Acessibilidade / Reportar erro

Estudo anatomoclínico do carcinoma ductal invasivo da mama em pacientes axila-negativas associado à identificação dos receptores de estrogênio

Resumo de Tese

Estudo Anatomoclínico do Carcinoma Ductal Invasivo da Mama em Pacientes Axila-Negativas Associado à Identificação dos Receptores de Estrogênio.

Autor: Gilberto Uemura

Orientador: Prof. Dr. Laurival A. de Luca

Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em Ginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, para obtenção do Título de Mestre, em 17/8/98.

A incidência preocupante, as desastrosas conseqüências na saúde orgânica e psíquica e os elevados índices de mortalidade conferem ao câncer de mama características de grave problema de saúde pública mundial. Os aspectos heterogêneos desta doença associados ao mau prognóstico tem incentivado a identificação de fatores que permitam a melhor compreensão do seu comportamento biológico. Estes fatores podem ser divididos em anatomopatológicos e biológicos. As pacientes axila-negativas são as que apresentam melhor taxa de sobrevida em relação às pacientes axila-positivas. Entretanto cerca de 30% das pacientes axila-negativas apresentam pior prognóstico, com recidiva sistêmica do câncer. Analisamos, retrospectivamente, 54 pacientes axila-negativas através de dados clínicos e anatomopatológicos, correlacionando com a expressão do receptor de estrogênio. A idade variou de 25 a 80 anos (média de 57 anos) e o tamanho do tumor entre 1 a 20 cm (média de 3,42 cm). Realizamos associação entre vários parâmetros clínicos e anatomopatológicos e encontramos significado estatístico entre tamanho de tumor e óbito, grau histológico e expressão do receptor de estrogênio, período livre de doença e grau histológico, período livre de doença e expressão de receptor de estrogênio, sobrevida e tamanho do tumor e sobrevida e grau histológico.

Palavras-chave: Mama: câncer. Receptor de estrógenos. Câncer: prognóstico.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Ago 2006
  • Data do Fascículo
    Jun 1999
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br