Acessibilidade / Reportar erro

XXI Fórum de Pesquisa em Cirurgia

XXI Research Summit in Surgery

EDITORIAL

XXI Fórum de Pesquisa em Cirurgia

XXI Research Summit in Surgery

Ruy Garcia Marques, TCBC

Coordenador do XXI Fórum de Pesquisa em Cirurgia

No dia 10 de novembro último, o Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões realizou o XXI Fórum de Pesquisa em Cirurgia, evento que vem sendo realizado anualmente, desde 1986. O Fórum se caracteriza por incentivar a divulgação do trabalho de Núcleos de Pesquisa Cirúrgica Experimental de todo o País, reunindo cirurgiões e alunos (de Graduação e de Pós-Graduação), de diferentes formações dentro da área da Saúde. Trata-se, pois, de oportunidade para se cotejar resultados e métodos de trabalhos, bem como para a troca de idéias e experiências, indispensáveis para a evolução da Cirurgia.

Neste ano, foi apresentado um número expressivo de trabalhos de grande relevância, com a participação de pesquisadores oriundos de diversos Estados, mostrando a importância que a Comunidade Científica Brasileira vem dispensando à sua realização. Com a publicação dos resumos dos trabalhos na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, agora indexada na base de dados Scielo, a visibilidade do evento assume porte ainda maior e, sem dúvida, possibilita a sua ampla divulgação. Certamente, esse fato se constituirá em grande estímulo para o incremento da produção científica nacional e para um maior número de participantes nas versões futuras do Fórum.

Tradicionalmente, a Cirurgia é definida como a parte da terapêutica médica que se dedica ao tratamento de doenças e traumatismos por meio de processos operatórios manuais e instrumentais. Ainda que permaneça e seja plenamente válida essa definição, o cirurgião, afora o grande desenvolvimento de aspectos técnicos de importância inquestionável, se voltou para as ciências básicas, buscando respostas que visam ao restabelecimento e à manutenção da função orgânica, no pré-, per- e pós-operatório. Assim, estudos relacionados à resposta inflamatória à lesão, função imune, metabolismo, química, física e genética, dentre muitos outros, realizados em conjunto com um grande contingente de profissionais das áreas básica e clínica, há muito passaram a fazer parte de seu cotidiano.

Os últimos 150 anos assistiram o grande progresso da Cirurgia. Nas últimas décadas desponta um grande interesse na pesquisa e passa a existir mútua colaboração entre a Cirurgia e a Ciência Médica Básica, em uníssono com a importante contribuição tecnológica. A Cirurgia atual representa uma mera transição entre o passado e o futuro e muito do que antes era inconcebível e inimaginável tornou-se realidade. Considerando-se todo o grande avanço ocorrido, é impossível se especular sobre o futuro da Cirurgia. No início, predominava a arte, mas o enfoque atual vem, sobretudo, da Ciência: Cirurgia – Arte e Ciência.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Fev 2007
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br