Acessibilidade / Reportar erro

Prognóstico da Mola Hidatiforme pela Citometria Digital

Resumo de Tese

Prognóstico da Mola Hidatiforme pela Citometria Digital

Autor: José Mauro Madi

Orientador: Prof. Dr. Hermógenes Chaves Netto

Tese de Doutorado desenvolvida e apresentada na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 21/12/99.

O objetivo do estudo foi o de prognosticar a evolução da mola hidatiforme para a cura espontânea ou doença trofoblástica persistente, pela citometria digital. Assim, estudou-se lâminas obtidas de blocos de parafina usados para o diagnóstico histológico da patologia molar com coloração pelo método de Feulgen. As pacientes foram divididas em 2 coortes quanto aos resultados citométricos: diplóides e não diplóides. Equipamento utilizado para a leitura das lâminas: PC 486 com 16 Mb de memória RAM; placa de captura de imagem TARGAPlusâ; monitor de vídeo convencional; microscópio marca MEIJIâ com câmara de vídeo acoplada da mesma marca; sistema operacional WIMG da Mcom Informáticaâ. A investigação foi do tipo coorte com distribuição dos dados obtidos em tabela de contingência e submetidos ao teste de qui-quadrado para se verificar a associação do diagnóstico citométrico com a evolução da doença, considerando-se significativa a associação quando p<0,05. Os resultados mostraram que a citometria digital mostrou-se capaz de predizer a evolução da mola hidatiforme (qui-quadrado com correção de Yates: p=0,0053 ¾ significativo; sensibilidade=0,76%; especificidade=77%; valor preditivo positivo=86%; valor preditivo negativo=63%; redução do risco absoluto=0,49; risco relativo=2,30 (1,20-4,43); "odds ratio"=10,56 (1,77-74,40). Concluiu-se que a citometria digital, quando avaliada pelos testes de preditividade, mostrou-se capaz de prognosticar a evolução da mola hidatiforme. O exame, quando diplóide, denotou 2,3 vezes mais propensão da paciente acometida vir a desenvolver doença trofoblástica persistente do que aquela com citometria digital não-diplóide.

Palavras-chave: Doença trofoblástica gestacional. Citometria. Ploidia.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2005
  • Data do Fascículo
    Maio 2000
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br