Acessibilidade / Reportar erro

Análise multivariada dos fatores de risco anteparto para ocorrência de cesárea

Multivariate analysis of antepartum risk for the occurrence of cesarean section

RESUMO DE TESE

Análise multivariada dos fatores de risco anteparto para ocorrência de cesárea

Multivariate analysis of antepartum risk for the occurrence of cesarean section

Autora: Simone Angélica Leite de Carvalho Silva Cabral

Orientador: Prof. Dr Cícero Ferreira Fernandes Costa

Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Médicas – Programa de Mestrado em Tocoginecologia – Universidade de Pernambuco, em 4 de fevereiro de 2003

OBJETIVO: avaliar fatores intervenientes anteparto para operação cesariana na Maternidade Professor Monteiro de Morais – CISAM, no período de 01 de setembro de 1999 a 31 de agosto de 2000, através de modelo logístico multivariado epidemiológico.

MÉTODOS: realizou-se um estudo longitudinal, retrospectivo, epidemiológico, do tipo caso-controle com 3.626 gestantes. A partir da caracterização da via de parto em dois grupos: caso (parturientes submetidas à cesárea) e controle (submetidas ao parto vaginal), por análise bivariada determinou-se associação das variáveis independentes com a via de parto. Através de análise logística multivariada foi determinado modelo preditivo, consideradas as variáveis independentes: antecedente de parto cesáreo restrito a um, antecedente de parto vaginal, assistência pré-natal, primiparidade, gemelaridade, idade gestacional, idade materna, síndrome hipertensiva, diabetes mellitus, síndrome hemorrágica, oligoâmnio e rotura prematura de membranas.

RESULTADOS: na análise bivariada todas as variáveis independentes se associaram à cesárea, exceto idade materna e gestação pré-termo. O risco basal de cesárea igualou-se a 15,2% e a concordância entre o previsto pela equação logística e cesárea realizada a 86,6%.

CONCLUSÕES: Foram identificados como fatores de risco para cesárea: antecedente de parto cesáreo, assistência pré-natal incompleta, gemelaridade, gestação pós-termo, idade materna entre 20 e 34 anos ou igual ou superior a 35 anos, presença de síndrome hipertensiva, de diabetes mellitus, de síndrome hemorrágica, de oligoâmnio e de rotura prematura de membranas. O antecedente de parto vaginal e idade inferior a 19 anos foram fatores de proteção.

Palavras-chave: Parto normal. Cesárea. Pré-natal. Prematuridade.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jul 2004
  • Data do Fascículo
    Abr 2004
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br