SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1The new journal of the CBCEvaluation of the analgesic effects of the lumiracoxib compared with placebo in the 24 first postoperative hours author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Print version ISSN 0100-6991

Rev. Col. Bras. Cir. vol.36 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912009000100002 

EDITORIAL

 

Bem-Vindo ao 28º Congresso Brasileiro de Cirurgia

 

Welcome to 28° Brazilian Congress of Surgery

 

 

TCBC Roberto Saad JuniorI; TCBC Gaspar de Jesus Lopes FilhoII

IPresidente da Comissão Cientifica
IICoordenador Geral

 

 

O Capítulo de São Paulo e o Diretório Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões estão organizando o XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia com a previsão de participação de 5 mil especialistas.

Estamos nos preparando para realizar o maior Congresso da América Latina.

É um acontecimento de grande importância para a Medicina Brasileira.

Este evento congregará 700 palestrantes Nacionais, renomados convidados de grande conhecimento em suas áreas de atuação. Serão pelo menos 17 convidados estrangeiros, que possibilitarão trocas de conhecimentos que serão fundamentais para a atualização da arte médica.

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões estará completando 80 anos de trabalhos ininterruptos em julho, durante a realização do Congresso. Foi fundado em 1929, por iniciativa de Barbosa Viana, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira Diretoria teve como Presidente Brandão Filho. O primeiro Congresso realizou-se em 1938 e foi organizado por Alfredo Monteiro. Na cidade de São Paulo aconteceu o VII Congresso ( o primeiro em nosso Estado), sob a Presidência de Jessé Teixeira. Desde então com intervalos de dois ou três anos, vêm se realizando os Congressos tendo como Estados - Sede Rio de Janeiro ou São Paulo. Em 1997, o Congresso teve lugar na cidade de Recife,, o primeiro fora do eixo Rio-São Paulo. Desde então outros foram realizados : Porto Alegre foi em 2003 e em Belo Horizonte em 2007. O XXVIII é o atual e tem a responsabilidade de representar toda a história aqui contada. Uma história de idealismo, de seriedade, de conhecimento e de amor à Cirurgia. Esta responsabilidade não pesa somente nos ombros dos organizadores mas sim, e principalmente, sobre todos os Cebeceanos. Façamos sempre deste evento a força e a união e que seja um marco no Brasil da nossa existência, da nossa palavra!

A formatação deste Congresso seguiu rigorosamente ao nosso Estatuto. Os coordenadores das diversas sessões tem trocado idéias com os Vice-Presidentes Setoriais e Mestres de Capítulos para indicações de convidados de seus Estados. Esta foi a nossa preocupação primeira! Do mesmo modo os Presidentes de Comissões Permanentes foram convocados para compor a Comissão Cientifica.

Neste Congresso foi privilegiada a interatividade, pois haverá uma grande variedade de Painéis, Mesas Redondas Interativas, Casos Clínicos, Cirurgia Baseada em Evidências e muitas outras sessões que exigirão uma participação intensa da platéia com oportunidades de diálogos, comentários e perguntas.

Entre os dias 26 a 30 de julho de 2009, estaremos juntos sob a Presidência do TCBC Edmundo Machado Ferraz, a comemorar esta celebração do saber, neste Congresso Brasileiro de Cirurgia, que a tradição já consagrou como um dos eventos mais importantes da nossa especialidade.

É importante que visitem o "hotsite" do Congresso. A programação preliminar lá está. Os nomes dos convidados estrangeiros lá estão. Os nomes de todos os coordenadores de sessões lá estão. Todas as semanas acrescentamos dados, formatamos mesas etc, de modo que podemos acompanhar a evolução e a história deste XXVIII Congresso neste "site". Existe até mesmo um fórum, onde todos poderão formular perguntas, comentários, dúvidas, elogios e críticas. Todas as informações necessárias: inscrições, temas livres, shows, hotéis já estão à disposição.

www.cbcsp.org.br / www.cbc.org.br

Teremos imenso prazer em acolher todos os comentários, responderemos a todos.

Visitem o "site".

Compareçam ao Congresso Brasileiro de Cirurgia.

Façamos do XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia um sucesso! O mesmo sucesso que vem acompanhando a trajetória e a história dos nossos Congressos. Esta responsabilidade é de todos nós Cebeceanos.