Acessibilidade / Reportar erro

Ultra-sonometria de calcâneo em mulheres pré e pós-menopáusicas comparação com densitometria óssea

Resumos de Teses

Ultra-Sonometria de Calcâneo em Mulheres Pré e Pós-Menopáusicas Comparação com Densitometria Óssea

Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, para obtenção do título de Mestre em Clínica Médica. Área de concentração: Geriatria, em 30/12/97.

Autor: Mariangela Badalotti

Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Araújo de Souza

Estudo prospectivo e transversal, que teve como objetivo avaliar a ultra-sonometria de calcâneo em mulheres pré e pós-menopáusicas e comparar os resultados com os da densitometria de coluna e fêmur.

Foram estudados a atenuação do som (BUA), a velocidade do som (SOS) e o índice quantitativo de ultra-som (QUI) em 293 mulheres com mais de 35 anos de idade, sendo 114 pré-menopáusicas e 173 pós-menopáusicas. Dentre estas, 100 selecionadas aleatoriamente foram submetidas à densitometria óssea duoenergética. Análise estatística pelo teste t de Student, correlação linear e curva de ROC.

Os resultados mostraram diminuição significante (p<0,0001) dos índices ultra-sonométricos na pós-menopausa em relação à pré-menopausa. Constatou-se correlação positiva significante entre a ultra-sonometria e a densitometria (r = 0,57 a 0,62; p<0,0001). Verificou-se que a ultra-sonometria é parcialmente dependente da massa óssea (R2 = 0,32 a 0,34). As mulheres osteoporóticas apresentaram diminuição significante no BUA, no SOS e no QUI em relação às mulheres normais (p < 0,0001). Os valores-de-corte determinados pela curva de ROC para identificar osteoporose foram 61,9 dB/MHz para o BUA, 1539,4 m/s para o SOS e 85,4 para o QUI. Para esses índices a sensibilidade da ultra-sonometria foi de 90%, a especificidade foi de 57%, o valor preditivo positivo foi de 51%, e o valor preditivo negativo foi de 92%, para uma prevalência de 33%.

Concluiu-se que as alterações ósseas induzidas pela menopausa e pela osteoporose são detectáveis pela ultra-sonometria, que os parâmetros ultra-sonométricos são parcialmente dependentes da massa óssea e que a ultra-sonometria é um bom método de screening populacional para osteoporose.

Palavras-chave: Osteoporose. Ultra-sonometria. Calcâneo. Menopausa.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Maio 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br