Acessibilidade / Reportar erro

Rumos do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

EDITORIAL

Rumos do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Roberto Saad Júnior, TCBC-SP*

Há aproximadamente 21 anos convivemos com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Inicialmente como Membro Associado e Membro Titular e, há 16 anos, no Capítulo de São Paulo, nas mais diversas funções: diretor de seção, tesoureiro, secretário, vice-mestre e, finalmente, mestre do Capítulo.

Trabalhamos com cirurgiões que, além do conhecimento profundo da especialidade, sabiam também da arte de administrar. Fomos aprendendo.

Professor Eugênio Américo Bueno Ferreira, Professor Dario Birolini, Professor Samir Rasslan, Professor Nelson Fontana Margarido foram os mestres que nos antecederam. O Professor Eugênio e o Professor Samir atuaram também como Presidentes do Diretório Nacional do CBC.

Como Mestre do Capítulo, no biênio 98-99, tivemos a oportunidade de conviver com o Presidente do Diretório Nacional deste período, Dr. Luiz Guilherme Barroso Romano. Homem de ação, nos apoiou e esteve presente em todas as nossas cerimônias e, mais do que isso, foi aos poucos nos revelando os anseios, os problemas, as dificuldades dos nossos associados e também as possíveis soluções.

O Diretório Nacional e o Conselho de Seleção eleitos para o biênio 2000-2001 assumiram em 14 de janeiro de 2000. Desde então nos reunimos em três ocasiões, na sede do Colégio. Este início de gestão já possibilitou um conhecimento maior dos bastidores do Colégio, seus funcionários e sua organização. Revelou-nos quanto trabalho, todos aqueles liderados pelos Presidentes de cada Diretório, realizou. Um trabalho gigantesco. Estes homens, além do que realizaram, tiveram a nobreza de também deixar um caminho aberto para aqueles que os sucedessem. O potencial do Colégio é enorme. É justo, portanto, que se faça uma pequena homenagem aos Presidentes e Diretórios que por estes caminhos trilharam desde 1929.

Desprendimento, honestidade, entusiasmo foram os seus alicerces.

Capacidade, trabalho e liderança foram os seus instrumentos. E um único ideal: tomar o CBC uma sociedade representativa dos cirurgiões do nosso país. Reconhecemos e agradecemos, portanto, a todos aqueles que por aqui passaram e cumpriram brilhantemente suas funções, e mais, deixando pronto um terreno fértil para novas realizações. Este novo Diretório já discutiu e definiu suas metas:

1 - Reavaliar as funções de todos os Mestres de Capítulos.

2 - Atualizar a home-page do CBC.

3 - Criar comissões especiais:

a - De convênios médicos

b - De captação de recursos financeiros

4 - Manter maior relacionamento com o poder público Municipal, Estadual e Federal.

5 - Manter maior relacionamento com outras sociedades médicas.

6 - Criar Cooperativa de Crédito do CBC.

7 - Promover inquéritos com nossos associados: científicos ou não.

8 - Promoção do Congresso Brasileiro em julho de 2001, junto com o Capítulo de São Paulo.

9 - Propostas para mudança de nosso Estatuto.

É a vontade deste Diretório.

Há entusiasmo.

Há idealismo.

Há alegria.

É impossível não atingi-las.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Jul 2009
  • Data do Fascículo
    Fev 2000
Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br