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"Fundamentos teóricos para a reflexão ética no ensino da área de saúde"

"Theoretical foundations for ethical reflection on health education"

RESENHA

"Theoretical foundations for ethical reflection on health education"

Júlio Aragão

Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil

Resenha da obra de: Foneseca WLMS, Fonseca MMA. Fundamentos teóricos para a reflexão ética do ensino da área de saúde. Volta Redonda: FOA; 2010.

Em um contexto nacional em que a formação de profissionais de saúde modificou seu foco para a formação de profissionais críticos e reflexivos, com uma base humanística bem fundamentada, a relevância de uma obra que contempla estes conteúdos e se volta à graduação desses profissionais dispensa justificativas. O livro "Fundamentos teóricos para a reflexão ética do ensino da área de saúde", de Walter Luis Moraes Sampaio da Fonseca e Marcilene Maria de Almeida Fonseca, médicos e professores de Medicina de longa prática, segue uma trajetória contínua e agradável, em linguagem acessível ao ingressante no ambiente universitário, sem perder conteúdo ou comprometê-lo na superficialidade.

O livro é composto de três partes, divididas em 21 capítulos que discorrem em suas 182 páginas sobre a ética e suas implicações no cotidiano do profissional de saúde. Além de abarcar conceitos relativos à Ética, o texto, sobretudo, constrói com o leitor um arcabouço teórico que posteriormente é contextualizado no ciclo vital dos seres humanos, levando o leitor a correlacionar o conteúdo conceitual com suas aplicações práticas diretas.

A parte 1 – Ética – se inicia a partir de uma reflexão crítica a respeito das necessidades de conhecimentos teóricos do assunto, seguindo por um embasamento conceitual de ética e moral, diferenciando os dois conceitos dentro de sua complementaridade. Os conceitos kantianos de Lei Moral, Morte Moral, Igualdade Moral e Necessidade Moral, presentes em textos atuais e passados sobre o assunto, são abordados e discutidos, assim como o significado de juízo.

A seguir, o texto percorre a ética dos pensamentos judaico, grego, cristão medieval, iluminista, moderno e contemporâneo, valendo-se de autores como Camus, Baumam, Vazquez e Morin. Finalmente, deságua no conceito de Bioética e sua evolução a partir do último quarto do século XX até o seu desenvolvimento na primeira década do século XXI. Os autores seguem este conceito desde sua criação pelo oncologista estadunidense Potter, até as mais recentes definições difundidas pela Unesco.

A parte 2 – Bases teóricas para reflexão ética − inicia o leitor numa jornada pelo pensamento filosófico, conduzido pelas filosofias grega, medieval, moderna e contemporânea, debruçando-se sobre o conceito de liberdade na visão de Espinoza, Kant, Leibniz, Schopenhauer e Sartre. A partir deste ponto, uma discussão sobre tabus, mitos e ritos leva gradualmente a reflexão ao campo da Antropologia, discorrendo sobre Antropologia física, biológica, simbólica, social, cultural e filosófica, entre outras. A Antropologia da Doença é então contextualizada, passando-se a discutir as representações de doença frente aos diferentes modelos de medicina e variados modelos terapêuticos propostos pela comunidade médica.

A parte 3 – Ciclo da vida – aplica os conhecimentos apresentados no desenvolvimento do ser humano em sua jornada. Iniciando pelos conceitos de vida e baseando-se no conceito de consciência como diferencial humano, segue até a morte e sua percepção, adentrando as diferentes abordagens psicológicas sobre o assunto. Os autores visitam as interpretações de Freud sobre o sentimento de imortalidade e de Adler sobre a autovalorização, para explicar mecanismos a que o homem recorre de forma a negar/suportar a ideia da morte.

A partir deste ponto, inicia-se a discussão sobre a morte como rito de passagem, e suas representações sociais levam ao papel do luto e sua função na aceitação (ou negação) da inevitabilidade da morte. A clássica separação dos estágios de elaboração de más notícias de Kubler-Ross – negação, raiva, barganha, depressão e aceitação – encerra esta seção.

A obra é complementada por anexos – um glossário, uma discussão sobre termos utilizados por Jean Paul Sartre em seus textos, uma descrição do Mito da Caverna, de Platão, um texto de Margulis & Sagan sobre o significado da evolução e a declaração de Helsinque – que facilitam ao graduando a compreensão dos conceitos explanados no texto.

Trata-se de um livro sucinto e objetivo, que lida com a complexidade do tema simplificando-o sem banalizações, tornando a obra uma ferramenta eficaz e viável para iniciar os futuros profissionais de saúde na discussão da ética à luz das nuances impostas pelo processo saúde-doença. Longe de esgotar os assuntos a que se dedica, o texto serve para despertar o interesse sobre ética em alunos da área da saúde, possibilitando que busquem posteriormente aprofundar seus conhecimentos na vasta literatura existente.

Recebido em: 08/09/2011

Aprovado em: 08/09/2011

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    Fundamentos teóricos para a reflexão ética no ensino da área de saúde
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      10 Fev 2012
    • Data do Fascículo
      Dez 2011
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