Acessibilidade / Reportar erro

Incrível: os ideais são os mesmos

Incredible: the ideals are the same

EDITORIAL

Incrível: os ideais são os mesmos

Incredible: the ideals are the same

Roberto Saad Júnior, TCBC

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões tem insistido que é preciso incursões no campo da política. Não existe outra maneira de fazer valer nossas idéias, senão através de Leis, e as Leis estão nas mãos de Deputados e Senadores, portanto vamos a eles!

O mais difícil: como chegar perto destes homens? Como fazê–los ouvir nossas preces? É bem verdade, que a convite do Diretório Nacional, o então Vice Presidente da República, o Excelentíssimo Marco Antonio Maciel, já esteve nos visitando, assim como o Deputado Federal Dr. Arlindo Chinaglia (médico radiologista). Embora tenha sido um começo de relacionamento, talvez por falta de prática e experiência, foi um começo tímido e com poucos resultados práticos, porém foi um começo.

Destes encontros ficou a impressão de que nada conseguiríamos: ou os homens políticos, de fato, são inacessíveis ou nós do CBC teríamos muito que aprender.

Por outro lado, não muito animados e com poucas esperanças, o Diretório Nacional (biênio

2002—2003) e o novo Diretório (biênio 2004–2005), resolveram marcar audiência com o Deputado Federal Dr. Rafael Guerra, lá em Brasília, além de aproveitar esta visita para convidá–lo à cerimônia de Posse do atual Diretório.

O Deputado Rafael Guerra é o Presidente da Frente Parlamentar de Saúde e não seria exagero afirmar que depois do Ministro da Saúde, é Rafael Guerra o Parlamentar mais importante na área de Saúde do País.

Era nítida a convicção de que nossa audiência, depois dos cordiais abraços e afagos, findaria após alguns minutos.

Surpresa agradável, estivemos dialogando e trocando idéias com o Deputado por mais de três horas.

Surpresa agradável, o Deputado conhecia vários Titulares do CBC.

Surpresa agradável, o Deputado foi cirurgião, trabalhou na Santa Casa de Belo Horizonte e conhecia de maneira profunda e crítica todos os problemas que acompanham , os Hospitais, as Faculdades de Medicina, os Médicos (principalmente, os Cirurgiões), os Residentes e os Doentes. Diga–se apenas por lembrança, que Dr. Rafael Guerra também foi Mestre do Capítulo de Minas Gerais. Discutimos a indústria dos "erros médicos", o número excessivo de Escolas Médicas não capacitadas para ensinar, e os honorários médicos aviltantes.

Surpresa agradável, o Deputado convocou o CBC para ajudá–lo a cristalizar, as suas e as nossas idéias, mas, que para isto, alertou que seria necessário muito trabalho de ambas as partes. Não só convocou o CBC, mas afirmou que gostaria de uma atuação mais firme e constante do nosso Diretório e de todos os nossos Membros. Relatou que a sociedade de um modo geral não cobra dos políticos que ela própria elegeu e mais do que isto, não colabora com o mesmo.

Senhores esta narrativa muito se assemelha a uma fábula, com moral e tudo.

De um lado, nós do CBC, convictos de que o diálogo com os políticos seria impossível, de outro, os políticos querendo nosso apoio e mais, esperando ansiosos nossa visita.

Moral: OS IDEAIS SÃO OS MESMOS

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Out 2007
  • Data do Fascículo
    Fev 2004
Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br