Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre História Clínica e Achados Urodinâmicos em Mulheres com Incontinência Urinária Transuretral

Resumo de Tese

Associação entre História Clínica e Achados Urodinâmicos em Mulheres com Incontinência Urinária Transuretral

Autor: Antônio Cardoso Pinto

Orientador: Prof. Dr. José Rafael Macéa

Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de pós-graduação em Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 20 de maio de 1999.

Com intuito de determinar a relação entre dados de história clínica e os diagnósticos obtidos em exame urodinâmico, estudamos 126 pacientes do sexo feminino, com história clínica de incontinência urinária trans-uretral, com cistoceles pequenas sem patologia infecciosa ou neurológica associada. Nas pacientes com história clínica de incontinência urinárias exclusiva por esforço obteve-se 87,5% de concordância com o diagnóstico urodinâmico, e nas pacientes em que a incontinência ao esforço era associada a urgência miccional encontramos apenas 55% de concordância no diagnóstico. Ao aplicarmos os testes estatísticos encontramos diferença significativa (p <0,0001), o que justificaria a realização do estudo urodinâmico neste grupo de mulheres. Por outro lado não encontramos relação significativa entre os achados urodinâmicos e a faixa etária (p = 0,331), cirurgias prévias para tratamento de incontinência urinária genuína de esforço (p = 0,651) e menacme ou pós-menopausa (p = 0,627). Concluímos que: 1) a história clínica de perdas urinárias aos esforços exclusiva é de alta sensibilidade para o diagnóstico de incontinência urinária genuína de esforço. 2) A presença do sintoma urgência miccional associado a incontinência urinária por esforço é indicativo para realização do estudo urodinâmico, no intuito de prever doenças associadas, e propor o melhor tratamento. 3) A faixa etária, presença ou não de cirurgia prévia, bem como o estado fisiológico da paciente (menacme ou pós-menopausa) não influencia o diagnóstico urodinâmico.

Palavras-chave: Incontinência urinária. Estudo urodinâmico.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jul 2003
  • Data do Fascículo
    Set 2000
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br