Acessibilidade / Reportar erro

Estudo longitudinal das alterações hemodinâmicas e estruturas cardíacas em gestantes sem patologia

Resumos de Teses

Estudo Longitudinal das Alterações Hemodinâmicas e Estruturas Cardíacas em Gestantes sem Patologia

Dissertação de Mestrado desenvolvida e defendida no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, em 12/12/97.

Autor: Vera Therezinha Medeiros Borges

Orientadora: Profª Drª Marilza Vieira da Cunha Rudge

Objetivos: investigar as alterações hemodinâmicas e estruturais cardíacas que ocorrem na gestação sem patologias e associa-lás à classificação peso/idade gestacional dos recém-nascidos.

Sujeitos e métodos: é um estudo longitudinal em que 23 gestantes sem patologias, fizeram ecocardiograma em três períodos da gestação: antes da 12ª semana, próximo da 26ª e da 36ª semanas de gestação. O grupo não-gestante foi constituído de 20 mulheres que realizaram um único exame ecocardiográfico.

Resultados e conclusões: as alterações cardiocir-culatórias desencadeadas pela gestação foram: 1) aumento da freqüência cardíaca, do volume sistólico, do débito cardíaco, do diâmetro do átrio esquerdo, do ventrículo esquerdo, espessamento da parede ventricular, da massa do ventrículo esquerdo; 2) queda significativa da pressão arterial média e da resistência periférica. As seguintes alterações ocorreram desde o início da gestação: queda da pressão arterial média, aumento do diâmetro do átrio esquerdo, aumento do ventrículo e da massa ventricular. Após o 1º trimestre foram observados: aumento da freqüência cardíaca, do débito cardíaco, espessamento da parede ventricular e queda da resistência periférica. Apenas a pressão arterial média voltou a níveis não-gravídicos no 3º trimestre. Nas mães dos recém-nascidos de peso adequado, houve aumento do débito cardíaco e do diâmetro do átrio esquerdo, queda da resistência periférica e manutenção da pressão arterial média. Nas mães dos recém-nascidos de baixo peso, o débito cardíaco manteve-se constante, o diâmetro do átrio esquerdo aumentou discretamente, a resistência periférica teve elevação importante e houve aumento da pressão arterial média.

Palavras-chave: gestação. Ecocardiograma. Adaptações cardiovasculares. Hemodinâmica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Maio 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br