Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do Potencial de Peroxidação Lipídica no Fluido Peritoneal de Mulheres Inférteis com Endometriose Pélvica

Resumos de Tese

Avaliação do Potencial de Peroxidação Lipídica no Fluido Peritoneal de Mulheres Inférteis com Endometriose Pélvica

Autora: Vivian Ferreira do Amaral

Orientador: Prof. Dr. Rui Alberto Ferriani

Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em 21 de maio de 2001. Área de concentração: Tocoginecologia.

Objetivo: a meta do presente estudo foi avaliar a capacidade de peroxidação lípidica no fluido peritoneal de mulheres inférteis com endometriose pélvica e mulheres normais.

Casuística: e métodos: foram selecionados prospectivamente 32 mulheres, distribuídas em dois grupos, dispostos em grupo endometriose, composto por 17 mulheres inférteis com endometriose pélvica, comprovada por laparoscopia e biópsia, e grupo controle, determinado por 15 mulheres sem endometriose pélvica, comprovada por laparoscopia e submetidas à laqueadura tubária bilateral. A peroxidação lípidica foi avaliada através da peroxidação de TBARS (substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico), determinados pelo malondialdeído (MDA), malondialdeído com adição de cobre (MDA/Cu2+) e pleo Colest-3,5-dieno-7-7ona (CSD), expressos em nmol/mL e mg/mL, respectivamente. As amostras de fluido peritoneal foram colhidas durante a laparoscopia, na fase folicular do ciclo menstrual.

Resultados: não foram encontradas diferenças estatísticamente nos níveis de MDA entre os grupos endometriose (mediana de 0,07nmol/mL) e controle (mediana de 0,04 nmol/mL) (p=0,09). Após a peroxidação provocada pelo cobre também não houve diferença entre os grupos endometriose (0,34 nmol/mL) e controle (0,21 nmol/mL), mas houve elevação intragrupo (p<0,01). Diferenças estatísticas dos níveis de CSD nos Grupos endometriose e controle (mediana de 0,24 e 0,25 mg/mL) respectivamente (p=0,50) não foram encontradas.

Conclusão: nosso estudo não demonstrou aumento do potencial de peroxidação lipídica no fluido peritoneal de mulheres inférteis com endometriose pélvica quando comparado a mulheres férteis.

Palavras-chave: Endometriose. Infertilidade.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2002
  • Data do Fascículo
    Jan 2002
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br