Acessibilidade / Reportar erro

Tego: Valor Comercial?

EDITORIAL

Tego - Valor Comercial?

A consideração nos ocorreu ao lermos artigo, eivado de bom senso, redigido pelo Dr. Cláudio Sérgio Batista em Femina 1, vol.31 de 2003.

A prova do TEGO, conforme ali explicitado, não representa obstáculo intransponível. Muitos já conseguiram a aprovação. Impõe-se um preparo que, a nosso ver, dispensa inscrição em "cursinhos" e similares para preparação às provas. A FEBRASGO jamais patrocinou cursos pagos com esta finalidade. Às sociedades regionais cabe a realização de cursos de educação médica continuada.

O valor científico do TEGO é incontestável. O candidato, não preparado, terá alguma dificuldade para a aprovação.

O valor social do título não sofre invectivas. E o valor comercial? Impõem-se considerações breves.

As empresas de prestação de serviços médicos têm interesse em valorizar o TEGO? Não acreditamos. Por que?

Interessa às empresas nível elevado de atendimento médico aos associados? Não acreditamos. Interessa às empresas exclusividade de credenciamento para os portadores do TEGO? Também não acreditamos.

Infelizmente é claro o desinteresse pelos laureados com o TEGO. Não nos cabe porém a passividade. A luta deverá ser diuturna para reversão do "status quo".

Alguns clamores surgem, esparsos e pusilâmines embora, contra a prova do TEGO. Alegam uns poucos que os Conselhos de Medicina podem conferir títulos de especialistas, para alguns segmentos, como os egressos de Residência Médica em Tocoginecologia.

Sem nos aprofundarmos em considerações sobre os reais atributos dos Conselhos de Medicina perguntamo-nos: por que não se submeter à prova do TEGO? É o obstáculo instransponível como acima dito? Como agem as outras sociedades? Dispensam as provas de averiguação?

Para o pouco representativo segmento dos inconformados diríamos: a supressão do concurso para obtenção do TEGO não aviltaria, e muito, a Tocoginecologia no Brasil?.

Além do incontestável valor científico e social do TEGO auguramos, para breve, digna valorização comercial do TEGO com remuneração mais justa para os diplomados.

A Diretoria

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jul 2003
  • Data do Fascículo
    Mar 2003
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br