de assuntos de interesse de seus associados. Neste ano, teremos mais uma edição do Fórum das Secretarias Regionais da SBQ, que tem como objetivo promover a integração e fortalecer o desenvolvimento de nossas secretarias regionais. As Sessões Coordenadas, por sua vez, abrem espaço para professores, pós-doutorandos e alunos de pós-graduação e de iniciação científica apresentarem seus trabalhos, permitindo amplos debates de temas atuais em ciência, tecnologia e inovação, de interesse das divisões científicas da SBQ. As Sessões de Painéis, sempre muito concorridas, se caracterizam como um das atividades mais importantes de nossas Reuniões Anuais, criando um fórum de discussões científicas de alto nível entre todos os participantes. Além disso, teremos a realização de sessões de homenagens e de lançamentos de livros, bem como de assembleias regionais e divisionais (a programação completa da 35ª RASBQ está disponível em: http://www.sbq.org.br/35ra).

A Reunião Anual marca também o encerramento de uma gestão e o início de uma nova gestão para o biênio 2012-2014. Na Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 31/5, tomarão posse os novos diretores eleitos da SBQ: Presidente: Vitor Francisco Ferreira (UFF); Presidente Sucessor: Adriano D. Andricopulo (USP); Vice-Presidente: Claudia Moraes de Rezende (UFRJ); Secretário Geral: Aldo José Gorgatti Zarbin (UFPR); Secretário Adjunto: Luiz Fernando da Silva Jr. (USP); Tesoureiro: Rossimiriam Pereira de Freitas (UFMG); Tesoureiro Adjunto: Carlos Alberto Manssour Fraga (UFRJ); e os membros eleitos do Conselho Consultivo: Fernando Galembeck (UNICAMP), Jailson B. de Andrade (UFBA), Luiz Henrique Catalani (USP), Marília Fonseca Goulart (UFAL), Paulo Cezar Vieira (UFSCar) e Vanderlan da S. Bolzani (UNESP); e do Conselho Fiscal: (titulares) Norberto Peporine Lopes (USP), Sérgio de Paula Machado (UFRJ) e Roberto de Barros Faria (UFRJ), (suplentes) Ricardo Bicca de Alencastro (UFRJ) e Fernando Antônio Santos Coelho (UNICAMP). Tomarão posse também os novos secretários regionais e os diretores das divisões científicas da SBQ. Desde já, desejamos muito sucesso a todos.

Este ano a SBQ completará 35 anos de uma rica história. Para comemoramos este momento, estamos organizando uma festa especial, com música ao vivo, que será realizada no dia 28/5, logo após a Sessão de Abertura da 35ª RASBQ. Um coquetel marcará o encerramento da Reunião Anual no dia 31/5.

Contamos com a participação e valioso apoio de todos!

 

Adriano D. Andricopulo
Secretário Geral da SBQ