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Processo de ensino-aprendizagem em nefrologia: uma revisão integrativa

Teaching-Learning Process in Nephrology: An Integrative Review

Resumo:

Introdução:

A redução da procura pelos Programas de Residência Médica em Nefrologia na última década é um assunto que vem ganhando relevância, notadamente nas discussões suscitadas pelas sociedades científicas e associações médicas por todo o mundo. Constata-se que há falta de interesse pela especialidade desencadeado por processos de ensino-aprendizagem inadequados no sentido de gerar interesse dos graduandos. Diante desse cenário, é fundamental compreender quais são os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem na nefrologia durante a graduação.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar as estratégias de ensino-aprendizagem em nefrologia e seus resultados durante a graduação em Medicina.

Método:

Foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados em inglês, espanhol e português sobre o ensino de nefrologia na graduação em Medicina, com busca em quatro bases de dados (PubMed, ERIC, SciELO e Lilacs). Usamos as seguintes palavras-chave em nossas pesquisas: “educação médica”, “estudantes de medicina”, “nefrologia”, “métodos de ensino” (em português), “medical education”, “medical students”, “nephrology” e “teaching methods” (em inglês) e “educación médica”, “estudiantes de medicina”, “nefrología” e “métodos de enseñanza” (em espanhol).

Resultado:

Observou-se um papel relevante do uso de metodologias ativas nos processos de ensino-aprendizagem como uma ferramenta promissora para ampliar o interesse dos estudantes pelo tema. Além disso, constatou-se que uma parcela dos educadores médicos envolvidos com o ensino da nefrologia é, na realidade, composta de não nefrologistas. Por fim, percebe-se um papel do uso de ferramentas on-line como estratégia para ampliar o interesse dos estudantes pela disciplina.

Conclusão:

Falta rigor no desenho dos estudos sobre a formação do estudante de Medicina em nefrologia, o que não permite aferir resultados precisos sobre o impacto das metodologias de ensino-aprendizagem. Estudos controlados randomizados bem desenhados, bem como o uso de estudos de coorte comparando metodologias de ensino-aprendizagem, são necessários para avaliar efetivamente as técnicas educacionais introduzidas nos currículos das escolas médicas.

Palavras-chave:
Educação Médica; Estudantes de Medicina; Nefrologia; Métodos de Ensino

Abstract:

Introduction:

The reduced demand for Medical Residency Programs in Nephrology in the last decade is a subject that has been gaining relevance, notably in discussions raised by scientific societies and medical associations around the world. It appears that there is a lack of interest in the specialty, triggered by teaching-learning processes that are inadequate to generate interest among undergraduates. Given this scenario, it is essential to understand which factors influence the teaching-learning process in Nephrology during undergraduate training.

Objective:

To analyze teaching-learning strategies in nephrology and their results during undergraduate medical training.

Method:

An integrative review of articles published in English, Spanish and Portuguese on teaching of nephrology in undergraduate medicine was carried out, searching four databases (PubMed, ERIC, SciELO and Lilacs). We used the following keywords in our searches: “medical education”, “medical students”, “nephrology”, “teaching methods”, “medical education”, “medical students”, “nephrology” and “teaching methods” (in English) and “educational medicine”, “medicine students”, “nephrology” and “metodos de enseñanza” (in Spanish).

Results:

A relevant role was observed in the use of active teaching-learning methodologies as a promising tool to increase student interest in the subject. In addition, it was found that a portion of medical educators involved in the teaching of Nephrology are, in fact, not nephrologists. Finally, there is a role for the use of online tools as a strategy to increase student interest in the discipline.

Conclusion:

There is a lack of rigor in the design of studies on the training of medical students in nephrology, which does not allow for accurate results on the impact of teaching-learning methodologies. Well-designed randomized controlled trials, as well as the use of cohort studies comparing teaching-learning methodologies, are needed to assess the effectiveness of educational techniques introduced in medical school curricula.

Keywords:
Medical Education; Medical students; Nephrology; Teaching methods

INTRODUÇÃO

A especialidade de nefrologia encontra-se em uma encruzilhada. Historicamente, foi considerada uma especialidade em crescimento, com um fluxo constante de recrutamento de médicos e pesquisadores de medicina interna qualificados. No entanto, ao longo da última década, o número de graduados das faculdades de Medicina em todo o mundo que ingressaram na nefrologia tem diminuído constantemente, levando ao aumento dos debates sobre o assunto. As causas da baixa atratividade de uma carreira em nefrologia são multifatoriais (baixa rentabilidade financeira, excesso de trabalho, alta demanda de pacientes críticos) e variam de país para país. Esse achado preocupante é ampliado pela realidade de que o envelhecimento da população e o aumento da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão arterial sistêmica, continuam a aumentar a demanda por especialistas, incluindo nefrologistas11. Moura-Neto JA. “To be, or not to be” a nephrologist: students’ dilemma and a strategy for the field. Blood Purif. 2021;50:696-701..

À primeira vista, alguns nefrologistas podem enxergar esse fenômeno de forma positiva, uma vez que acarreta menor competição no mercado de trabalho. Porém, em uma perspectiva de longo prazo, o interesse reduzido pela nefrologia enfraquece a especialidade, pois diminui a representatividade da especialidade médica e pode reduzir a qualidade da força de trabalho na especialidade, resultado natural de um processo de recrutamento menos competitivo. E, como consequência mais importante, há o risco de escassez de nefrologistas, uma realidade já enfrentada por alguns países22. Roberts JK, Sparks MA, Lehrich RW. Medical student attitudes toward kidney physiology and nephrology: a qualitative study. Ren Fail. 2016;38(10):1683-93..

No Brasil, o cenário é similar ao de outras nações. Em estudo realizado em 2000, Machado et al.33. Machado MH, Felipe L, Castro A, Cenzi J. Perfil dos nefrologistas no Brasil. Braz J Nephrol. 2000;22(Suppl 2):10-6. estabeleceram um perfil dos nefrologistas no país à época. Naquele ano, contavam-se 1.699 profissionais em todo o território nacional, e 80% de todos os nefrologistas estavam concentrados nas Regiões Sudeste e Sul. A Região Nordeste possuía um número reduzido de especialistas, com maior quantidade de profissionais em Pernambuco (4,1% do total) e Bahia (3,2%). Além disso, observou-se uma alta concentração de profissionais atuando nas capitais. A concentração dos médicos nos grandes centros urbanos acompanha a distribuição de renda nacional, bem como a localização de grande parte da capacidade instalada dos estabelecimentos de saúde e de educação: 78% dos profissionais estão exercendo suas atividades em apenas sete estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco). Observa-se que essa especialidade é praticada em 70% por profissionais do sexo masculino e que mais de 70% dos profissionais, à época, tinham menos de 45 anos de idade. Cerca de 65% dos profissionais manifestaram-se “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com a especialidade33. Machado MH, Felipe L, Castro A, Cenzi J. Perfil dos nefrologistas no Brasil. Braz J Nephrol. 2000;22(Suppl 2):10-6..

Não há estudos específicos no Brasil sobre a escassez de profissionais na especialidade. Porém, em escala mundial, observa-se que a força de trabalho global da nefrologia encolheu e não está conseguindo atender às crescentes necessidades de saúde dessa população vulnerável de pacientes. Na verdade, a escassez de nefrologistas é vista em muitas partes do mundo. Embora o impacto total não tenha sido claramente articulado, o que está claro é que a prestação de cuidados a pacientes com doença renal crônica (DRC) poderá ser ameaçada em muitas partes do mundo, a não ser que estratégias eficazes de força de trabalho específicas de cada país sejam postas em prática e implementadas44. Sharif MU, Elsayed ME, Stack AG. The global nephrology workforce: emerging threats and potential solutions! Clin Kidney J. 2016;9(1):11-22..

Em um estudo recente realizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (International Society of Nephology - ISN), foi levantada a proporção de nefrologistas para a população estimada de DRC por país usando dados da Carga Global de Doenças. A média de nefrologistas por 100 mil habitantes com DRC variou de 0,8 a 23,1. Outro dado relevante é a duração do treinamento profissional. Os nefrologistas passam por uma mediana de 12 anos de treinamento (mediana de seis anos de faculdade de Medicina somada à mediana de seis anos de formação especializada). A duração variou de forma ampla, independentemente do caminho - intervalo médio de 9,0-13,0 anos para acesso direto e intervalo médio de 9,0-12,5 anos para acesso com pré-requisito em clínica médica. Os governos foram os principais financiadores do treinamento em nefrologia (36%-58%). Os médicos em países de renda média baixa e média alta tendem a autofinanciar seu treinamento em nefrologia (33% e 35%, respectivamente). A maioria dos países (66%) certifica nefrologistas usando uma combinação de exames escritos (56% dos países), exames clínicos (51%) e/ou avaliação formal da experiência clínica (50%). No geral, a certificação não foi limitada no tempo (71%), com 24% dos países exigindo recertificação a cada cinco a dez anos. As taxas de proporção de profissionais de nefrologia indicam que os cuidados renais são inadequados em muitas regiões, especialmente porque os nefrologistas são os principais fornecedores de cuidados renais. Quantificar as variações regionais auxilia na formulação de estratégias para a força de trabalho da nefrologia e harmoniza o treinamento, garantindo o atendimento adequado às pessoas com doenças renais55. Sozio SM, Pivert KA, Caskey FJ, Levin A. The state of the global nephrology workforce: a joint ASN-ERA-EDTA-ISN investigation. Kidney Int. 2021 Nov;100(5):995-1000. doi: https://doi.org/10.1016/j.kint.2021.07.029.
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Por fim, sugere-se nos estudos que a graduação em Medicina é um momento importante para o estudante se interessar ou desinteressar pela Nefrologia e, portanto, seria um momento adequado de intervenção66. Patel AB, Balzer MS. On becoming a nephrologist: medical students’ ideas to enhance interest in a career in nephrology. Am J Kidney Dis. 2013;62(3):450-2. doi: https://doi.org/10.1053/j.ajkd.2013.01.020.
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. Ainda assim, pouco se sabe sobre as abordagens existentes para o processo de ensino-aprendizagem de nefrologia para estudantes de Medicina. Esta revisão se propõe a analisar as estratégias de ensino-aprendizagem em nefrologia e seus resultados durante a graduação em Medicina.

MÉTODO

A revisão integrativa de literatura consiste em um método de revisão que inclui a análise de pesquisas relevantes que dão suporte para a tomada de decisão e a melhoria da prática clínica, possibilitando a síntese do estado do conhecimento de um determinado assunto, além de apontar lacunas do conhecimento que precisam ser preenchidas com a realização de novos estudos. Esse método de pesquisa permite a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de estudo77. Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2008 dez;17(4):758-64. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.
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A construção desta revisão integrativa seguiu o modelo de Mendes et al.77. Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2008 dez;17(4):758-64. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.
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, com seis etapas: 1. identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa; 2. estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos, amostragens e busca na literatura; 3. definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; 4. categorização dos estudos e avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; 5. interpretação dos resultados; e 6. apresentação da revisão e síntese do conhecimento.

Questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa

Para a elaboração da pergunta norteadora de pesquisa, utilizou-se a estratégia PICO, a qual representa um acrônimo para Paciente, Intervenção, Comparação e Outcome (Desfecho), conforme descrito no Quadro 1 88. Santos C, Pimenta C, Nobre M. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev Latino Am Enfermagem. 2007;15(3):1-4. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.
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. Esses elementos são fundamentais para a construção da pergunta e busca bibliográfica organizada e eficaz, possibilitando uma maior amostragem de estudos nas bases de dados77. Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2008 dez;17(4):758-64. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.
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Quadro 1
Descrição da estratégica PICO para elaboração da questão norteadora da pesquisa. Curitiba, PR, Brasil, 2022

A pergunta norteadora delimitada foi:

  • Como se dá o ensino da nefrologia para os estudantes de graduação em Medicina por meio de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem?

Com base nesse pressuposto, iniciou-se a busca de evidências.

O levantamento bibliográfico deste estudo foi realizado por meio das seguintes bases de dados: PubMed, Education Resources Information Center (ERIC), SciELO e Lilacs. Primeiramente foi efetuada uma consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e ao Medical Subject Headings (MeSH) em português, inglês e espanhol, sendo identificados e utilizados os seguintes descritores e seus sinônimos com a utilização do operador booleano AND: “educação médica”, “estudantes de medicina”, “nefrologia”, “métodos de ensino” (em português); “medical education”, “medical students”, “nephrology” e “teaching methods” (em inglês); e “educación médica”, “estudiantes de medicina”, “nefrologia” e “métodos de enseñanza” (em espanhol).

Estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos, amostragens e busca na literatura

Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, relacionados com a temática do processo de ensino-aprendizagem de nefrologia na graduação em Medicina, sem limitar ano de publicação. Realizou-se o levantamento em novembro de 2021. Também foram revisadas as referências dos artigos selecionados nessas pesquisas.

Os critérios de exclusão foram resumos, artigos que enfocavam o ensino de nefrologia de estudantes de pós-graduação na área médica, como residentes de clínica médica, ou de subespecialidade e artigos que forneciam comentários sobre o ensino de nefrologia nas escolas de Medicina, sem um estudo empírico de acompanhamento, bem como artigos de revisão de literatura.

Definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados

Na terceira etapa, determinaram-se quais informações seriam coletadas dos artigos para a pesquisa, e as informações-chave foram agrupadas e sumarizadas, utilizando um instrumento com as seguintes informações: título, autores, ano de publicação, revista, país, participantes do estudo, e resumo dos artigos, principais resultados ou conclusões incluídos na pesquisa. A análise dos trabalhos foi realizada, em um primeiro momento, por meio da avaliação do título e do resumo, e, em seguida, pela leitura do texto completo.

Para a realização da síntese do processo de seleção de estudos, utilizou-se o fluxograma conforme a recomendação PRISMA99. Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021 Mar 29;372:n71:1-9. doi: https://doi.org/10.1136/bmj.n71
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, conforme a última atualização do instrumento feita em 2020.

Categorização dos estudos e avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa

Realizada a seleção dos artigos identificados, iniciou-se a avaliação, na qual foi feita uma leitura minuciosa dos textos componentes desta pesquisa. Por meio da análise de conteúdo temática1010. Santos VH dos, Ferreira JH, Alves GCA, Naves NM, Oliveira SL de, Raimondi GA, et al. Currículo oculto, educação médica e profissionalismo: uma revisão integrativa. Interface Comun Saúde Educ. 2020;24:1-17. doi: https://doi.org/10.1590/Interface.190572.
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dos artigos selecionados, constituíram-se categorias que compartilhavam sentidos semelhantes em relação ao objetivo desta pesquisa. Assim, foram construídas três categorias:

  1. Abordagens inovadoras e aplicação das metodologias ativas no ensino de nefrologia para o estudante de Medicina.

  2. Perfil dos profissionais envolvidos no ensino da nefrologia na graduação médica.

  3. Uso de ferramentas on-line como estratégia para aumentar o interesse no aprendizado da nefrologia.

Interpretação dos resultados

Em seguida, na quinta etapa, realizou-se a interpretação dos resultados, o que corresponde à discussão dos principais achados da pesquisa, de modo a determinar conclusões e pressuposições acerca do conteúdo abordado na revisão integrativa1111. Galvão TF, Pereira MG. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol Serv Saúde. 2014;23(1):183-4..

RESULTADOS

Inicialmente, encontraram-se 94 artigos de acordo com os termos da busca, dos quais 27 foram excluídos por conterem títulos não condizentes com a pergunta norteadora. Outros 50 artigos foram excluídos após análise do resumo, por não estarem de acordo com os critérios de inclusão, por focarem exclusivamente residência médica e fellowships, por serem revisões de literatura e por não possuírem dados empíricos para a análise crítica.

Selecionaram-se 17 artigos para leitura integral e análise que atenderam aos critérios de inclusão, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. As publicações datam de 2001 a 2021. A descrição do fluxograma de acordo com a recomendação PRISMA segue conforme descrito na Figura 1. O Quadro 2 apresenta os 17 artigos incluídos para análise.

Figura 1
Fluxograma da busca dos estudos nas bases de dados selecionadas

Quadro 2
Distribuição dos trabalhos selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão

Os países com maior número de publicações foram: Estados Unidos (dez publicações), Arábia Saudita (um artigo), Brasil (um artigo), China (um artigo), Espanha (um artigo), Irã (um artigo), Paquistão (um artigo) e Polônia (um artigo). Em relação ao país que mais publicou artigos, observou-se que os autores publicaram uma série de temas correlacionados ao ensino da nefrologia na graduação em Medicina.

Abordagens inovadoras e aplicação das metodologias ativas no ensino de nefrologia para o estudante de Medicina

Cada um dos artigos catalogados teve como objetivo avaliar o sucesso de uma abordagem inovadora para o ensino de nefrologia para estudantes de Medicina. Havia quatro tópicos principais que percorriam as publicações.

Em primeiro lugar, os estudos apresentados nessa categoria apoiam a noção de que o ensino interativo de nefrologia é crucial para o engajamento e aprendizado dos estudantes de Medicina. Por exemplo, Pawłowicz et al.2323. Pawłowicz E, Kulesza M, Szymańska A, Masajtis-Zagajewska A, Bartczak M, Nowicki M. “I hear and I forget. I see and I remember. I do and I understand” - incorporating high-fidelity medical simulation into the undergraduate nephrology course. Ren Fail . 2020;42(1):1184-91. observaram que a simulação clínica é uma variável consistente do curso de nefrologia e que embutir uma ênfase aumentada nessa metodologia de ensino nos estágios iniciais do treinamento pode ampliar o engajamento nos modelos de simulação clínica. Um limitador dessa análise é o fato de as constatações dos estudantes derivarem de opiniões e impressões. Shafi et al.2727. Shafi R, Quadri KHM, Ahmed W, Mahmud SN, Iqbal M. How we teach experience with a theme-based integrated renal module for a second-year MBBS class. Adv Physiol Educ . 2010;34:15-9. afirmaram que a aprendizagem integrada é uma necessidade contemporânea, com o uso de sessões interativas em grandes grupos, aprendizagem em pequenos grupos, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem prática e autodirigida para maximizar os esforços para atender a essa necessidade; no entanto, a análise fica restrita por se tratar de um estudo de caso.

Em segundo lugar, muitos autores consideraram o valor da tecnologia da informação de seus estudantes, principalmente no momento da pandemia de Covid-19. Hilburg et al.1818. Hilburg R, Patel N, Ambruso S, Biewald MA, Farouk SS. Medical education during the coronavirus disease-2019 pandemic: learning from a distance. Adv Chronic Kidney Dis. 2020; 27(5):412-7. descrevem que as adaptações na educação médica durante a pandemia incluíram o uso de softwares de videoconferências, plataformas de redes sociais e ferramentas on-line de ensino médico; porém, há evidências anedóticas de que as adaptações de atividade de ensino em ambiente virtual possam ser efetivas para o ensino de nefrologia. Bijol et al.1515. Bijol V, Byrne-Dugan CJ, Hoenig MP. Medical student web-based formative assessment tool for renal pathology. Med Educ. 2015 Jan 31;20(1):1-7. doi: https://doi.org/10.3402/meo.v20.26765.
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apontaram que esforços para revitalizar o material do curso e promover o aprendizado adicionando avaliações formativas on-line interativas melhoraram a experiência de aprendizado dos estudantes em geral. Leehey et al.2121. Leehey DJ, Daugirdas JT. Teaching renal physiology in the 21st century: focus on acid-base physiology. Clin Kidney J . 2016 Apr 1;9(2):330-3. doi: https://doi.org/10.1093/ckj/sfv138.
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destacam que os aplicativos de aprendizagem baseados em computador estão se tornando cada vez mais populares e podem ser úteis, mas têm mais sucesso quando incorporam componentes interativos. Também ressaltam que alguns conceitos da fisiologia renal podem ser ensinados por meio da autoexperimentação estruturada, uma prática com uma longa tradição que possivelmente deveria ser revitalizada.

Terceiro, houve estudos que destacaram a importância da relevância clínica na educação da nefrologia. Peiman et al.2424. Peiman S, Mirzazadeh A, Alizadeh M, Mortaz Hejri S, Najafi MT, Tafakhori A, et al. A case based-shared teaching approach in undergraduate medical curriculum: a way for integration in basic and clinical sciences. Acta Med Iran. 2017 Apr;55(4):259-64 [acesso em 30 out 2022]. Disponível em: Disponível em: https://acta.tums.ac.ir/index.php/acta/article/view/5513 .
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observaram que a maioria dos estudantes concordou que a prática clínica contribuiu positivamente para o seu aprendizado e proveu melhor entendimento e aplicação dos materiais apreendidos em sala de aula; também se constatou que os estudantes acreditam que as sessões de prática clínica afetaram positivamente a sua visão sobre a medicina. No entanto, Shafi et al.2727. Shafi R, Quadri KHM, Ahmed W, Mahmud SN, Iqbal M. How we teach experience with a theme-based integrated renal module for a second-year MBBS class. Adv Physiol Educ . 2010;34:15-9. relataram que a ênfase exagerada na relevância clínica em seu módulo renal foi percebida como negativa pelos estudantes.

Quarto, Espey et al.2929. Espey E, Ogburn T, Kalishman S, Zsemlye M, Cosgrove E. Revitalizing problem based learning: student and tutor attitudes towards a structured tutorial. Med Teach. 2007 Mar;29(2-3):143-9. comentam que tanto estudantes quanto tutores respondem favoravelmente a um modelo de tutorial estruturado, que se trata de um modelo de Problem-Based Learning (PBL) que pode aperfeiçoar a profundidade de aprendizado. O modelo estruturado objetiva sintetizar as ideias conflitantes de estudo autodirigido apreendido pelos estudantes com os objetivos de aprendizagem das instituições de ensino superior (IES). Os elementos de aprendizagem estruturada podem ser incorporados individualmente ou em combinação com outros elementos de aprendizagem: preparação avançada para as sessões tutoriais combinado a um trabalho em casa, crítica formal de artigos de pesquisa científica, apresentações orais de situações-problema e apresentação verbal de tópicos-chave.

Abordagens inovadoras para o ensino da nefrologia são práticas de alto impacto no processo de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a incorporação dessas abordagens nas bases curriculares das instituições superiores de ensino, de modo a ampliar o interesse dos estudantes pela disciplina e facilitar o processo de aprendizado deles. O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem foi um tópico relevante na tentativa de aumentar o interesse dos estudantes de Medicina pela nefrologia. Inclusive, algumas metodologias mostraram-se promissoras no sentido de promover engajamento dos estudantes na aprendizagem da especialidade.

Em relação ao método PBL aplicado no ensino da nefrologia, Araujo et al.1212. Araujo I de M, Araujo R de CT, Gracio MCC. Avaliação do aproveitamento do aluno em nefrologia: estudo comparativo entre o método expositivo tradicional e o método de Aprendizado Baseado em Problemas. Rev Bras Educ Med. 2001;25(3):44-55., em um estudo realizado em uma escola médica no Brasil, compararam dois grupos de estudantes, sendo um submetido ao método tradicional de ensino, e outro, ao método PBL. Em ambos os casos, aplicaram-se questionários de múltipla escolha para avaliar a apreensão do conteúdo de nefrologia. Observou-se melhor desempenho global dos estudantes do método tradicional em comparação àqueles submetidos ao método PBL, principalmente nas questões que avaliavam profundidade de conhecimento. A falta de feedback adequado foi elencada como principal problema da função do grupo tutorial, o que pode ter influenciado no desempenho do grupo submetido ao método PBL.

Conforme Carr et al.3030. Carr BM, O’Neil A, Lohse C, Heller S, Colletti JE. Bridging the gap to effective feedback in residency training: perceptions of trainees and teachers. BMC Med Educ . 2018 Oct 3;18(1):1-6, a definição de feedback é a transmissão de informações avaliativas ou corretivas sobre uma ação, um evento ou um processo para a fonte original ou controladora, ou o retorno à entrada de uma parte da saída de uma máquina, um sistema ou um processo. A definição adquiriu um significado mais específico na educação, especificamente na educação médica. Ao longo das últimas décadas, o feedback na formação médica tem obtido especial atenção por sua crescente importância na educação. Existem muitos estilos de feedback e propostas de aplicação. Há também muitos estudos para apoiar o benefício desses estilos. Para educadores interessados ​​na prática, esse é um recurso útil para consultar quando necessário. Mas para o educador médio pode ser um processo desafiador. A classificação dos tipos de feedback pode seguir vários propósitos. O feedback pode ser classificado em diferentes tipos, dependendo da finalidade, do conteúdo, do processo e do modo de entrega. Nenhuma classificação tem aceitação universal. Diante disso, pelo fato de haver diferentes métodos de ensino-aprendizagem e ferramentas distintas de feedback que podem ser aplicados em contextos diversos de ensino, torna-se difícil a comparação de diferentes métodos de ensino-aprendizagem utilizando apenas uma forma de avaliação como balizadora da comparação.

Conforme as definições de Burgess et al.3131. Burgess A, Roberts C, Ayton T, Mellis C. Implementation of modified team-based learning within a problem based learning medical curriculum: a focus group study. BMC Med Educ . 2018 Apr 10;18(1):1-7. e Saarinen-Rahiika et al.3232. Saarinen-Rahiika H, Binkley JM. Problem-Based Learning in physical therapy: a review of the literature and overview of the McMaster University experience. Phys Ther. 1998 Feb 1º;78(2):195-207. doi: https://doi.org/10.1093/ptj/78.2.195.
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, a PBL, como implementado nas ciências da saúde, é um método educacional em que o foco da aprendizagem é um tutorial em pequenos grupos em que os alunos trabalham em cenários de assistência à saúde. A aprendizagem é centrada no aluno e não no professor, e a aprendizagem autodirigida é enfatizada. A PBL é uma abordagem de aprendizagem que oferece muitos benefícios, incluindo maior aquisição e retenção de conhecimento, estimulação da resolução de problemas, aprimoramento do interesse intrínseco pelo assunto, aprendizado profundo, comunicação aprimorada, trabalho em equipe, apresentação e habilidades de avaliação crítica, e aprendizagem independente e habilidades clínicas aprimoradas3131. Burgess A, Roberts C, Ayton T, Mellis C. Implementation of modified team-based learning within a problem based learning medical curriculum: a focus group study. BMC Med Educ . 2018 Apr 10;18(1):1-7.),(3232. Saarinen-Rahiika H, Binkley JM. Problem-Based Learning in physical therapy: a review of the literature and overview of the McMaster University experience. Phys Ther. 1998 Feb 1º;78(2):195-207. doi: https://doi.org/10.1093/ptj/78.2.195.
https://doi.org/10.1093/ptj/78.2.195...
.

Elzubeir1717. Elzubeir MA. Teaching of the renal system in an integrated, problem-based curriculum. Saudi J Kidney Dis Transpl. 2012 Jan 11;23(1):93-8 [acesso em 30 out 2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.sjkdt.org/article.asp?issn=1319-2442;year=2012;volume=23;issue=1;spage=93;epage=98;aulast=Elzubeir .
https://www.sjkdt.org/article.asp?issn=1...
defendeu a PBL como um método eficaz para permitir que os estudantes desenvolvam novas habilidades enquanto constroem sobre o conhecimento anterior. O autor ainda pontua que as situações-problema da PBL expostas aos estudantes apresentaram uma forte similaridade com problemas futuros na carreira. Sugere-se que as situações-problema foram boas direcionadoras de aprendizado e que a união de várias disciplinas no bloco de doenças renais no método PBL é ilustrativo da autenticidade nesse campo.

No tocante à metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes/Times (Team Based-Learning - TBL), Kibble et al.2020. Kibble JD, Bellew C, Asmar A, Barkley L. Team-based learning in large enrollment classes. Adv Physiol Educ. 2016;40:435-42. doi: https://doi.org/10.1152/advan.00095.2016.
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realizaram um estudo em que se apresentou, pela ótica de educadores médicos, a percepção sobre a implantação da TBL como método de ensino. Observou-se a possibilidade de estimular o debate e o discussão em condições de limites profissionais bem estabelecidos. A TBL permitiu a facilitação da discussão e do manejo em classes com maior número de estudantes. No entanto, notou-se, em alguns momentos dos estudos de caso, um certo desacordo entre estudantes e professores sobre a implementação do método de ensino.

A TBL é uma pedagogia relativamente nova para a educação médica, mas ganhou popularidade recentemente. Semelhante à PBL, a TBL permite a integração de estratégias de aprendizagem ativa, predominantemente no currículo médico pré-clínico. A TBL é distinta da PBL tanto em seu design quanto no formato altamente estruturado. Na TBL, um tutor facilita vários grupos simultaneamente, em uma sala grande, tornando-a adequada para o ensino em turmas grandes. Na TBL é necessária uma pré-leitura individual, e, para garantir que a pré-leitura foi concluída, devem-se aplicar, no início da aula, um teste individual de múltipla escolha (Teste de Garantia de Prontidão Individual - Individual Readiness Assurance Test - IRAT) e um pré-teste de equipe (Teste de Garantia de Prontidão de Equipe - Team Readiness Assurance Test - TRAT)3131. Burgess A, Roberts C, Ayton T, Mellis C. Implementation of modified team-based learning within a problem based learning medical curriculum: a focus group study. BMC Med Educ . 2018 Apr 10;18(1):1-7..

Também se avaliou o impacto da sala de aula invertida (flipped classroom - FC) como metodologia ativa aplicada no ensino da nefrologia, na graduação médica. Vanka et al.3333. Vanka A, Vanka S, Wali O. Flipped classroom in dental education: a scoping review. Eur J Dent Educ. 2020 May 1º;24(2):213-26. relatam que a FC é considerada um método de aprendizado misto, no qual o conteúdo é entregue aos alunos, antes da sessão presencial, geralmente por meio de recursos on-line. Os alunos adquirem conhecimento por conta própria a partir desses recursos e usam a sala de aula formal para se envolver em atividades destinadas a promover a cognição de ordem superior. O objetivo principal de uma FC é mudar o aprendizado de um modelo centrado no instrutor para uma abordagem centrada no aluno, envolvendo indivíduos ou equipes no aprendizado colaborativo. Assim, a FC pode ser definida como uma abordagem pedagógica que 1. move a maior parte do ensino de transmissão de informações para fora da sala de aula; 2. usa o tempo de aula para atividades de aprendizagem que sejam ativas e sociais; e 3. exige que os alunos concluam atividades pré e/ou pós-aula para que possam se beneficiar totalmente do trabalho em sala de aula3333. Vanka A, Vanka S, Wali O. Flipped classroom in dental education: a scoping review. Eur J Dent Educ. 2020 May 1º;24(2):213-26..

Yang et al.2828. Yang F, Lin W, Wang Y. Flipped classroom combined with case-based learning is an effective teaching modality in nephrology clerkship. BMCMed Educ . 2021 May 15;21(1):1-7 [acesso em 30 out 2022]. Disponível em: Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-021-02723-7
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realizaram um estudo quantitativo por meio da aplicação de questionários estruturados em que investigaram a eficácia da FC no ensino de nefrologia por meio da comparação com o ensino tradicional baseado em aulas expositivas (Learning Based Technique - LBT). Constatou-se que os participantes do grupo da FC tiveram melhor desempenho no questionário do que aqueles do grupo LBT, particularmente nas questões relacionadas à análise de caso. Mais estudantes consideraram a FC benéfica para a compreensão, o pensamento crítico, o gerenciamento do paciente e o trabalho em equipe em comparação com a LBT. Há impacto positivo da FC combinada com a abordagem Challenge Based-Learning (CBL) na educação em nefrologia, pois fornece um formato alternativo de pré-aula e em sala de aula para a implementação da FC. Um fator limitante foi não investigar as atividades posteriores à implementação das metodologias ativas.

O estilo de aprendizagem é a abordagem única de um indivíduo para compreender e reter informações, com base em pontos fortes, pontos fracos e preferências. A base fundamental da aprendizagem é, em última análise, obter um conjunto específico de habilidades e conhecimentos. Vários modelos e medidas de preferências de aprendizagem foram discutidos na literatura, alguns dos quais incluem o modelo de David Kolb, o modelo de Anthony Gregorc e a teoria de inteligência múltipla de Gardner. O modelo de Kolb tem sido o mais investigado, especialmente no campo da formação médica, tendo sido amplamente aplicado em pesquisas sobre aprendizagem. O modelo divide o processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimento em quatro categorias: acomodar, assimilar, convergir ou divergir, com base nos quatro estágios de aprendizagem: experimentação ativa (active experimentation - AE) ou fazer, conceitualização abstrata (abstract conceptualization - AC) ou pensar, experiência concreta (concrete experience - CE) ou observação e observação reflexiva (OR) ou sentimento3434. Pashler H, McDaniel M, Rohrer D, Bjork R. Learning styles concepts and evidence. Psychol Sci Public Interest. 2008 Dec 1º;9(3):105-19..

O estudo de Roberts et al.2626. Roberts JK, Hargett CW, Nagler A, Jakoi E, Lehrich RW. Exploring student preferences with a Q-sort: the development of an individualized renal physiology curriculum. Adv Physiol Educ . 2015;39:149-57. doi: https://doi.org/10.1152/advan.00028.2015.
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explorou os interesses dos estudantes de graduação em Medicina em relação às ferramentas de ensino, por meio de um questionário estruturado no método Q-sort, com 47 afirmações sobre o ensino da fisiologia renal. Constatou-se que três fatores dominantes foram fortemente definidos pelas preferências de aprendizagem: leitores preferem usar notas e um livro didático, e evitar palestras; estudantes socioauditivos preferem assistir a palestras, interatividade e trabalhar com colegas; e os estudantes visuais preferem estudar imagens e diagramas, e visualizar materiais on-line. Um quarto fator menor representou um pequeno grupo de estudantes contrário fortemente o ensino de fisiologia renal e nefrologia. Por fim, a pesquisa identificou e, em seguida, descreveu em detalhes os pontos de vista dominantes dos estudantes. Há que se ponderar que o método Q-sort implica uma dificuldade de compreensão dos resultados.

As desvantagens das metodologias ativas no ensino da nefrologia estão principalmente associadas à instrumentalização dos docentes para a aplicação das metodologias ativas (pode ser um fator limitante para o impacto das metodologias ativas), aos custos logísticos da aplicação nas práticas docentes (implicam adaptações logísticas e funcionais das IES) e ao engajamento dos estudantes (muitos estudantes de Medicina não se sentem estimulados a ser protagonistas da sua formação). As vantagens das metodologias ativas residem no fato de possibilitarem um aprendizado mais interativo, com maior protagonismo por parte do corpo discente e, por fim, por franquearem a possibilidade de um aprendizado mais próximo da prática clínica. O fato de os estudantes de Medicina trabalharem em pequenos grupos dentro das metodologias ativas possibilita que haja um maior compartilhamento de responsabilidades, o que facilita uma melhor abordagem de atitudes e uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados.

Perfil dos profissionais envolvidos no ensino da nefrologia na graduação médica

Alguns estudos procuraram elencar e descrever o perfil dos profissionais envolvidos na formação dos estudantes de Medicina na disciplina de nefrologia. Por conta da diversidade de métodos de ensino-aprendizagem empregados e dos diferentes processos de organização curricular, há heterogeneidade de informações na literatura. Além disso, o perfil do profissional envolvido com o ensino da disciplina de nefrologia nas IES também acaba impactando a análise crítica.

No estudo realizado por Arriba et al.1313. Arriba G de, Ortiz Arduán A, Rodríguez Pérez JC, Tejedor Jorge A, Santamaría Olmo R, Rodríguez Portillo M. La docencia de la nefrología en el grado de medicina. Nefrología. 2021;41(3):284-303., buscou-se conhecer a docência de nefrologia na graduação em Medicina da Espanha, por meio de uma pesquisa nos bancos de dados de universidades, do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estatística locais. Por se tratar de bases públicas, há possibilidade de que os dados obtidos não estejam atualizados. Observou-se que havia uma distribuição heterogênea de leitos por estudante, um baixo índice de professores vinculados diretamente às IES, uma associação das aulas de nefrologia com as aulas de urologia, uma concentração das atividades de nefrologia nos tópicos de injúria renal aguda, DCR, síndrome nefrótica/proteinúria e distúrbios hidroeletrolíticos, e, por fim, um aumento da disponibilidade de modalidades de metodologias ativas, notadamente durante o período pandêmico.

Hoenig et al.1919. Hoenig MP, Shapiro E, Hladik GA. Lessons learned from the ASN renal educator listserv and survey. Clin J Am Soc Nephrol. 2013;8(6):1054-60., em um estudo quantitativo tipo survey realizado nos Estados Unidos, constataram que 40% dos diretores de curso de nefrologia são não nefrologistas. Observou-se que o interesse pela nefrologia é sustentado quando os estudantes de Medicina acompanham os nefrologistas em visitas às enfermarias, induzindo a possibilidade de mentorá-los durante os estágios de internato; e, por fim, que os diretores de curso informaram uma significativa parcela de não apoio institucional para o aprendizado.

Prasad et al.3535. Prasad C, Sanger S, Chanchlani R, Kirpalani A, Noone D. Engaging medical students and residents in nephrology education: an updated scoping review. J Nephrol. 2022 Jan;35(1):3-32. doi: https://doi.org/10.1007/s40620-021-01135-6.
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constataram que a importância do engajamento da futura força de trabalho nefrológica é bem reconhecida e que os professores de nefrologia devem concentrar seus esforços em intervenções no currículo, e focar o comportamento futuro, escolhas de carreira e desfechos clínicos. O impacto de um currículo de nefrologia que envolvia clínicas de subespecialidades, palestras didáticas e fóruns on-line fez com que a maioria dos estudantes de Medicina se sentisse mais à vontade com a nefrologia clínica.

Uso de ferramentas on-line como estratégia para aumentar o interesse pelo aprendizado da nefrologia

Dois estudos avaliaram a utilização de ferramentas de interação on-line como estratégia para ampliar o interesse dos estudantes de graduação pelo aprendizado da nefrologia. Bijol et al.1515. Bijol V, Byrne-Dugan CJ, Hoenig MP. Medical student web-based formative assessment tool for renal pathology. Med Educ. 2015 Jan 31;20(1):1-7. doi: https://doi.org/10.3402/meo.v20.26765.
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desenvolveram uma análise quantitativa por meio de quizzes, em que exploraram o valor educacional da avaliação formativa para aprendizagem de patologia renal em um curso de fisiopatologia renal. Observaram que a maioria dos estudantes considerou que houve melhora da experiência de aprendizagem no curso de patologia renal e que esforços para revitalizar o material do curso e promover o aprendizado adicionando avaliações formativas on-line interativas melhoraram a experiência de aprendizado dos estudantes em geral. Rein et al.2525. Rein JL, Sparks MA, Hilburg R, Farouk SS. Tackling acid-base disorders, one Twitter poll at a time. Adv Physiol Educ . 2020;44:706-8. doi: https://doi.org/10.1152/advan.00099.2020.
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, em um estudo quantitativo do tipo survey, descreveram o uso de pesquisas de uma única pergunta no Twitter para fornecer educação suplementar sobre distúrbios ácido-básicos. Constatou-se que a maioria dos participantes concordou que as pesquisas eram uma maneira conveniente de aprender sobre os distúrbios ácido-básicos. Demonstrou-se uma ferramenta viável, envolvente e amplamente acessível para ensinar um tópico desafiador para estagiários e médicos, e, por fim, as pesquisas e respostas do Twitter do NephSIM apresentaram alto grau de engajamento, participação e satisfação entre os usuários. Porém, o uso exclusivo de ferramentas on-line limitava a participação dos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem.

DISCUSSÃO

Este estudo representa a primeira análise no modelo de revisão integrativa destinada a avaliar as metodologias de ensino-aprendizagem em nefrologia, no aprendizado de estudantes de Medicina. Nossa pesquisa revela que as pesquisas sobre esse tópico são extremamente incipientes e revelam somente alguns aspectos envolvidos com o processo ensino-aprendizagem.

No geral, observa-se que uma parcela dos estudos coloca as metodologias ativas como iniciativa promissora para aumentar o interesse dos estudantes pela nefrologia. As pesquisas ainda são insuficientes para demonstrar uma superioridade das metodologias ativas em relação às metodologias tradicionais, porém há indícios de que há impacto positivo no interesse dos estudantes pela disciplina3636. Bayefsky SD, Shah HH, Jhaveri KD. Nephrology education for medical students: a narrative review. Ren Fail . 2016 Aug 8;38(7):1151-9. doi: https://doi.org/10.1080/0886022x.2016.1185352.
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. A utilização da metodologia PBL parece ser a mais consolidada dentro da literatura, o que enseja um maior interesse de publicações futuras no impacto dessa metodologia no interesse dos estudantes de Medicina.

Outra constatação foi a de que uma parcela dos educadores médicos envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem da nefrologia na realidade é composta de não nefrologistas1313. Arriba G de, Ortiz Arduán A, Rodríguez Pérez JC, Tejedor Jorge A, Santamaría Olmo R, Rodríguez Portillo M. La docencia de la nefrología en el grado de medicina. Nefrología. 2021;41(3):284-303.. Infere-se que isso pode de fato ser um fator de dificuldade para o processo de ensino-aprendizagem, pois sabe-se que os não nefrologistas têm maior dificuldade para ministrar conteúdos relacionados à nefrologia, bem como podem apresentar resistência a ampliar o interesse dos estudantes pelo tema1313. Arriba G de, Ortiz Arduán A, Rodríguez Pérez JC, Tejedor Jorge A, Santamaría Olmo R, Rodríguez Portillo M. La docencia de la nefrología en el grado de medicina. Nefrología. 2021;41(3):284-303..

Poucos estudos realizados na literatura usaram um desenho de estudo com randomização e um grupo de controle. Esses estudos apontam para a utilidade de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para ajudar os estudantes de Medicina a aprender sobre a fisiopatologia da doença renal. Ainda assim, o sucesso dessas abordagens foi medido principalmente por relatórios de estudantes e testes feitos imediatamente após um curso; portanto, o impacto de longo prazo dessas abordagens educacionais permanece desconhecido. Mais importante ainda, os resultados desses estudos não podem atestar a melhora dos resultados dos pacientes como resultado dos métodos educacionais empregados.

Nossos achados reforçam as conclusões de revisão recente sobre o tema, na qual os autores observaram uma escassez de pesquisas em educação médica de alta qualidade em nefrologia em comparação com outras áreas da medicina36. Para efeito de comparação, houve relatos de utilização de ferramentas de simulação clínica com sucesso em ensaios controlados em áreas clínicas3636. Bayefsky SD, Shah HH, Jhaveri KD. Nephrology education for medical students: a narrative review. Ren Fail . 2016 Aug 8;38(7):1151-9. doi: https://doi.org/10.1080/0886022x.2016.1185352.
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, estratégia que, se empregada, pode ensejar um maior engajamento e aumento de interesse dos estudantes pela nefrologia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que estudos mais rigorosos são necessários no campo da nefrologia para avaliar com segurança a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem para ensinar o assunto a estudantes de Medicina. Os ensaios devem medir as mudanças nos resultados centrados no paciente, além das mudanças no conhecimento do estudante, bem como no interesse pela especialidade. Os resultados de tais estudos fornecerão uma contribuição mais significativa para o campo da nefrologia.

Em suma, falta rigor no desenho dos estudos sobre a formação do estudante de Medicina em nefrologia. Estudos controlados randomizados bem desenhados, bem como o uso de estudos de coorte comparando metodologias de ensino-aprendizagem, são necessários para avaliar a eficácia das técnicas educacionais introduzidas nos currículos das escolas médicas.

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  • 2
    Avaliado pelo processo de double blind review.
  • FINANCIAMENTO

    Declaramos não haver financiamento.

Editado por

Editora-chefe: Rosiane Viana Zuza Diniz. Editor associado: Danilo Borges Paulino.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Abr 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    24 Mar 2022
  • Aceito
    27 Fev 2023
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