SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue117Um panorama da lógica deôntica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Kriterion: Revista de Filosofia

Print version ISSN 0100-512X

Kriterion vol.49 no.117 Belo Horizonte  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2008000100001 

APRESENTAÇÃO

 

 

Apesar de ter sido gerado espontaneamente, por contribuições nacionais e internacionais, o presente número da Kriterion poderia quase receber o título de "Filosofia Alemã", uma vez que, de seus onze artigos, seis estão relacionados diretamente à filosofia alemã. De Winckelmann a Heidegger, eles foram organizados cronologicamente. Pedro Süssekind tenta mostrar como estão articulados Helenismo e Classicismo na Estética Alemã do século XVIII. Izabela Kestler comenta uma teoria original sobre a história na obra do jovem F. Schlegel. Vladimir Safatle escreve sobre o processo de reconhecimento na filosofia de Hegel e o papel da negatividade. Cláudia Maria de Castro discorre sobre a relação entre arte e verdade em O nascimento da tragédia. Jeanne-Marie Gagnebin comenta a filosofia moral de Adorno. E, finalmente, Cláudio Oliveira escreve sobre o conceito heideggeriano de mundo.

Além dos artigos dedicados especialmente à filosofia alemã, este número traz dois artigos sobre Lógica e Epistemologia. No primeiro, "Um panorama da lógica deôntica", Nelson Gomes apresenta os principais sistemas da lógica deôntica, enfatizando algumas conexões éticas e jurídicas. No segundo, Emerson Carlos Valcarenghi se pergunta se "O Internalismo pode integrar uma análise correta do conceito de conhecimento". Os outros três versam sobre Ética e Filosofia Política: o de Luciana Karine de Souza, sobre a amizade e a felicidade; o de Priscila Rufinoni, sobre a questão da liberdade na escrita de Sartre; e, finalmente, o de Silvia Manzo, sobre a filosofia política de Francis Bacon.

Este número contém, ainda: duas traduções inéditas — da Carta de Descartes ao Padre Mesland e de um texto de Joachim Lacrosse sobre "Uma passagem de Porfírio relativa ao Shiva andrógino dos brâmanes da Índia"; e três resenhas assinadas por Telma Birchal, José Raimundo Maia Neto e Olímpio Pimenta.

Por último, anunciamos, com muita alegria e orgulho, que os dez primeiros números da Revista, publicados entre outubro de 1947 e dezembro de 1949 e editados em fac-símile, estão disponíveis no Portal do Departamento de Filosofia da UFMG (www.fafich.ufmg.br/fil). Essa divulgação eletrônica constitui, como indicado no CD-ROM que acompanhou o nº 116, uma simples amostra daquilo que, muito em breve, nos comprometemos a divulgar na Internet: o acervo integral da Revista Kriterion, desde seu nº 1 (de outubro de 1947) até o nº 100 (de dezembro de 1999). Lembramos que, a partir do nº 101, a difusão será feita pela biblioteca virtual, SciELO — Scientific Electronic Library Online (www.scielo.br), onde já se encontram disponíveis os onze últimos números (de 106 a 116).

Virginia Figueiredo