Acessibilidade / Reportar erro

APRESENTAÇÃO

Em julho de 1986, foi publicado o último número da Revista Kriterion dedicado a Estética e Filosofia da Arte. Portanto, quase vinte anos depois, senti-me muito honrada pela oportunidade de organizar este número excepcionalmente volumoso sobre o mesmo tema.

Em resposta a uma chamada por artigos, recebi um extensíssimo material, em geral, de excelente qualidade. A difícil seleção dos textos foi feita, por um lado, como de praxe, por meio do exame de Pareceristas, e por outro, segundo critérios puramente formais.

Com exceção dos dois primeiros artigos, "Investigações fenomenológicas sobre a pintura" e "Nietzsche e o renascimento do trágico", de Eliane Escoubas e Roberto Machado, respectivamente, que foram encomendados; e dos dois seguintes, de Jeanne-Marie Gagnebin e Rosana Suarez, que tratam dos conceitos de "Darstellung" e "Bildung"; tentei ordenar os dezenove artigos restantes, distribuindo-os em dois grupos desiguais: num primeiro, formado por quatorze textos, em que segui a ordem cronológica dos autores contemplados; e, um segundo grupo, minoritário, constituído por comentários sobre artes específicas ou sobre obras de arte.

Assim, começando pelo primeiro grupo, há os ensaios de Vinicius Figueiredo e Pedro Rego sobre Kant e o Iluminismo; em seguida, escrevem Ricardo Barbosa e Pedro Süssekind, sobre Schiller. Entre Schiller e Nietzsche, também aqui homenageado com dois artigos, de Ernani Chaves e Iracema Macedo, há um único artigo sobre Hegel, que é o de Márcia Gonçalves. Passamos à Estética de Lukács, com os artigos de Ester Vaisman e Carla Damião. Os filósofos da Teoria Crítica, Walter Benjamin, Adorno e Marcuse, foram aqui examinados por Rodrigo Duarte, Verlaine Freitas e Imaculada Kangussu. Finalmente, Luigi Pareyson e Deleuze fornecem o fio condutor dos artigos de Sandra Abdo e Pedro Dolabela, respectivamente.

Compõem o segundo grupo de ensaios, dedicados a comentar uma arte específica ou uma obra de arte, os seguintes artigos: primeiramente, o de Rosa Dias, sobre Machado de Assis; seguido pelos de Rita Velloso e José Luiz Furtado, sobre arquitetura; Fábio Ackeruld Durão escreve sobre John Cage e finalmente, eu mesma, sobre um quadro de Magritte.

Completam este número as resenhas de Kátia Araújo, sobre o livro O Belo e o Destino, de Márcia Gonçalves; e de Emília Assis de Lima, sobre o livro As Filosofias de Schelling, reunião de textos de vários autores, trabalhos apresentados em congresso homônimo, realizado em 2001 na FAFICH/UFMG.

Virginia Figueiredo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 2005
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha, CEP: 31270-301 Belo Horizonte MG - Brasil, Tel: (31) 3409-5025, Fax: (31) 3409-5041 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: kriterion@fafich.ufmg.br