Acessibilidade / Reportar erro

Alterações ultra-estruturais do glomérulo na pré-eclâmpsia

Ultrastructural glomerular alterations in preeclampsia

RESUMOS DOS TRABALHOS PREMIADOS NO 50º CONGRESSO BRASILEIRO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

TRABALHO COMPLETO DE OBSTETRÍCIA 1º LUGAR

Alterações ultra-estruturais do glomérulo na pré-eclâmpsia

Ultrastructural glomerular alterations in preeclampsia

Suzana Maria Pires do Rio; Victor Hugo de Melo; Pérsio Godoy; Mitiko Yokota

RESUMO

OBJETIVOS: identificar as alterações ultra-estruturais glomerulares em pacientes com pré-eclâmpsia grave, assim como avaliar a evolução destas lesões e sua relação com o momento de realização da biópsia renal.

MÉTODOS: dentre as 72 gestantes com síndrome hipertensiva que se submeteram à biópsia renal no puerpério, em 39 o material obtido mostrou-se adequado para exame à microscopia eletrônica de transmissão, assim distribuídas: 25 eram portadoras de pré-eclâmpsia pura e 14 tiveram diagnóstico de pré-eclâmpsia superposta à hipertensão arterial crônica. As apresentações morfológicas estiveram representadas por rim normal, edema das células endoteliais, expansão do mesângio, interposição mesangial, depósitos subendoteliais e fusão dos pés dos podócitos.

RESULTADOS: as alterações mais freqüentes nos dois grupos foram os depósitos subendoteliais e a fusão dos pés dos podócitos. O edema da célula endotelial ocorreu em 84% das pacientes com pré-eclâmpsia pura e 92,9% das pacientes com pré-eclâmpsia superposta. Não foi observada associação entre a gravidade da doença e a intensidade do edema da célula endotelial. Verificou-se tendência de interposição mesangial em pacientes biopsiadas após o sétimo dia pós-parto. A fusão dos podócitos apresentou associação significativa com a proteinúria de 24 horas.

CONCLUSÕES: as alterações glomerulares citadas representam espectro de lesões complexas e dinâmicas que, em conjunto, constituem as características ultra-estruturais da pré-eclâmpsia, que não deve, pois, ser identificada somente pela presença do edema da célula endotelial.

Palavras-chave: Microscopia eletrônica. Edema da célula endotelial. Pré-eclâmpsia.

Publicado como trabalho completo na Rev Bras Ginecol Obstet 2004; 26: 185-92.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jul 2004
  • Data do Fascículo
    Abr 2004
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br