SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4The primary health care preceptor in undergraduate and graduate training at Pernambuco Federal University: a reference term"Theoretical foundations for ethical reflection on health education" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502

Rev. bras. educ. med. vol.35 no.4 Rio de Janeiro oct./dic. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000400020 

TESES

 

Onde a morte se compraz em auxiliar a vida: a trajetória da disciplina de Anatomia Humana no currículo médico da primeira faculdade oficial de medicina de São Paulo – o período de Renato Locchi (1937-1955)

 

Where death is used to aid life: the history of Human Anatomy studies in the medical curriculum of the first official school of medicine in São Paulo - the Renato Locchi period (1937-1955)

 

 

Patricia Teixeira Tavano

Universidade Anhanguera Uniderp, Osasco, SP, Brasil

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Considerada ponto de convergência entre uma medicina mais mística e uma medicina mais objetiva, a Anatomia e a dissecação traçam uma trajetória sócio-histórica de proximidade com a profissão médica, constituindo parte da racionalidade profissional, justificando-se sua constância nos currículos médicos pela imprescindibilidade de conhecer o corpo-máquina humano para a plena execução das atividades profissionais. Esta dissertação visa caracterizar a Anatomia Humana como disciplina no contexto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no período de cátedra de Renato Locchi (19371955). Propõe-se a distinguir as características iniciais da constituição da Anatomia Humana enquanto disciplina nesta instituição; determinar seu espaço de legitimidade curricular; estabelecer seus elementos constitutivos diante da documentação analisada; e discutir possíveis permanências e rupturas na disciplina empreendida por Renato Locchi. Utilizamos como base as teorias da construção sócio-histórica das disciplinas escolares, notadamente as discussões de André Chervel e Ivor Goodson, de onde elencamos os elementos constitutivos de uma disciplina, categorias que utilizamos como base para a análise da documentação resgatada nos acervos do Museu de Anatomia Humana "Alfonso Bovero" do ICB/USP, do Museu Histórico "Carlos da Silva Lacaz" e da Assessoria Técnica Acadêmica, ambos da FMUSP. Tendo como base a análise de fontes primárias, traçamos uma disciplina com forte retórica legitimadora empreendida por Renato Locchi, que distingue o espaço-tempo da cadeira em duas vertentes: a anatomia como campo de pesquisa e a anatomia escolar, esta composta por seleções históricas mediadas pela primeira. Aliado às suas ações de ocupação dos espaços institucionais e modificações na cátedra que consolidaram espaços e tempos para as disputas internas oriundas das subculturas disciplinares emergentes, organizando os saberes e indivíduos em uma comunidade representativa, reforçando e criando tradições, elevando ao ápice o paradigma dissecatório como método, atividade e avaliação, Renato Locchi constrói a disciplina de Anatomia na acepção estrita do conceito.

Palavras-chave:– História das Disciplinas Escolares. – Renato Locchi. – Currículo Médico. – Anatomia Humana. – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


 

 

Orientadora

Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida

Defesa da dissertação de mestrado

Faculdade de Educação da USP, 16 de março de 2011

Disponível para consulta

Texto integral disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, através do link http://www.teses.usp.br/ teses/disponiveis/48/48134/tde-15062011-101817/

 

 

Endereço para correspondência:
Patrícia Teixeira Tavano
Av. Franz Voegeli, 900
Osasco – São Paulo
CEP: 06020-190 – SP
E-mail: patrícia@tavano.net

Recebido em: 02/07/2011
Aprovado em: 31/07/2011