Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição de Macrófagos, Linfócitos T e Linfócitos B em Vilosidades Placentárias de Gravidezes Humanas a Termo

Resumo de Tese

Distribuição de Macrófagos, Linfócitos T e Linfócitos B em Vilosidades Placentárias de Gravidezes Humanas a Termo

Autor: Júlio Augusto Gurgel Alves

Orientadora: Prof. Dra Maria Neile Torres de Araújo

Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 29/10/1999.

Objetivos: Os trabalhos sobre a distribuição de macrófagos e linfócitos na placenta humana apresentam resultados divergentes e não encontramos referências comparando a distribuição destas células segundo o tipo de parto. Decidimos verificar a distribuição destas células no estroma das vilosidades de placentas obtidas após o parto normal e cesáreas eletivas.

Métodos: Em nossa pesquisa, estudamos trinta e uma placentas de gestantes a termo, através de imuno-histoquímica, utilizando a técnica do complexo Avidina-Biotina-Peroxidade. Vinte placentas (64,5%) foram obtidas após parto normal e 11 (33,5%) após cesáreas eletivas.

Resultados: Os resultados obtidos mostram que as células CD68+ estão correspondendo a 17% das células do estroma das vilosidades placentárias e que as células CD43+ e CD20+ estão presentes na proporção de 4,9% e 0,81%, respectivamente. Os anticorpos anti-CD68 e anti-CD43 apresentam boa especificidade para macrófagos e linfócitos B. As células anti-CD43+, pelas características morfológicas associadas a imuno-histoquímica, parecem ser representadas principalmente pelos linfócitos T. Quanto à proporção de células CD68+ (macrófagos), variaram de 4,51% a 63,03%. As placentas não apresentaram grandes variações quanto à proporção de células CD43+ (linfócitos T) e observamos uma tendência à ausência de células CD20+ (linfócitos B) nas vilosidades.

Conclusões: Concluímos que os macrófagos são mais freqüentes do que os linfócitos T e linfócitos B, e não observamos diferenças estatisticamente significantes nas porcentagens de macrófagos e de linfócitos nas vilosidades das placentas humanas, quando obtidas de parto vaginal e de cesáreas eletivas.

Palavras-chave: Placenta. Imuno-histoquímica. Parto normal. Cesareana. Imunidade na gravidez.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Out 2005
  • Data do Fascículo
    Mar 2000
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br