SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue5Full-term pregnancy after endometrial ablationSangramento uterino anormal na adolescência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Print version ISSN 0100-7203On-line version ISSN 1806-9339

Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.21 no.5 Rio de Janeiro June 1999

https://doi.org/10.1590/S0100-72031999000500010 

Resumo de Tese

Estudo Anatomoclínico do Carcinoma Ductal Invasivo da Mama em Pacientes Axila-Negativas Associado à Identificação dos Receptores de Estrogênio.

 

Autor: Gilberto Uemura
Orientador: Prof. Dr. Laurival A. de Luca

 

Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em Ginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, para obtenção do Título de Mestre, em 17/8/98.

 

 

A incidência preocupante, as desastrosas conseqüências na saúde orgânica e psíquica e os elevados índices de mortalidade conferem ao câncer de mama características de grave problema de saúde pública mundial. Os aspectos heterogêneos desta doença associados ao mau prognóstico tem incentivado a identificação de fatores que permitam a melhor compreensão do seu comportamento biológico. Estes fatores podem ser divididos em anatomopatológicos e biológicos. As pacientes axila-negativas são as que apresentam melhor taxa de sobrevida em relação às pacientes axila-positivas. Entretanto cerca de 30% das pacientes axila-negativas apresentam pior prognóstico, com recidiva sistêmica do câncer. Analisamos, retrospectivamente, 54 pacientes axila-negativas através de dados clínicos e anatomopatológicos, correlacionando com a expressão do receptor de estrogênio. A idade variou de 25 a 80 anos (média de 57 anos) e o tamanho do tumor entre 1 a 20 cm (média de 3,42 cm). Realizamos associação entre vários parâmetros clínicos e anatomopatológicos e encontramos significado estatístico entre tamanho de tumor e óbito, grau histológico e expressão do receptor de estrogênio, período livre de doença e grau histológico, período livre de doença e expressão de receptor de estrogênio, sobrevida e tamanho do tumor e sobrevida e grau histológico.

Palavras-chave: Mama: câncer. Receptor de estrógenos. Câncer: prognóstico.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License