Acessibilidade / Reportar erro

Contribuição ao Estudo do Laser de Vapor de Cobre no Tratamento da Endometriose Induzida Cirurgicamente em Coelhas

Resumos de Tese

Contribuição ao Estudo do Laser de Vapor de Cobre no Tratamento da Endometriose Induzida Cirurgicamente em Coelhas

Autor: Maurício Paulo Angelo Mieli

Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Bueno Pereira

Tese apresentada ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina de São Paulo para obtenção do Título de Doutor em Medicina, em 27 de agosto de 2001.

A endometriose sempre representou um dos mais inquietantes enigmas da ginecologia, sendo motivo de vários estudos tanto para o esclarecimento de sua fisiopatologia como para a busca de novas modalidades terapêuticas. Neste estudo, 42 coelhas da raça New Zealand foram submetidas a indução experimental da endometriose, de acordo com técnica cirúrgica padronizada. Após 30 dias da indução, um grupo de 29 animais foi submetido ao tratamento pelo laser de vapor de cobre (LVC) em tempos que variaram de 2, 5, 15, 30 e 60 segundos e, outro grupo de 13 coelhas, serviu como controle, tendo-se realizado apenas a laparotomia, sem que fosse realizado algum tratamento. Após 15 dias da segunda laparotomia realizou-se avaliação macroscópica da presença de aderências e estudo histopatológico quanto à presença de endometriose, glândulas, estroma, processo inflamatório agudo, processo inflamatório crônico, processo inflamatório crônico granulomatoso tipo corpo estranho, necrose, neoformação vascular e fibrose. O modelo experimental de indução da endometriose, realizado neste trabalho, foi adequado e de fácil reprodução, com 100% de eficácia. O tratamento com LVC mostrou-se eficiente, com destruição da doença em 31,00 % dos casos. Em 69,85% das coelhas que ainda tinham a lesão, houve diminuição na quantidade de glândulas. A destruição do estroma aconteceu em 41,38% dos casos, no grupo laser. Com a energia total de 23 a 30 J, correspondente ao tempo de 15 segundos, houve menos processo inflamatório crônico, neoformação vascular e fibrose tecidual. Os resultados sugerem que o LVC é um recurso promissor no tratamento da endometriose em seres humanos.

Palavras-chave: Laser. Endometriose. Modelo experimental.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2002
  • Data do Fascículo
    Jan 2002
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br