Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia de um simulador multimídia no ensino de técnicas básicas de videocirurgia no curso de graduação em medicina

Effectiveness of multimidia simulator in the teaching of basic videosurgery skills while in medical school

TESE

Eficácia de um simulador multimídia no ensino de técnicas básicas de videocirurgia no curso de graduação em medicina*

Effectiveness of multimidia simulator in the teaching of basic videosurgery skills while in medical school

Eymard Francisco Brito de Oliveira

Hospital Humânitas- Unimed de Varginha, Minas Gerais, Brasil; Pesquisador do Grupo de Videocirurgia – CNPq/Unifesp

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Eymard Francisco Brito de Oliveira Av. Presidente Castelo Branco, 222 Jd. Petrópolis Varginha – MG – 37.062-770 e-mail eymardfbo@hotmail.com www.cardiovascular.med.br

RESUMO

A busca de novos instrumentos pedagógicos é uma constante em todas as fases da história da humanidade. A informática veio aliar-se ao arsenal de recursos de que os educadores dispõem. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de um programa educacional de computador com recursos de multimídia como instrumento de ensino para alunos do segundo ano do curso de graduação em Medicina. Para este estudo foi desenvolvido um simulador multimídia de técnicas básicas de videocirurgia. O desenho deste estudo foi prospectivo, duplo-cego e randomizado. Foram selecionados 12 alunos para o experimento, divididos aleatoriamente em dois grupos de seis alunos cada. Os alunos do grupo I foram orientados a navegar individualmente no simulador multimídia por 60 minutos. Já os alunos do grupo II foram levados a assistir a uma aula teórica de 60 minutos que contou com a utilização de data-show como recurso didático. Depois, os estudantes foram submetidos a uma avaliação objetiva com dez questões práticas. Os alunos do grupo I ainda foram solicitados a proceder a uma validação subjetiva do programa por meio de um questionário. Utilizou-se para análise estatística da avaliação objetiva o teste de Mann-Whitney. Concluiu-se que o programa educacional de computador, com recursos multimídia, mostrou-se eficaz na aprendizagem de técnicas básicas de videocirurgia para os alunos do segundo ano do curso de graduação em Medicina e que os estudantes concordam em que programas como este não são suficientes para substituir o professor.

Orientador: Profº João Luiz Moreira Coutinho de Azevedo

Tese de Doutorado Programa de Pós –Graduação em Educação da Unincor

Disponível para consulta: Biblioteca da Universidade Vale do Rio Verde, Biblioteca do Programa de Pós Graduação em Cirurgia e Experimentação da Unifesp e Biblioteca da ABEM

  • Endereço para correspondência:

    Eymard Francisco Brito de Oliveira
    Av. Presidente Castelo Branco, 222
    Jd. Petrópolis Varginha – MG – 37.062-770
    e-mail
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Abr 2008
    • Data do Fascículo
      Dez 2007
    Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: rbem.abem@gmail.com