SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número8Síndrome Hemolítico-Urêmica Pós-parto: Relato de CasoAvaliação Clínica da Sensibilidade Cutânea de Pacientes Submetidas a Dissecção Axilar Durante o Tratamento Cirúrgico do Câncer de Mama com Preservação do Nervo Intercostobraquial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

versão impressa ISSN 0100-7203

Rev. Bras. Ginecol. Obstet. v.24 n.8 Rio de Janeiro set. 2002

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032002000800010 

Resumo de Tese

Técnicas de Acupuntura para Alívio da Dor no Trabalho de Parto – Ensaio Clínico

 

Autora: Roxana Knobel
Orientador: Prof.Dr. José Carlos Gama da Silva

 

Tese de Doutorado apresentada à Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas em 28 de agosto de 2002.

 

 

Para avaliar a possibilidade de se utilizar três técnicas de acupuntura para o alívio da dor no trabalho de parto foi realizado um ensaio clínico, envolvendo120 parturientes atendidas no CAISM – UNICAMP de março de 2000 a agosto de 2001. As participantes foram distribuídas de maneira aleatória em quatro grupos: acupuntura sacral, eletrodos de superfície na região sacral, auriculopuntura e controle (dividido em sacral e auricular). A parturiente, a equipe de assistência e os pesquisadores responsáveis pela avaliação da dor não sabiam a que grupo cada mulher pertencia. A dor foi avaliada pela EAV (Escala Analógica Visual da Dor), pergunta direta, necessidade de uso de drogas analgésicas e questionário McGill. Foi avaliado o incômodo do tratamento. Observou-se que todos os grupos que receberam tratamento real apresentaram maior proporção de alívio da dor pela EAV e pela pergunta direta. A proporção de parturientes que foi medicada com drogas analgésicas foi menor entre os grupos de tratamento real do que entre os controles. Não houve diferenças entre os grupos nos índices de dor do questionário McGill. O tratamento com eletrodos de superfície foi considerado incômodo em menor proporção e o tratamento com auriculopuntura em maior proporção que o tratamento simulado. Não foram observadas complicações ou efeitos colaterais relacionados à técnica, nem para a mãe nem para o concepto. Concluímos que a acupuntura pode contribuir para aliviar a dor durante o período de dilatação.

Palavras Chave: Trabalho de parto. Dor. Acupuntura, Analgésicos.