Acessibilidade / Reportar erro

Dopplervelocimetria do duto venoso entre a 10ª e 14ª semanas de gestação: curva de normalidade

Resumo de Tese

Dopplervelocimetria do Duto Venoso entre a 10a e 14a Semanas de Gestação: Curva de Normalidade

Autor: Francisco Herlânio Costa Carvalho

Orientador: Prof. Dr. Antonio Fernandes Moron

Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina em 19 de março de 2001.

Nos últimos anos, investigações sobre o sistema vascular venoso tornaram-se cada vez mais importantes na avaliação da função miocárdica fetal. O objetivo deste estudo foi estabelecer valores de referência para a velocidade do fluxo sanguíneo no duto venoso durante as diferentes fases do ciclo cardíaco e para os vários índices descritos na literatura. Doppler pulsátil e colorido foram utilizados neste estudo transversal e prospectivo que examinou 276 pacientes entre 10 e 14 semanas de gestação. Foram excluídos da análise os fetos com translucência nucal aumentada, malformações congênitas, anomalias cromossômicas, parto prematuro, óbito intra-útero ou fenótipo anormal ao nascimento. O melhor plano para visibilizar o duto venoso foi o médio sagital do abdome fetal. Curvas de referências foram construídas para todos os parâmetros analisados. Somente observamos aumento na velocidade durante contração ventricular (onda S) e durante diástole ventricular precoce (onda D). As velocidades S-D e A, bem como todos os índices estudados permaneceram constantes ao longo das idades gestacionais analisadas. A ausência de modificações importantes na onda de velocidade de fluxo no duto venoso deve-se ao fato de que a redução da resistência placentária e a maturação na função diastólica ventricular (aumento na complacência) só ocorrem após o período estudado. Os valores de referência estabelecidos por esse estudo podem servir como base para acompanhamento de gestações normais, para diagnóstico de insuficiência miocárdica fetal ou rastreamento de anomalias cromossômicas.

Palavras-chave: Gravidez normal. Dopplervelocimetria. Duto Venoso.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Jul 2001
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br