Acessibilidade / Reportar erro

Índice proteinúria/creatininúria em gestantes com hipertensão arterial sistêmica

Resumo de Tese

Índice Proteinúria/Creatininúria em Gestantes com Hipertensão Arterial Sistêmica

Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Clínica Médica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentada em 03/08/98.

Autor: José Geraldo Lopes Ramos

Orientador: Prof. Dr. Elvino Guardão Barros

Objetivos: Verificar a correlação entre o índice proteína/creatinina em amostra isolada de proteinúria de 24 horas. Medir a sensibilidade e especificidade do índice para o diagnóstico de proteinúria significativa. Estabelecer o nível da relação proteína/creatinina urinária com melhor predição para o diagnóstico de proteinúria significativa em gestantes com hipertensão arterial sistêmica.

Delineamento do Estudo: Foi realizado estudo transversal em 105 gestantes com 20 semanas de idade gestacional, ou mais, com hipertensão arterial sistêmica, atendidas na Maternidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em que o fator de estudo é o índice proteína/creatinina, dosado em amostra aleatória de urina, e o desfecho é a medida da proteinúria de 24 horas. O nível de significância foi estabelecido em 0,05.

Resultados: O coeficiente de correlação entre a proteinúria de 24 horas e o índice proteína/creatinina urinária foi de 0,94. Não foi encontrada diferença significativa entra as medidas do índice pelos diversos períodos do dia. Foi construída uma curva ROC através da análise da sensibilidade e especificidade do índice para o diagnóstico de proteinúria significativa (> 300 mg/24 horas). A especificidade e o valor preditivo positivo foram de 100% para um índice > 0,8. Os melhores valores de sensibilidade (0,96), especificidade (0,96) e valores preditivos positivo (0,96) e negativo (0,96) para o diagnóstico de proteinúria > 300 mg/24 horas ocorreram quando o índice proteína/creatinina foi de 0,5 mg/mg.

Conclusão: O índice proteinúria/creatininúria, em amostra aleatória de urina de gestantes com hipertensão arterial, apresentou boa sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de proteinúria > 300 mg/24 horas e uma forte correlação com a proteinúria de 24 horas. Um índice de 0,5 mg/mg apresenta uma predição de proteinúria significativa, podendo ser utilizado para o diagnóstico em gestantes com hipertensão arterial.

Palavras-chave: Hipertensão arterial na gestação. Gestação de alto-risco. Pré-natal. Proteinúria.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Out 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br