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O ensino de Psicologia Clínica na graduação: uma análise a partir de psicólogos clínicos docentes e não docentes

The teaching of Clinical Psychology in the Graduation Course: an analysis from the view of teaching and not teaching psychologists

TESE

O ensino de Psicologia Clínica na graduação: uma análise a partir de psicólogos clínicos docentes e não docentes

The teaching of Clinical Psychology in the Graduation Course: an analysis from the view of teaching and not teaching psychologists

Ively Guimarães Abdalla

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Rua Borges Lagoa, 1341, térreo, Vila Clementino, São Paulo CEP: 04038-034 email: ively@cedess.epm.br

Este estudo analisa, na ótica de psicólogos clínicos docentes e não docentes, o ensino de Psicologia Clínica na Graduação. Em sua primeira parte, apresenta reflexões teóricas sobre a história da constituição da Psicologia no Brasil, a legislação sobre o ensino superior, o ensino de Psicologia na graduação. Como método de aproximação ao objeto de estudo, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa. Utilizou-se entrevista semi-estruturada a partir de núcleos direcionadores, com 20 psicólogos em atividade clínica, 10 não docentes e 10 docentes. Os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo onde identificamos unidades de registro e de contexto que geraram categorias de análise. Os resultados confirmam que estamos num momento de transição de paradigmas no ensino superior e, por consequência, num movimento de mudança para atender às novas propostas das políticas governamentais vigentes. Nesse trabalho a grande maioria dos sujeitos sinaliza para as transformações que cremos necessárias para o ensino de Psicologia, mais especificamente na área clínica. A preparação para o exercício profissional, durante a graduação, deve ser desenvolvida pela maior articulação entre o arcabouço teórico necessário para esse fazer profissional e a realidade em que o aluno irá atuar. Neste sentido, tomar a prática como eixo estruturante do processo possibilita que o aluno aprenda numa situação concreta que se estabelece com o cliente. Os psicólogos docentes percebem a necessidade de mudança na concepção do que é formar o psicólogo clínico. Os dados coletados apontam que esta necessidade de reformulações curriculares vai ao encontro desse movimento que ocorre na área da clínica, mais especificamente no ensino de Psicologia Clínica. Acreditamos que a práxis do psicólogo deve ser voltada para uma busca de articulação entre a clínica e o social O novo profissional necessita analisar o contexto em que o indivíduo está inserido e compreender a clínica a partir de referenciais teóricos que contemplem a noção de subjetividade como resultante de uma construção social e histórica.

Orientador: Professor Doutor Nildo Alves Batista

Defesa de Dissertação de Mestrado em Ciências pelo Programa de Mestrado Ensino em Ciências, CEDESS/UNIFESP, em 22 de março de 2007.

Disponível nas Bibliotecas

Cedess, Biblioteca da ABEM

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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Ago 2007
    • Data do Fascículo
      Ago 2007
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