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Programa de educação em reanimação cardiorrespiratória: ensinando a salvar vidas

Cardiopulmonary resuscitation education program: teaching people how to save lives

Resumos

Parada cardiorrespiratória é a principal causa de morte no mundo. Observa-se falta de capacitação adequada da população para agir de forma eficaz diante dessa situação e, assim, aumentar as chances de sobrevivência das vítimas. Tendo em vista esse fato, foi criado, em 1996, o Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (Perc), que tem como objetivo difundir conhecimentos acerca da reanimação cardiorrespiratória mediante a capacitação de leigos, acadêmicos e profissionais de saúde no Estado do Ceará. Ao longo de 16 anos, aproximadamente 8 mil pessoas foram capacitadas diretamente pelo Perc. Entretanto, é difícil mensurar o benefício total pela difusão em cadeia do conhecimento pessoa a pessoa. Graças à experiência adquirida pelo Perc em reanimação, confirmamos a deficiência do tema no Ceará para os mais diversos públicos. Contudo, seguindo as diretrizes lançadas pela American Heart Association (AHA) a cada cinco anos, o projeto vem conseguindo conscientizar leigos, acadêmicos e profissionais da saúde sobre a importância da reanimação e capacitá-los para agir satisfatoriamente diante de uma vítima de PCR.

Educação Médica; Ressuscitação Cardiopulmonar; Suporte Básico de Vida


Cardiac arrest is the biggest cause of death in the world. There is a lack of adequate training of the public in how to act effectively in these situations and thus increase the victim's chances of survival. Therefore, the Cardiopulmonary Resuscitation Education Program (PERC) was created in 1996 with the principal aim of promoting knowledge about CPR by training laymen, health students and professionals in the Brazilian state of Ceará. Over the course of sixteen years, roughly 8,000 people have been trained directly by the PERC. However, it is hard to gauge the full extent of the benefits of this program due to the unlimited, chain diffusion of knowledge from person to person. Thanks to the experience acquired by PERC in CPR, it has been possible to confirm the level ignorance about the issue among the Ceará public. However, following the American Heart Association (AHA) guidelines released every five years, the program is raising awareness about the importance of resuscitation, training people to act satisfactorily when faced with a cardiac arrest situation.

Medical Education; Cardiopulmonary Resuscitation; Basic Life Support


RELATO DE EXPERIÊNCIA

Programa de educação em reanimação cardiorrespiratória: ensinando a salvar vidas

Cardiopulmonary resuscitation education program: teaching people how to save lives

Priscila Fiusa Lyra; Denise Ellen Francelino Cordeiro; Ana Carolina Rodrigues Gois; Felipe Nobre Muniz; Géssyka Marcos Leônidas; Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho

Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Denise Ellen Francelino Cordeiro Alexandre Baraúna, 1128 Rodolfo Teófilo – Fortaleza CEP 60430-270 – CE E-mail: denise.ellen@hotmail.com

RESUMO

Parada cardiorrespiratória é a principal causa de morte no mundo. Observa-se falta de capacitação adequada da população para agir de forma eficaz diante dessa situação e, assim, aumentar as chances de sobrevivência das vítimas. Tendo em vista esse fato, foi criado, em 1996, o Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (Perc), que tem como objetivo difundir conhecimentos acerca da reanimação cardiorrespiratória mediante a capacitação de leigos, acadêmicos e profissionais de saúde no Estado do Ceará. Ao longo de 16 anos, aproximadamente 8 mil pessoas foram capacitadas diretamente pelo Perc. Entretanto, é difícil mensurar o benefício total pela difusão em cadeia do conhecimento pessoa a pessoa. Graças à experiência adquirida pelo Perc em reanimação, confirmamos a deficiência do tema no Ceará para os mais diversos públicos. Contudo, seguindo as diretrizes lançadas pela American Heart Association (AHA) a cada cinco anos, o projeto vem conseguindo conscientizar leigos, acadêmicos e profissionais da saúde sobre a importância da reanimação e capacitá-los para agir satisfatoriamente diante de uma vítima de PCR.

Palavras-chave: Educação Médica; Ressuscitação Cardiopulmonar; Suporte Básico de Vida.

ABSTRACT

Cardiac arrest is the biggest cause of death in the world. There is a lack of adequate training of the public in how to act effectively in these situations and thus increase the victim's chances of survival. Therefore, the Cardiopulmonary Resuscitation Education Program (PERC) was created in 1996 with the principal aim of promoting knowledge about CPR by training laymen, health students and professionals in the Brazilian state of Ceará. Over the course of sixteen years, roughly 8,000 people have been trained directly by the PERC. However, it is hard to gauge the full extent of the benefits of this program due to the unlimited, chain diffusion of knowledge from person to person. Thanks to the experience acquired by PERC in CPR, it has been possible to confirm the level ignorance about the issue among the Ceará public. However, following the American Heart Association (AHA) guidelines released every five years, the program is raising awareness about the importance of resuscitation, training people to act satisfactorily when faced with a cardiac arrest situation.

Keywords: Medical Education; Cardiopulmonary Resuscitation; Basic Life Support.

INTRODUÇÃO

As doenças cardiovasculares constituem um problema de ordem global. Em 2007, mais de 2.200 americanos morreram por dia em decorrência dessas enfermidades, valor que equivale a aproximadamente um óbito a cada 3 segundos1. No Brasil, a situação também é preocupante: a média anual de mortes por doenças do aparelho circulatório totalizou mais de 308 mil pessoas naquele ano, tendo aumentado 3,7% em 2009 em relação ao último período. Esse valor é superior a óbitos por neoplasias, por doenças do aparelho respiratório e por causas externas2.

A proporção desses dados contribui para que a parada cardiorrespiratória (PCR) seja a principal causa de morte em vários países3, o que revela a importância da reanimação cardiorrespiratória no âmbito da Saúde Pública.

A reanimação cardiopulmonar (RCP) moderna completou 50 anos de existência em 2010. Durante esse período, os protocolos desenvolvidos com enfoque na qualidade e rapidez das manobras de reanimação possibilitaram salvar centenas de milhares de pessoas em todo o mundo1.

As diretrizes que regem situações de emergência atuam de forma substancial no intuito de otimizar e facilitar as condutas em reanimação cardiorrespiratória. No entanto, o que se observa é o desconhecimento e a falta de preparo de muitos profissionais de saúde e de grande parte da população em geral acerca do assunto4-8.

Considerando que grande parte do sucesso da reanimação se deve ao rápido reconhecimento e ativação do Sistema Médico de Emergência (SME), ao imediato início das manobras de RCP e à precoce desfibrilação, tanto a população leiga quanto profissionais de saúde devem saber atuar satisfatoriamente diante de uma vítima de parada cardiorrespiratória (PCR)9.

Um estudo brasileiro realizado em Campinas (SP) mostrou que as principais justificativas dos leigos para não realizarem a massagem cardíaca isoladamente são o desconhecimento do que fazer ou o medo de se contaminar por doenças infectocontagiosas10.

Já quanto aos profissionais de saúde, embora a maioria tenha sido capacitada pelo menos uma vez durante sua formação, estudos mostram que, com o decorrer do tempo, ocorre um declínio do conhecimento11, o que impossibilita a realização de uma reanimação adequada. Um estudo realizado com o corpo de enfermagem de um hospital do Texas demonstrou que esses profissionais obtinham uma taxa de aprovação de 37%, que declinava para 14% após 12 meses do curso12.

Esses dados tornam evidente a necessidade de criar projetos de capacitação em massa para a população em geral e para profissionais da saúde, além de constantes capacitações para aprimorar suas habilidades e atualizar seus conhecimentos acerca dos protocolos de reanimação, que são publicados a cada cinco anos.

MATERIAIS E MÉTODOS

Nesse contexto, foi criado o Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (Perc), projeto de extensão universitária vinculado ao Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina e à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que buscou, em seus 16 anos de trabalho, realizar atividades que culminassem com a realização de seu objetivo maior: a difusão dos conhecimentos acerca da reanimação cardiorrespiratória mediante capacitação de leigos, acadêmicos e profissionais de saúde no Estado do Ceará.

A criação desse projeto foi uma iniciativa de estudantes de Medicina que sabiam da importância da difusão de conhecimentos acerca de reanimação para os mais diversos públicos. O projeto contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e de médicos/professores universitários que reconheciam a deficiência da abordagem desse tema no Ceará e a urgente necessidade de mudar esse quadro.

Para cumprir seus objetivos, o Perc dispõe de recursos audiovisuais para as aulas teóricas e materiais para as aulas práticas, que incluem manequins para treino de reanimação adulta e pediátrica, simulador de DEA (desfibrilador externo automático) e instrumentos para manejo de via aérea, entre outros.

Com experiência e infraestrutura estabelecida, o Perc realiza suas atividades de ensino segundo as recomendações das diretrizes internacionais de reanimação (American Heart Association e European Resuscitation Council), ministrando aulas que se dividem em uma palestra (1 hora) e em estações práticas em pequenos grupos (4 horas). Em cada palestra são apresentados alguns pontos principais, como epidemiologia da PCR; importância da reanimação; técnica das compressões torácicas e ventilações; relação ventilações-compressões; uso do desfibrilador externo automático (DEA). Nas estações práticas, os participantes têm a oportunidade de treinar nos manequins a técnica adequada para compressões torácicas e ventilações, bem como o sincronismo destas com o uso do DEA. Também é objetivo das aulas práticas promover o aprendizado da manobra de desobstrução das vias aéreas (manobra de Heimlich).

No intuito de aprimorar constantemente a qualidade do ensino, são realizados pré-testes e pós-testes padronizados acerca dos temas abordados, para avaliar o aprendizado adquirido em cada capacitação.

RESULTADOS

Nestes 16 anos, foram realizadas diversas atividades — aulas, cursos, simpósios e congressos. Cerca de 8 mil pessoas, entre acadêmicos, profissionais da saúde e leigos, foram capacitadas diretamente pelo Perc, mas é difícil mensurar o benefício total pela difusão do conhecimento pessoa a pessoa.

A Tabela 1 revela o número aproximado de pessoas capacitadas segundo o tipo de público. Observa-se um equilíbrio entre o N de cada grupo, o que demonstra que o projeto tem trabalhado para trazer o conhecimento de RCP ao alcance de todos.

DISCUSSÃO

Quando a RCP é realizada de forma eficaz, as taxas de sobrevida chegam a 50%13. Infelizmente, esta não é a realidade da maioria das RCP realizadas tanto dentro quanto fora dos hospitais. Nichol et al. e Chan et al. mostram que o sucesso após uma reanimação pode variar de 5% a 50%14-15.

Para que haja uma RCP eficaz, que melhore as taxas de sobrevida16, é necessário o rápido reconhecimento da PCR e o início imediato das manobras de RCP9. Entretanto, muitas vezes, a falta de capacitação retarda a reanimação até a chegada de um profissional da saúde17. E, em nossa realidade, nem sempre a chegada de um profissional indica RCP adequada4-8.

O público leigo deve ser capacitado de forma a tentar simplificar as diretrizes e fixar de forma sistemática as recomendações, para aplicar os conhecimentos quando necessário10. Também se deve ressaltar a importância de orientar esse público quanto à necessidade de acionar o Serviço Médico de Urgência, que é uma etapa frequentemente negligenciada devido à falta de informação ou nervosismo no momento da parada18. Deve-se orientar também sobre o benefício da realização de massagens cardíacas mesmo sem as ventilações19, pois muitas pessoas não realizam massagens isoladas com receio de adquirir doenças infectocontagiosas ou por não saberem a importância dessa manobra10.

Os profissionais da saúde, apesar de terem sido capacitados, não têm se mostrado adequadamente aptos para realizar uma RCP eficaz4-8. Como descrito na literatura, o que ocorre é uma relação inversa entre o intervalo de tempo desde a conclusão da formação e a retenção de conhecimento em RCP11. Berden et al. recomendam intervalos de seis meses como tempo ideal para que os profissionais repitam capacitações em RCP20. Recomenda-se, portanto, um esforço continuado em atualização do conhecimento teórico e habilidades em reanimação21.

CONCLUSÃO

Por meio da experiência adquirida pelo Perc em reanimação ao longo dos anos, confirmamos a deficiência do tema no Ceará para os mais diversos públicos. Contudo, seguindo as diretrizes lançadas a cada cinco anos pelos comitês internacionais, o projeto vem conseguindo conscientizar leigos, acadêmicos e profissionais da saúde sobre a importância da reanimação e treiná-los para agir satisfatoriamente diante de uma vítima de PCR.

Recebido em: 23/07/2012

Reencaminhado em: 21/08/2012

Aprovado em: 01/10/2012

CONFLITO DE INTERESSES

Declarou não haver.

CONTRIBUIÇÃO DOS AUTORES

Priscila Lyra foi responsável pela concepção e desenho do trabalho. Ana Carolina Gois e Géssyka Leônidas realizaram o trabalho de campo e a análise dos dados. Denise Cordeiro e Felipe Muniz fizeram a redação final do texto e a revisão bibliográfica. Carlos Roberto Sobrinho contribuiu na revisão crítica do manuscrito.

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  • Endereço para correspondência:

    Denise Ellen Francelino Cordeiro
    Alexandre Baraúna, 1128
    Rodolfo Teófilo – Fortaleza
    CEP 60430-270 – CE
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Fev 2013
    • Data do Fascículo
      Dez 2012

    Histórico

    • Recebido
      23 Jul 2012
    • Aceito
      01 Out 2012
    • Revisado
      21 Ago 2012
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