Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação histológica e morfométrica de mamas de ratas castradas submetidas à terapêutica com esteróides sexuais

RESUMO DE TESE

Avaliação histológica e morfométrica de mamas de ratas castradas submetidas à terapêutica com esteróides sexuais

Autor: Luciano de Melo Pompei

Orientadora: Profa. Dra. Filomena Marino Carvalho

Tese de doutorado apresentada ao departamento de obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 22 de novembro de 2002

Avaliação Histológica e Morfométrica de Mamas de Ratas Castradas Submetidas à Terapêutica com Esteróides Sexuais

OBJETIVOS: Estudar as ações do benzoato de estradiol (BE2) e do acetato de medroxiprogesterona (AMP) na mama de ratas ooforectomizadas.

MATERIAIS E MÉTODOS: Quarenta ratas ooforectomizadas aos 250 dias de vida, das quais 20 tiveram prole e 20 não, foram aleatoriamente subdivididas para receber um dos seguintes tratamentos por via subcutânea, por 10 semanas: BE2; AMP; BE2+AMP; placebo. Após o tratamento, estudou-se uma mama de cada rata ao microscópio óptico, cuja ocular continha gratículo com 100 pontos. A contagem dos pontos coincidentes com cada estrutura permitiu o cálculo das frações de volume lobular, acinar no lóbulo e na mama, epitelial no lóbulo e na mama, e da luz acinar. Atrofia, secreção e microcalcificações foram avaliadas qualitativamente.

RESULTADOS: a) houve equivalência entre AMP e placebo e entre BE2 e BE2+AMP para todos os parâmetros avaliados; b) BE2 e BE2+AMP aumentaram as frações lobular, acinar e luminal significativamente em comparação com AMP ou placebo; c) BE2 aumentou a fração epitelial na mama sem significância, enquanto BE2+AMP a aumentou com significância comparado ao placebo ou AMP; d) BE2 e BE2+AMP incrementaram a atividade secretora; e) houve tendência a maior aumento epitelial no grupo sem prole.

CONCLUSÕES: Na mama de rata: a) o AMP só agiu em concomitância com BE2; b) o AMP aumentou a proliferação induzida pelo BE2; c) BE2 e BE2+AMP estimularam a diferenciação celular; d) ratas sem prole apresentaram tendência a maior proliferação epitelial.

Palavras-chave: Terapêutica de Reposição Hormonal. Estudo experimental. Epitélio mamário. Proliferação celular. Morfometria.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jul 2003
  • Data do Fascículo
    Mar 2003
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br