Acessibilidade / Reportar erro

Análise Quantitativa do Colágeno no Paramétrio e Cúpula Vaginal de Mulheres com e sem Prolapso Uterino

Resumo de Tese

Análise Quantitativa do Colágeno no Paramétrio e Cúpula Vaginal de Mulheres com e sem Prolapso Uterino

Autor: Claudia Cristina Takano

Orientador: Prof. Dr. Manoel J.B.C. Girão

Tese apresentada à Universidade Federal de São Paulo ¾ Escola Paulista de Medicina para obtenção do Título de Mestre em Ginecologia em 12 agosto de 1999.

Avaliamos a quantidade de colageno no paramétrio e na cúpula vaginal de mulheres com e sem prolapso uterino. Estudamos 23 pacientes que foram submetidas à histerectomia abdominal com diagnóstico de leiomioma uterino, e 33 pacientes com prolapso uterino, que foram submetidas à histerectomia vaginal. Durante o procedimento cirúrgico retiramos fragmentos do paramétrio e da cúpula vaginal, e processamos o material para análise histológica utilizando a coloração de picrosirius. Para a quantificação das fibras de colágeno utilizamos o sistema de análise digital de imagem por computador (Imagelab ¾ Softium). Comparamos inicialmente a quantidade de colágeno no paramétrio e na cúpula vaginal. Não houve diferença no colágeno dos dois locais nas pacientes sem prolapso uterino, enquanto no grupo com prolapso uterino, a quantidade de colágeno no paramétrio foi significativamente menor do que na cúpula. Quando comparamos a quantidade de colágeno dos dois grupos, observamos quantidade significativamente menor de colágeno no paramétrio e na cúpula vaginal das pacientes com prolapso uterino em comparação com as pacientes sem prolapso uterino. Subdividimos as pacientes dos dois grupos consoante o estado menopausal. Registramos menor quantidade de colágeno no paramétrio das pacientes com prolapso, quer no menacme, quer na pós-menopausa, não havendo diferença entre estes dois subgrupos. Já na cúpula vaginal não houve diferença entre os grupos. Concluímos que as pacientes com prolapso uterino apresentam menor quantidade de colágeno no paramétrio do que na cúpula vaginal, e menor quantidade nos dois locais, quando comparamos com as pacientes sem prolapso. A diferença no paramétrio foi independente do estado menopausal.

Palavras-chave: Prolapso uterino. Colágeno. Menopausa.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jan 2005
  • Data do Fascículo
    Jun 2000
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br