Acessibilidade / Reportar erro

Valor da histerossonografia na avaliação da cavidade endometrial na mulher com sangramento uterino anormal

Resumo de Tese

Valor da Histerossonografia na Avaliação da Cavidade Endometrial na Mulher com Sangramento Uterino Anormal

Tese de Mestrado em Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, apresentada em 14/11/97.

Autor: Luiz Guilherme Trevisan de Albuquerque

Orientador: Prof. Dra. Ellen Elizabeth Hardy

Sangramento uterino anormal é uma das queixas mais freqüentes das mulheres que procuram atenção ginecológica. Por este motivo, observa-se a necessidade de obter-se o diagnóstico de suas causas com métodos propedêuticos de fácil execução, de alta acurácia diagnóstica e de baixo custo. Esta pesquisa comparou a acurácia diagnóstica da histerossonografia com a da ultra-sonografia e histeroscopia no diagnóstico das alterações uterinas nas mulheres com história clínica de sangramento uterino anormal, tendo como padrão ouro a histologia. Foram examinadas 56 pacientes assistidas no Setor de Histeroscopia do CAISM/UNICAMP e os resultados analisados, comparando a sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivo e negativo dos três métodos propedêuticos. A sensibilidade da histerossonografia e da histeroscopia foi de 94% e a da ultra-sonografia foi de 83%. A especificidade da histerossonografia foi de 87%, da histeroscopia de 92% e da ultra-sonografia 76%. As diferenças entre os três métodos não foram estatisticamente significativas. Concluímos que a histerossonografia é um método de grande acurácia para diagnóstico de alterações orgânicas que causam sangramento uterino anormal, podendo ser utilizado como método substituto da histeroscopia e complementar à ultra-sonografia para diagnóstico de alterações uterinas causadoras de sangramento uterino anormal.

Palavras-chave: Ultra-sonografia. Histeroscopia. Sangramento uterino anormal. Endométrio: investigação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Out 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br