TESES
A contribuição do recurso audiovisual na educação em prevenção e colaboração para a detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço para acadêmicos de fonoaudiologia
Contribution of audiovisual resources to help undergraduate students in speech therapy in the early detection of head and neck cancer
Mariana Pinheiro Brendim
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Mariana Pinheiro Brendim Rua Alceu Amoroso Lima, 65 - apto 901 Barra da Tijuca Rio de Janeiro CEP: 22631-010 RJ E-mail: marianabrendim@gmail.com
RESUMO
Este estudo investiga a contribuição do vídeo educativo para a formação dos estudantes de Fonoaudiologia no que diz respeito às ações de prevenção e colaboração para a detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço. Tomamos como cenário o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Investigamos as condições de formação desses acadêmicos e os materiais audiovisuais disponíveis sobre câncer de cabeça e pescoço e a prevenção e/ou detecção precoce da doença. Realizamos análise documental do programa curricular deste curso e aplicamos questionários aos seus alunos e docentes, visando a uma aproximação das questões pertinentes à formação destes sujeitos. Objetivamos identificar algumas das origens e causas do despreparo do fonoaudiólogo, apontado pela literatura, em seu processo de formação para as ações de prevenção e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço. Além disso, realizamos um levantamento nos principais catálogos e sites de materiais audiovisuais dos vídeos que abordam a temática. Esses materiais foram analisados por meio dos princípios da análise fílmica francesa e classificados segundo seu caráter preponderantemente informativo ou motivacional. Em seguida, selecionamos alguns desses vídeos, combinando diferentes modalidades e recursos estéticos audiovisuais, para serem exibidos em dois grupos focais em que procuramos avaliar a contribuição de elementos audiovisuais para a educação dos acadêmicos de Fonoaudiologia. Os questionários e grupos focais empregados na pesquisa foram submetidos à análise de conteúdo - análise temática e análise de avaliação. Os resultados desse trabalho indicam que uma lacuna curricular pode ser um dos fatores que originam a problemática educativa estudada. Foi possível identificar também uma lacuna na produção dos materiais audiovisuais - não foi encontrado nenhum material específico destinado ao estudante ou profissional fonoaudiólogo, apesar de o vídeo ser apontado pela pesquisa como uma das estratégias possíveis para a resolução dessa problemática.
Palavras-chave: Ética; Bioética; Socialização; Currículo; Educação superior; Formação de recursos humanos; Educação em odontologia
Key words: Ethics; Bioethics; Socialization; Curriculum; Education, Higher; Human Resources Formation; Education, dental
ORIENTADOR
Luiz Augusto Coimbra de Rezende
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Universida de Federal do Rio de Janeiro - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Rio de Janeiro, em 18 de fevereiro de 2009.
DISPONÍVEL EM:
Biblioteca de Recursos Instrucionais do Nutes/UFRJ.
Recebido em: 04/05/2009
Aprovado em: 04/05/2009
Formação ética na graduação em Odontologia: realidades e desafios
Ethical training in undergraduate dentistry training: realities and challenges
Mirelle Finkler
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Mirelle Finkler Rua Jair Silva, 50 - apto 502 Centro Florianópolis - SC CEP: 88020-715 E-mail: mirellefinkler@yahoo.com.br
RESUMO
Este estudo de caso analisa a dimensão ética do processo de formação profissional em Odontologia nos cursos de graduação brasileiros. O objeto de estudo foi delimitado por um marco conceitual, construído na interface dos conceitos de socialização primária, profissão e trabalho em saúde, formação em saúde, socialização profissional, currículo formal e oculto, formação ética e educação moral. Inicialmente, um questionário foi enviado a coordenadores de 15 cursos, buscando-se traçar um panorama sobre como a formação ética vem sendo desenvolvida. Os resultados apontaram um comprometimento pontual dos cursos com a dimensão ética da formação profissional, indicando ações isoladas e limitadas, pouco intencionais e planejadas. Esta análise permitiu a seleção de duas instituições para o aprofundamento do estudo, quando, por meio de análise documental, buscou-se conhecer os fatores que influenciam a formação ética presentes no currículo formal. Na última etapa, focalizaram-se os fatores presentes no currículo oculto, valendo-se de entrevistas semidirigidas, observações diretas e grupos focais. Os dados foram categorizados e reagrupados em três categorias temáticas - "modelos, mercado e poder"; "humanização"; e "ética no processo de socialização profissional" -, revelando os fatores que influenciam a formação ética no currículo real. Os resultados apresentaram as realidades vivenciadas nos cursos, confirmando a hipótese inicial de que a dimensão ética da formação profissional precisa ser mais bem desenvolvida para o pleno exercício da excelência profissional. O diálogo entre os dados, o marco conceitual e a pesquisadora apontaram então uma série de desafios que docentes e instituições precisam assumir no sentido de promoverem o desenvolvimento moral de seus estudantes e a vivência de valores humanizadores. Frente aos desafios, algumas estratégias são propostas para serem desenvolvidas pelos professores que assumem o compromisso com a formação integral do ser humano e com a formação profissional ética de que a sociedade necessita
Palavras-chave: Ética; Bioética; Socialização; Currículo; Educação superior; Formação de recursos humanos; Educação em odontologia;
Key words: Ethics; Bioethics; Socialization; Curriculum; Education, Higher; Human Resources Formation; Education, dental
ORIENTADOR
João Carlos Caetano
COORIENTADORA
Flávia Regina Souza Ramos
DEFESA DA TESE DE DOUTORADO
Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, em 27 de março de 2009.
DISPONÍVEL EM
http://www.tede.ufsc.br/teses/PODO0333-T.pdf
Recebido em: 04/05/2009
Aprovado em: 04/05/2009
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
21 Jan 2010 -
Data do Fascículo
Dez 2009