Acessibilidade / Reportar erro

XXVI Congresso brasileiro de cirurgia: missão cumprida

XXVI Brazilian congress of surgery: mission accomplished

EDITORIAL

XXVI Congresso brasileiro de cirurgia - missão cumprida

XXVI Brazilian congress of surgery- mission accomplished

TCBC Roberto Saad Jr. – Presidente do Congresso

TCBC José Reinan Ramos – Presidente da Comissão Científica

TCBC Armando de Oliveira e Silva – Presidente da Comissão Organizadora

Podemos considerar que o XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia foi um sucesso. Ultrapassou os objetivos planejados não só no aspecto científico como também no social com melhoria da confraternização entre os cirurgiões. Além disso, alcançamos a reserva financeira projetada e avançamos na união política do CBC.

A harmonia e parceria entre as comissões científica e organizadora, o apoio do diretório nacional do CBC, a participação efetiva dos cirurgiões de todos os estados do Brasil, e a execução das tarefas de maneira compartilhada, com regras e responsabilidade foram condições primordiais para o resultado positivo do XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia.

Além da atualização cirúrgica, o objetivo final do congresso foi aumentar a representatividade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Os membros do CBC do Rio de Janeiro esperam ter cumprido esta missão com sucesso.

Ensinar e perpetuar a arte da cirurgia são obrigações de todo cirurgião. O CBC sempre contribuiu para o aperfeiçoamento do jovem cirurgião. Um exemplo disto foi a participação expressiva neste congresso (quase 2 mil) de residentes e estudantes de todo o Brasil. O residente de cirurgia representa o futuro do CBC.

O objetivo principal do congresso foi proporcionar uma discussão dos avanços da Cirurgia, baseados em níveis de evidências sem, entretanto, perder o senso humanista e ético da relação médico-paciente.

Mais de quatro mil participantes, entre estudantes, residentes e cirurgiões de todo o país se reuniram no XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, de 5 a 9 de junho, no Riocentro para discutir os avanços atuais da cirurgia com a participação de 20 convidados internacionais.

Durante cinco dias foram realizadas 24 conferências, 6 simpósios de especialidades, 6 cursos de atualização, 10 workshops, 9 consensos, 38 mesas redondas, 10 painéis interativos e 16 debates. Foram promovidas também sessões de vídeos-convidados (3), temas livres (76), vídeos livres (16) e pôsteres (3 dias), com mais de dois mil trabalhos selecionados.

Os prêmios dos melhores trabalhos foram viagens para Paris, Santiago e Buenos Aires. O felizardo do sorteio foi um residente do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. A Feira Comercial contou com a participação de 58 empresas. O marco da programação social foi a festa de confraternização no Morro da Urca.

Os milhares de trabalhos científicos recebidos, o expressivo número de palestrantes e congressistas (mais de 4 mil inscritos), a adequação da programação científica e o garantido retorno financeiro comprovam a grandiosidade do XXVI congresso Brasileiro de Cirurgia e fortalece, ainda mais, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Agradecemos profundamente a todos os membros que contribuíram para o brilhantismo da programação científica e o sucesso deste congresso.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Nov 2005
  • Data do Fascículo
    Jun 2005
Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br