Acessibilidade / Reportar erro

Estudo da citometria de fluxo e de outras variáveis prognósticas em carcinoma invasivo da mama

Resumo de Tese

Estudo da Citometria de Fluxo e de outras Variáveis Prognósticas em Carcinoma Invasivo da Mama

Autor: Regina Paula Zambotti

Orientador: Prof. Dr. Laurival A. de Luca

Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia, Área de Concentração em Ginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, para obtenção do Título de Mestre, em 14/12/98.

Foram estudados 63 Carcinoma da Mama (CM) invasivos, os quais investigamos a correlação do índice DNA, fase S e R.E. com parâmetros clínicos e anátomo-patológicos. Avaliamos: raça, paridade, edema, ulceração, presença de linfonodos palpáveis, mama comprometida e estadiamento. Porém, só foram correlacionados: o índice DNA, fase S e os RE com a idade e o tamanho do tumor verificado pela clínica. Do ponto de vista anátomo-patológico e imuno-histoquímico correlacionamos: grau histológico, índice mitótico e comprometimento axilar com o índice DNA, fase S e RE Considerando os dados disponíveis em nossa casuística, só foi possível correlacionarmos o índice DNA, fase S e o RE com o PLD observamos as seguintes associações estatisticamente significativas: Fase S com: índice mitótico, tamanho do tumor e índice de DNA. Índice de DNA com: índice mitótico e grau histológico. RE com: índice mitótico, grau histológico e idade. Não consideramos relevante a associação entre índice DNA, fase S e RE com o tipo histológico do tumor devido ao pequeno número de casos diferentes do carcinoma ductal invasivo. Portanto, com base em nossa investigação, o índice mitótico e o grau histológico podem contribuir para o valor prognóstico na impossibilidade da realização da CF Porém, a correlação entre os vários parâmetros estudados, contribui com informações mais precisas sobre o prognóstico do CM.

Palavras-chave: Mama: câncer. Câncer: prognóstico.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Ago 2006
  • Data do Fascículo
    Ago 1999
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br