Acessibilidade / Reportar erro

Erros comuns na construção de questões de escolha múltipla

Resumo:

Os autores assinalam os principais cuidados a observar na construção de questões de escolha múltipla, e exemplificam, com cinqüenta questões, os defeitos mais comuns que se cometem por desatenção às prescrições técnicas.

Summary:

The authors point out what should be considered most important when preparing multiple choice questions, and show in fifty examples the most common mistakes made when technical rules are disregarded.

“Método impróprio - Escolha múltipla é só para vestibular. Não dá para eleições.” Carlos Drummond de Andrade11. ANDRADE, Carlos Drummond de - Rápidas. Jornal do Brasil, Rio Janeiro, 31 ago. 1974. Caderno B. p.5

I - INTRODUÇÃO

Das questões objetivas, a de uso mais corrente e, talvez por isto, mais criticado é a do tipo escolha múltipla. A restrição mais vigorosa é a que responsabiliza tal tipo de questão pela má qualidade da expressão verbal:

“Como tanta gente, vivo dessa expressão, e sentia que ela estava acabando, por vários motivos. Um deles, e não o menor, está no sistema de resposta por quadrinhos.”22. ____________. - A cruz e o quadradinho. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 11 jul. 1974, Caderno B, p.5.

Nessa linha de pensamento, o ponto de partida para a “ressurreição da linguagem, fulminada na escola”, conforme assinalou o poeta, seria a mudança dos procedimentos de aferição· do rendimento escolar. Assim, por oposição, aplaudem-se as iniciativas de uso das questões discursivas:

“Vai haver redação no vestibular. Como, não sei. Mas vai. A esperança, é não entrar para a Universidade quem não saiba redigir. Se estamos sonhando? Não estamos. Querem redação no vestibular. Todos querem. Professores e curiosos. Antes assim. A escola superior bem que merece.”33. ROCHA, Antônio de Abreu - Vestibular com redação. Jornal do Brasil , Rio de Janeiro, 10 mar. 1977. 1. Caderno, p.11.

Nessa reiterada sugestão - substituir provas objetivas por discursivas, para estimular a capacidade de organizar, resumir e expressar idéias - há indícios de visão simplista do problema. Quantos professores, por exemplo, mesmo entre os adeptos das questões discursivas, revelam preocupação, em sua prática de ensino, com estímulos à boa leitura, à familiaridade com livros, aos exercícios de redação, à aquisição de bons hábitos de estudo, ao uso da biblioteca? Quantos estarão contribuindo “para melhorar o uso da linguagem, ou para lembrar aos moços a necessidade de falar e escrever o idioma português e não a algaravia em voga?”44. BARATA, Júlio - O abandono do latim. O Globo, Rio de Janeiro, s.d.

Vale acrescentar que, nesse tipo de argumentação, se confundem ensino/aprendizagem e verificação de resultados. “Qualquer prova, quando bem construída e empregada, pode contribuir com informações valiosas para melhorar ensino/aprendizagem. Não é este, porém, em absoluto, o seu propósito central”.55. MEDEIROS, Ethel Bauzer - Provas objetivas; técnicas de construção. 6. ed. Rio de Janeiro, Fundação Getulio Vargas, 1981.

A segunda grande restrição habitual a esse tipo de questão diz respeito a sua própria validade como instrumento de medida do conhecimento:

“Nunca se fica sabendo o que sabe realmente esse estudante, em cuja boca o processo eletrônico de apuração de conhecimentos coloca a mordaça das cruzinhas.”66. ANDRADE, Carlos Drummond de - opus cit n. 2.

“Toda a nossa sabedoria se desvanece, ou perde o sentido, nessa redução ao mínimo de um sinal que deve resumir o nosso estoque de experiência e de estudo, mas que às vezes acaba premiando a ignorância bafejada pelo acaso.”77. ______________. Sensação de vestibular. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 11 jan. 1973. Caderno B. p.5.

Tal crítica encontra justificativa nos erros freqüentes de construção das questões. O desconhecimento das prescrições técnicas relativas ao assunto tem levado ao emprego de questões defeituosas, que criam embaraços à resolução, que denunciam a resposta certa, ou, ainda, que se resolvem pelo bom senso. As limitações não são inerentes ao procedimento, e sim à sua elaboração incorreta.

Quanto a esse tipo de questão, portanto, a primeira decisão se refere à conveniência de seu emprego, à sua adequação ao que se pretende medir. Uma vez selecionado, torna-se necessário obedecer às regras de sua construção, para que, no conjunto, resulte uma prova mais precisa, válida, econômica e capaz de classificar alunos. Tais qualidades, é claro, dependem, também, de outros cuidados no planejamento, na elaboração e na aplicação das provas.

II - METODOLOGIA

“Certas questões, não digo todas, (...) transfiguram a realidade a que nos habituáramos, e propõem-nos uma imagem dela que a nossa ótica não distingue serenamente.” Carlos Drummond de Andrade88. ______________. idem.

Analisaram-se as questões, basicamente, segundo os cuidados de construção estabelecidos pela Professora Ethel Bauzer Medeiros em seu livro Provas objetivas; técnicas de construção.99. MEDEIROS, Ethel Bauzer - opus cit. n. 5 Dentre as selecionadas para exemplificar os defeitos mais comuns de elaboração, algumas fizeram parte de concursos públicos realizados em 1975 e 1980, cujas provas foram divulgadas; outras foram submetidas por Coordenadores de Ensino da Faculdade à apreciação da Comissão de Avaliação do. Rendimento Escolar, criada em 1976; outras, ainda, foram elaboradas por alunos de Cursos de Mestrado da Faculdade, como parte de seu trabalho na disciplina Didática Especial, no primeiro semestre de 1980.

Para cada regra de construção, escolheram-se questões de escolha múltipla, cada uma com quatro opções, capazes de exemplificar erros decorrentes da desatenção à respectiva regra. O número de exemplos, num total de cinqüenta, variou, em cada caso, de três a sete. Cada questão esclarece uma regra, muito embora, por vezes, possa apresentar mais de um defeito de construção.

Na análise a que se procedeu, com a finalidade referida de identificar defeitos de construção, não se apreciaram nem a relevância da questão, nem a qualidade das opções, ou a justeza da que é tida como a resposta correta.

III - CUIDADOS A OBSERVAR NA CONSTRUÇÃO DAS QUESTÕES

(...) quase sem diferença dela ã vista que não olha (...) ela é a mesma outra que não ela”. Ricardo Reis1010. PESSOA, Fernando - Obra poética. 6. ed. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1976, p.275.

1. Incluir o máximo de palavras no enunciado, para que as opções sejam resumidas. Assim, se reduz o tempo de leitura crítica de cada questão, permitindo aumentar o total de questões na prova.

Exemplos de questões defeituosas:

Pela rapidez com que ocorrem complicações graves na apendicite aguda, há indicação precoce de cirurgia:

  • nos casos de diabetes

  • nos casos de pneumonia de base

  • nos casos de disritmia cerebral

  • nos casos de obesidade

Pelo relacionamento anatômico, qual dos elementos de fixação e sustentação do útero é o mais importante:

  • ligamento redondo

  • ligamento largo

  • ligamento útero-sacro

  • ligamento útero-ovário

Os sintomas oculares do acidente vascular cerebral isquêmico decorrem de trombos na:

  • artéria carótida interna

  • artéria basilar

  • artéria cerebral posterior

  • artéria cerebral media

Os segmentos do intestino grosso mais comumente atingidos por adenocarcinoma são:

  • retoe ceco

  • reto e sigmóide

  • reto e colo transverso

  • reto e colo ascendente

Distúrbio motor da bexiga, após dissecção do reto, traduz lesão de:

  • nervos simpáticos

  • nervos parassimpáticos

  • nervo abdômino-genital

  • nervo vesical

Estas questões melhorariam se redigidas como a seguir:

Pela rapidez com que ocorrem complicações graves na apendicite aguda, há indicação precoce de cirurgia nos casos de:

  • diabetes

  • pneumonia de base

  • disritmia cerebral

  • obesidade

O ligamento mais importante na fixação e sustentação do útero é o:

  • redondo

  • largo

  • útero-sacro

  • útero-ovariano

Os sintomas oculares do acidente vascular cerebral isquêmico decorrem de trombos na artéria:

  • carótida interna

  • basilar

  • cerebral posterior

  • cerebral média

O adenocarcinoma do colo costuma localizar-se em reto e:

  • ceco

  • colo ascendente

  • colo transverso

  • sigmóide

Distúrbio motor da bexiga, após dissecção extensa do reto, traduz lesão de inervação:

  • simpática

  • parassimpática

  • abdômino-genital

  • vesical

2. Evitar enunciados vagos, que transformam as opções num conjunto de frases soltas, julgadas, isoladamente, como certas, ou erradas. O enunciado deve conter todo um problema, uma pergunta, uma situação.

Em relação à ascaridíase, assinale a afirmativa errada:

  • a eosinofilia é pouco freqüente

  • o tratamento da forma hepato-biliar é cirúrgico

  • na obstrução intestinal, o exame radiológico é muito importante

  • pamoato de pirantel e mebendazol são eficazes no tratamento

Assinale a afirmativa certa:

  • em recém-nascidos só se deve usar BCG oral

  • o BCG pode ser aplicado por via subcutânea

  • a viragem tuberculínica pós-vacinal não depende do estado nutricional

  • em Saúde Pública, o BCG pode ser aplicado sem PPD prévio

Manifestações convulsivas iniciadas em um indivíduo de 45 anos:

  • são freqüentes em neuróticos histéricos

  • indicam epilepsia temporal

  • são sinais de início de processo demencial

  • exigem investigação neurológica

A psicoterapia breve:

  • interpreta a transferência e as resistências do paciente

  • tem tempo limitado e objetivos específicos

  • compreende as relações transferenciais sem, contudo, incentivá-las

  • objetiva a resolução de problemas imediatos

Afirmativa verdadeira referente a leiomiomas anorretais:

  • eles nunca recidivam após excisão local

  • ocorrem com maior freqüência na infância

  • estrógenos são um fator etiológico suspeito

  • os leiomiomas retais tendem a ser assintomático e, com freqüência, são encontrados incidentalmente

Esta forma de apresentar a questão pode refletir, não só o desconhecimento das normas de construção das questões, mas, também, a incapacidade de propor, pelo menos, quatro opções plausíveis acerca de determinado tópico. Reúnem-se, assim, quatro afirmativas, certas ou erradas, sob a aparência de questões de escolha múltipla.

Foi o defeito de construção observado com maior freqüência. Contraria ele uma das vantagens principais das questões de escolha múltipla, ou seja, o estímulo à atitude crítica pela solicitação da capacidade de analisar e comparar uma série de respostas possíveis relativas a um mesmo tópico. Um enunciado bem formulado permite a quem domina o assunto antecipar a resposta certa, antes de examinar as opções.

3. Concluir o enunciado com palavra neutra, para não induzir, ou afastar, de saída, alguma resposta.

O melhor indicador do grau de desidratação é a variação do:

  • turgor da pele

  • peso corporal

  • secura das mucosas

  • concentração de eletrolitos séricos

A simples observação desse enunciado indica que a opção certa se restringe à primeira, ou à segunda, pela concordância gramatical com o enunciado. A redação correta seria:

O melhor indicador do grau de desidratação é a variação de:

  • turgor da pele

  • peso corporal

  • secura das mucosas

  • concentração de eletrolitos séricos

Para evitar o erro acima, por vezes, a questão é elaborada da seguinte maneira:

A dor referida em epidídimo pode resultar de processo localizado:

  • na próstata

  • nas vesículas seminais

  • no ureter terminal

  • no testículo do mesmo lado

O fluxo sanguíneo, durante a gestação, está aumentado principalmente:

  • nos rins

  • no fígado

  • no útero

  • nos pulmões

A melhor maneira, entretanto, seria:

A dor referida em epidídimo pode resultar de processo localizado em:

  • próstata

  • vesículas seminais

  • ureter terminal

  • testículo do mesmo lado

O fluxo sanguíneo, durante a gestação, está aumentado principalmente em:

  • rins

  • fígado

  • útero

  • pulmões

No exemplo seguinte, a redação do enunciado leva a excluir, de imediato, as duas últimas opções:

As trompas de Falópio são derivados embrionários do:

  • tubérculo de Müller

  • seio urogenital

  • ductos de Wolff

  • ductos de Müller

Do mesmo modo, excluem-se as duas últimas opções na questão abaixo:

A primeira bulha tende a ser hiperfonética na:

  • hipertensão arterial

  • estenose mitral

  • intervalo P-R curto

  • hipertireoidismo

Em suma; as opções devem terminar por EM - e não no(s), na(s); DE - e não do(s), da(s); POR e não pelo(s), pela(s).

4. Cuidar para que o enunciado não contenha palavras que denunciem a resposta certa.

Qual a estrutura anatômica mais nitidamente relacionada com a fisiopatologia da incontinência urinária de esforço na mulher?

  • distância entre os meatos ureterais

  • dimensões da uretra

  • ângulo uretro-vesical

  • tonicidade do detrussor

Estrutura anatômica, conforme o enunciado, afasta distância, dimensão e tônus.

A loquiometria consiste em:

  • determinação da quantidade de lóquios

  • retenção de lóquios

  • aumento da quantidade de lóquios

  • modificações da coloração dos lóquios

Pela etimologia da palavra loquiometria, determina-se a opção correta.

A inspeção de paciente que sofreu traumatismo, que elemento indica a existência de fratura?

  • hematoma

  • crepitação

  • deformidade

Dor, e, sobretudo, crepitação não se detectam por inspeção. As opções deveriam corresponder, obrigatoriamente, a sinais verificáveis por tal procedimento.

Neste outro exemplo, a segunda opção é afastada por não se conter na indicação do enunciado:

A alteração histológica mais característica da doença reumatóide é:

  • necrose fibrinóide

  • nódulo subcutâneo

  • arterite granulomatosa

  • deposição de fibrina

Igualmente, o enunciado seguinte exclui a última opção:

O grupo de exames complementares que corrobora o diagnóstico de pancreatite aguda nas primeiras 48 horas é:

  • bilirrubinas, transaminases e lipasemia

  • fosfatase alcalina, fosfatase ácida e gastroacidograma

  • amilasemia, amilasúria e calcemia

  • hemocultura

5. Evitar, no enunciado, dados desnecessários à resolução da questão, a menos que a questão vise a averiguar a habilidade de se­ parar o fundamental do acessório.

Como é sabido, o mecanismo de ação dos antibióticos em nível celular e molecular faz­se sentir sobre a parede celular, ou sobre a síntese de proteínas, inibindo-a ou produzindo proteínas defeituosas, ou ainda, sobre a síntese dos ácidos nuclêicos. Dentre os antibióticos abaixo, quais os que determinam a produção de proteínas alteradas?

  • kanamicina e gentamicina

  • lincomicina e cloranfenicol

  • rifampicina e novobiocina

  • nistatina e anfotericina B

Exame do fundo de olho é de grande importância no diagnóstico de diabetes. Assinalar o único item que NÃO se relaciona com esta patologia:

  • microaneurisma

  • proliferações vasculares

  • exsudatos sero-fibrinosos

  • retinite pigmentar

Sem prejuízo das informações úteis à identificação da resposta certa, tais enunciados poderiam ser redigidos assim:

“Os antibióticos que determinam a produção de proteínas alteradas são:”

“Ao exame do fundo de olho, NÃO se relaciona ao diabetes:”

As duas questões seguintes exemplificam, também, este defeito:

Paciente idoso, submetido à colectomia por carcinoma de colo, apresenta, subitamente, dor torácica, dispnéia, pulso rápido e dor na panturrilha esquerda. O diagnóstico é de embolia pulmonar. A conduta de escolha nesta eventualidade é:

  • embolectomia pulmonar

  • ligadura de veia cava inferior

  • heparina

  • dicumarol

A litíase renal reconhecido fator que facilita processos infecciosos do trato urinário, possui etiologia variada e passível de discussão. Acompanha certas enfermidades com muita freqüência, tornando-se característica de seu cortejo sintomático. Das nosologias abaixo, qual delas se faz acompanhar com maior freqüência desta alteração?

  • diabetes mellitus

  • hipoparatireoidismo

  • hiperuricemia primária

  • hiperaldosteronismo primário

Estes enunciados deveriam ser simplificados, sem desvantagem para a resolução das questões e com economia do tempo de elaboração, datilografia e leitura crítica da questão:

“Qual a conduta nos casos de embolia pulmonar após colectomia em paciente idoso?”

“A litíase renal, com freqüência, acompanha:”

6. Redigir as opções de modo a completar gramaticalmente o enunciado.

Nas primíparas, o colo do útero no início do trabalho de parto está:

  • longo

  • apagando e dilatando ao mesmo tempo

  • permanece longo, dilatando mais rapidamente

  • dilata sem sofrer apagamento

A leitura contínua do enunciado e da terceira, ou da quarta, opção mostra erro de construção da frase. Assim:

“Nas primíparas, o colo do útero no início do trabalho de parto está... dilata sem sofrer apagamento.”

“Nas primíparas, o colo do útero no início do trabalho de parto está... permanece longo, dilatando mais rapidamente.”

Erro semelhante, aliás muito freqüente, surge na última opção das quatro questões seguintes:

Paciente vítima de empalamento do reto apresenta pH arterial de 7,17 e excesso de base de -16, com potássio sérico de 5,8 mEq/l. Sua hidratação deve ser feita com:

  • sangue e plasma

  • soluções alcalinizantes, seguidas de hemodiálise

  • bicarbonato de sódio

  • trata-se de alcalose que melhorará após expansão da volemia com sangue e plasma

A gravidez ectópica é aquela em que nidação ocorre:

  • fora do útero

  • na trompa

  • fora do útero, ou em local inadequado no útero

  • o mesmo que prenhez heterotópica

No choque hipovolêmico, usam-se vasopressores para:

  • atingir efeito alfa-estimulante

  • manter nível normal de pressão arterial

  • evitar efeito beta-estimulante

  • nunca deve ser usado no choque hipovolêmico

No período expulsivo da primípara em trabalho de parto prematuro, deve-se fazer episiotomia:

  • médio-lateral direita ampliada

  • restrita

  • como último recurso

  • no parto prematuro episiotomia é desnecessária

O defeito de construção referido pode aparecer sob outra forma:

No caso descrito, quais as lesões existentes por ocasião da consulta aos 9 anos?

  • estenose e insuficiência mitral

  • insuficiência mitral

  • insuficiência aórtica

  • estenose e insuficiência aórticas

Nesta questão, apenas a primeira e quarta opções poderiam funcionar, visto que a pergunta se fazia no plural. Erro semelhante se verifica quanto à segunda opção na questão abaixo:

A criança, na fase oral, pode apresentar os seguintes distúrbios psicológicos, EXCETO:

  • resistência ao sono e terror noturno

  • alteração do ritmo do sono

  • choro excessivo e regurgitação

  • vômitos e rejeição do seio materno

7. Propor opções relativamente homogêgeas, isto é, que formem todo um conjunto (de sinais, ou de sintomas, ou de métodos complementares, ou de medidas terapêuticas, ou de lesões microscópicas etc.).

Na assistência ao trabalho de parto, o toque NÃO deve:

  • requerer antissepsia da genitália

  • ser precedido de inspeção da área vulvo­perineal

  • ser vaginal

  • ser freqüente, pois traumatiza os tecidos maternos

Neste exemplo, cada opção se refere a um determinado critério.

Na questão seguinte, que se seguia à descrição de um caso clínico, duas opções dizem respeito à oportunidade da alimentação, enquanto duas outras são relativas ao tipo de alimentação.

O aporte energético para esta criança deverá ser:

  • imediato e adequado

  • retardado até que secesse a diarréia

  • à base de leite de vaca

  • à base de leite de soja

É necessário manter-se, também, o paralelismo da forma gramatical, isto é, todas as opções devem começar ou por verbo, ou por substantivo, ou por adjetivo etc. Neste exemplo, tal regra é desatendida:

A conduta mais importante com o recém­nato, logo após sua expulsão, é:

  • limpeza da secreção do orofaringe

  • oxigená-lo

  • ligar o cordão umbilical

  • aquecê-lo

8. Redigir opções de tamanho aproximadamente igual, evitando denunciar a resposta correta por conter ela maior número de informações.

Exemplo expressivo é o seguinte:

Com base nas lesões averiguadas no cadáver, o médico-legista afirmou que a pessoa havia cometido suicídio. Quais seriam essas lesões?

  • ferida de entrada do projétil na região occipital

  • ferida contusa no crânio com afundamento dos fragmentos ósseos e destruição do encéfalo

  • ferida de entrada do projétil na região temporal

  • feridas incisas, superficiais, dispostas transversalmente na face externa do pescoço, uma delas seccionando a jugular

Seguem-se três outros exemplos:

Na tireoidite de Hashimoto, podemos encontrar:

  • plasmócitos

  • folículos com células atróficas e com células de Askanazy

  • aumento simétrico da glândula com consistência firme-borrachuda e sem aderências capsularas significativas

  • anticorpos antitireóide

No carcinoma, as metástases são freqüentes em:

  • pulmões

  • fígado

  • rins, bacia, ovários

  • crânio

  • erro de técnica de amamentação

  • deformidade do mamilo

  • prematuridade

  • hipoplasia da mama, doenças nutricionais e distúrbios psicossomáticos da nutriz

9. Propor somente opções plausíveis, evitando incluir nelas erros grosseiros, ou absurdos flagrantes, que, de imediato, as afastariam:

Nos casos de queimadura do olho com cal, a primeira medida é:

  • administrar antibiótico

  • ocluir o olho

  • lavar o olho abundantemente

  • aplicar pomada oftálmica

A segunda opção é absurda, assim como o são a segunda e a quarta opções na questão seguinte:

Paciente míope, com dor lancinante, vômitos, cefaléia, pupila em midriase e olho vermelho deve ter:

  • irite

  • estrabismo

  • glaucoma agudo

  • aumento da miopia

Neste outro exemplo, também não se justificam as duas primeiras opções:

Dor em cólica, distensão abdominal, vômitos, tumor no flanco direito e eliminação muco-sanguinolenta, em lactente, sugerem:

  • estenose pilórica

  • atresia duodenal

  • pâncreas anular

  • invaginação intestinal

Difícil optar pela primeira e última opções, respectivamente, nas questões a seguir:

A resposta terapêutica mais dramática na pericardite aguda benigna se consegue por:

  • repouso no leito

  • salicilatos

  • corticosteroids

  • salicilatos e repouso

A meningite estreptocócica é, em geral, complicação de:

  • endocardite infecciosa

  • otite media

  • faringite

  • celulite

Ainda dois exemplos nos quais a última opção, por seu absurdo, não atrai respostas.

Em politraumatizado comatoso, em estado de choque, com defesa abdominal e sem lesão de parede, a punção abdominal positiva para sangue sugere:

  • ferida penetrante do abdomen

  • rotura de víscera maciça

  • rotura de víscera oca

  • ausência de lesão visceral

A indução do parto é dita terapêutica quando:

  • existe risco fetal

  • existe risco materno

  • existe suspeita de desproporção céfalo-pélvica

  • atende à comodidade do obstetra

A falta de plausibilidade das opções é erro muito freqüente, em especial quando se propõem cinco. Nestes casos, é comum ser uma delas ostensivamente errada, com poder de atração nulo. Convém assinalar que este erro, gerador de tantas críticas às questões de escolha múltipla, é de quem as elabora, por inobservância das prescrições técnicas, não sendo inerente ao tipo de questão. Para evitar tal erro, é importante verificar se o enunciado comporta tantas soluções quantas são as opções pretendidas. Do contrário, deve-se recorrer a outro tipo de questão.

Por essa razão, é preferível limitar as opções a quatro, em todas as questões da prova. Isto faz aumentar um pouco a probabilidade de acerto por sorte, que se pode atenuar pelo aumento do número total de questões.

10. Verificar se a análise de cada opção pressupõe conhecimento técnico, não podendo ser ela afastada, ou indicada como certa, somente pelo senso comum.

Observem-se a terceira e a segunda opções, respectivamente, nos exemplos que se seguem:

Em paciente com fratura exposta, qual o melhor meio de profilaxia da infecção?

  • correta osteossíntese

  • uso local de antibiótico

  • correta limpeza cirúrgica da ferida

  • uso de antibiótico de largo espectro

Constitui sinal clínico de certeza de gravidez:

  • aumento de volume do útero

  • náuseas e vômitos matinais

  • teste imunológico positive

  • ausculta dos batimentos cárdio-fetais

Desnecessário o conhecimento técnico para anular a primeira e a última opções neste outro exemplo:

No Nordeste do Brasil é freqüente o carcinoma epidermóide do reto e ânus, o qual chega a representar:

  • todos os tumores de reto e ânus

  • 90% das neoplasias malignas do reto

  • 1/3 dos carcinomas de reto e ânus

  • 1% dos carcinomas de reto e ânus

Analisadas, com esse mesmo critério, as opções das duas questões seguintes, verifica-se que algumas delas se afastam apenas pelo senso comum.

Paciente diabético, submetido à hemorroidectomia, não tomou insulina no hospital e, à noite, está torporoso. A primeira medida é:

  • dar um pouco de açúcar

  • requisitar glicemia e infundir soro fisiológico

  • requisitar glicemia, hematócrito, hemoglobina e infundir soro glicosado

  • sedar o paciente, para suprimir o “stress” operatório

Um operário de construção civil é vítima de acidente de trabalho grave, sendo socorrido no local, onde se fez, de imediato, curativo oclusivo da mão lesada. Transportado para hospital, várias medidas foram tomadas.

Assinale qual NÃO deveria ter sido feita:

  • sedação do paciente

  • verificação da pressão arterial exame físico da lesão

  • exame radiológico da lesão

As prescrições técnicas exemplificadas, acrescentam-se outras, dentre as quais assinalam-se:

  • não empregar a opção todas as respostas acima, porque é discordante da instrução de “indicar a única resposta”, e o aluno poderá defender como correta qualquer das opções;

  • usar a opção nenhuma das respostas acima, quando for importante avaliar o que não se deve fazer. Nunca a utilizar apenas para preencher o total de opções, e, ao empregá-la, certificar-se de que as demais opções são inequivocamente erradas;

  • dispor as opções conforme sua ordem natural (grandeza crescente dos números, ordem alfabética dos autores. ordem cronológica de eventos etc);

  • redigir com letras maiúsculas e sublinhar os termos NÃO e EXCETO, quando contidos no enunciado;

  • não propor opções que possam funcionar como ciladas inutilizando todo o esforço de medida de rendimento.

IV - SUGESTÕES PARA LEITURA

“De resto, nunca sei nada” Fernando Pessoa 1111. _____________. - idem p. 150.

Além da obra já referida, que norteou a elaboração deste documento, aos interessados em aprofundar conhecimentos acerca de avaliação em educação, sugerem-se as seguintes outras:

GARCIA, E.C. et. alii. Novos caminhos da aprendizagem. Rio de Janeiro, Bloch, 1977.

GRONLUND, N.E. A elaboração de testes de aproveitamento escolar. São Paulo, EPU, 1974. Trad.

LAFOURCADE. P.D. Planejamento e avaliação do ensino; teoria e prática da avaliação do aprendizado. São Paulo, IBRASA, 1980. Trad.

LINDERMAN, R.H. Medidas Educacionais. Porto Alegre, Globo, 1972. Trad.

VIANNA, H.M. Testes em educação. São Paulo, IBRASA, 1973.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    ANDRADE, Carlos Drummond de - Rápidas. Jornal do Brasil, Rio Janeiro, 31 ago. 1974. Caderno B. p.5
  • 2
    ____________. - A cruz e o quadradinho. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 11 jul. 1974, Caderno B, p.5.
  • 3
    ROCHA, Antônio de Abreu - Vestibular com redação. Jornal do Brasil , Rio de Janeiro, 10 mar. 1977. 1. Caderno, p.11.
  • 4
    BARATA, Júlio - O abandono do latim. O Globo, Rio de Janeiro, s.d.
  • 5
    MEDEIROS, Ethel Bauzer - Provas objetivas; técnicas de construção 6. ed. Rio de Janeiro, Fundação Getulio Vargas, 1981.
  • 6
    ANDRADE, Carlos Drummond de - opus cit n. 2.
  • 7
    ______________. Sensação de vestibular. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 11 jan. 1973. Caderno B. p.5.
  • 8
    ______________. idem.
  • 9
    MEDEIROS, Ethel Bauzer - opus cit. n. 5
  • 10
    PESSOA, Fernando - Obra poética 6. ed. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1976, p.275.
  • 11
    _____________. - idem p. 150.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Jan 2022
  • Data do Fascículo
    Sep-Dec 1981
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com