Acessibilidade / Reportar erro

Química sem fronteiras

Química sem fronteiras

A elaboração de documentos e de propostas para melhorar, em todos os níveis, a formação do profissional da área de Química e aumentar a competitividade da indústria química brasileira, sempre foram itens na pauta de discussões da Diretoria e do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Química. Foi assim com A Contribuição da Química ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do País e a Necessidade de Investimentos1, os Eixos Mobilizadores em Química2, Recursos Naturais: Oportunidades na Academia e na Indústria3 e com Química sem Fronteiras4.

Como parte das atividades do Fórum Mundial de Ciência que ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de novembro de 2013, cujo tema é Ciência para o Desenvolvimento Global, a SBQ publica este número especial de Química Nova, em que especialistas apresentam o estado da arte de assuntos de grande importância para o desenvolvimento brasileiro e para a ciência mundial. Estes assuntos vão desde a "Imagem pública e divulgação da química: desafios e oportunidades" a "A química na agricultura: perspectivas para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis".

Olhares de cientistas engajados e esperançosos no futuro do país, fora da esfera governamental, são importantes porque fogem do lugar comum atual, em que grande parte dos que fazem ciência exime-se da crítica, e ao invés de serem propositivos são contemplativos com tudo que vem do governo, como se este estivesse certo em tudo o que faz. A crítica justa e construtiva, a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento econômico do país e aumento de sua competitividade no cenário internacional devem estar presentes nas atividades de pesquisa dos cientistas brasileiros. Os cientistas, por dever de ofício, são sempre críticos. De alguns anos para cá, parte da comunidade científica está mais preocupada em agradar ou se aproximar das esferas de governo do que de exercer seu papel de agente transformador. Caminhar é sempre para frente, não se pode retroceder. Foi com esse espírito que a Diretoria e Conselho Consultivo da SBQ, Editores de Química Nova e os organizadores deste número especial de Química Nova mobilizaram-se para lançar "Química sem Fronteiras". Afinal, temos todos de trabalhar juntos para construir o futuro que queremos.

Angelo C. Pinto (UFRJ)

Cezar Zucco (UFSC)

Fernando Galembeck (UNICAMP)

Jailson B. de Andrade (UFBA)

Luiz H. Catalani (USP)

Paulo C. Vieira (UFSCar)

  • 1. SBQ, Quim. Nova 1995, 18, 509.
  • 2. De Andrade, J. B.; Cadore, S.; Vieira, P. C.; Zucco, C.; Pinto, A. C.; Quim. Nova 2003, 26, 445.
  • 3. Galembeck, F.; Pardini, V.; Quim. Nova 2009, 32, 565.
  • 4. Pinto, A. C.; Zuco, C.; Galembeck, F.; de Andrade, J. B.; Vieira, P. C.; Quim. Nova 2012, 35, 2092.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Nov 2013
  • Data do Fascículo
    2013
Sociedade Brasileira de Química Secretaria Executiva, Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - bloco 3 - Superior, 05508-000 São Paulo SP - Brazil, C.P. 26.037 - 05599-970, Tel.: +55 11 3032.2299, Fax: +55 11 3814.3602 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: quimicanova@sbq.org.br