Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência das Neoplasias Intra-epiteliais Cervicais e Lesões Induzidas pelo HPV nas Mulheres Soropositivas/AIDS

Resumos de Tese

Prevalência das Neoplasias Intra-epiteliais Cervicais e Lesões Induzidas pelo HPV nas Mulheres Soropositivas/AIDS

Autora: Susana Cristina Aidé Viviani Fialho

Orientador: Prof. Dr. Gutemberg Leão de Almeida Filho

Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 13 de dezembro de 2000.

Através de estudo transversal descritivo de uma série de casos, foram analisadas 130 mulheres infectadas pelo HIV sob o aspecto epidemiológico e por meio da citopatologia, colposcopia e biópsia dirigida. A idade média das pacientes foi de 33,1 anos e 40,2% delas fumavam. A via sexual foi a mais freqüente na transmissão do HIV (97,7%) as não-usuárias de drogas constituíram a maioria (82%). A infecção causada pelo HPV foi a principal DST (doença sexualmente transmissível). A lesão intra-epitelial de baixo grau foi a anormalidade preponderante na citopatologia e na colposcopia. No histopatológico das biópsias do colo uterino, a NIC I (neoplasia intra-epitelial cervical grau 1) foi o achado mais freqüente. O mesmo exame para a vagina, a vulva e a região perianal apresentou predominância do HPV com 64,9%, 87,2% e 81,1%, respectivamente. Houve concordância moderada entre a citopatologia e a histopatologia das biópsias do colo uterino. A prevalência da NIC foi de 30%; da NIVA (neoplasia intra-epitelial vaginal), 5,4%; da NIV (neoplasia intra-epitelial vulvar), 2,3% e da NIPA (neoplasia intra-epitelial perianal), 1,5%. A prevalência das lesões HPV induzidas foi de 8,5% no colo, 18,5% na vagina, 31,5% na vulva e 10% na região perianal. O autor concluiu que a prevalência da NIC foi elevada nas mulheres HIV/AIDS e a NIC I foi o mais freqüente achado cito/histopatológico; o principal sítio das neoplasias intra-epiteliais foi o colo uterino e o das lesões HPV induzidas, a vulva, ambas tendendo à unicentricidade. A citopatologia deve ser utilizada como método de rastreio nas mulheres infectadas pelo HIV.

Palavras-chave: Aids. HPV. Doença sexualmente transmissível. NIC. Colo: lesões pré-neoplásicas. Vulva.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2002
  • Data do Fascículo
    Jan 2002
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br